quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Aneel autoriza internet através de rede elétrica

Por Thássius Veloso - Tecnoblog - 25/08/09

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nessa terça-feira a última regulamentação necessária para que o serviço de banda larga através da rede elétrica, chamado de PLC (Power Line Communications), possa começar a ser comercializado no país.

Na regulamentação da agência está previsto que as concessionárias de energia elétrica poderão vender banda larga e também televisão por assinatura através da eletricidade. No entanto, essas empresas não poderão permitir que o serviço prejudique a qualidade do fornecimento de energia elétrico.

Outro ponto que a Aneel aborda é a necessidade provedores. Sim, também na internet através da rede elétrica será preciso contratar um provedor de acesso à internet à parte, o que é considerado por diversos analistas como absolutamente desnecessário, uma vez que o provedor de acesso apenas autentica aquele usuário na rede.

Parte dos ganhos obtidos pela concessionárias de energia elétrica serão levados em conta durante os reajuste periódicos da tarifa da eletricidade, o que poderá levar, no futuro, a uma queda no preço pago pelo consumidor pelo fornecimento de energia.

As concessionárias interessadas em prover esse tipo de acesso à internet deverão entrar em contato com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e pedir autorização para operar o serviço.

[Atualização às 18:43] O G1 publicou um infográfico muito interessante que explica como a internet através da rede elétrica funciona. Clique aqui para acessá-lo. [O Globo/FOL]

[Atualização às 20:55] Aqui no Tecnoblog nós também já explicamos como o PLC funciona. Para acessar o post sobre o assunto, clique aqui.


Prezados, em quê essa nova tecnologia pode afetar as formas de relacionamento?

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O ritual do Bumba-meu-boi e a expressão corporal

Por UFMA Notícias - 09/06/2009

Pesquisador aborda a relação entre a linguagem estética e o Bumba-meu-boi

O Bumba-meu-boi é uma das manifestações folclóricas mais ricas em detalhes, que mexe com o imaginário de pessoas, envolvendo-as em um universo estético amplo por meio da dança, ritmos e um grande colorido. A festa representa um resgate da história local, marcada pelas desigualdades sociais existentes no período colonial.

No Maranhão, os mais de 200 grupos folclóricos se diferenciam por sotaques, como matraca, zabumba e orquestra, revezando-se em apresentações durante os meses de junho e julho, cada um com músicas, figurinos e coreografias peculiares.

A linguagem estética do Bumba-meu-boi é tema da tese de doutorado do professor do Departamento de Educação Física da UFMA, Raimundo Nonato Viana. Em “Corpo, Estética e Educação: olhar sobre as danças tradicionais”, Viana analisa os elementos constitutivos da estética dos grupos, expressa pela atividade corporal dos participantes.

Segundo o pesquisador, o universo do Bumba-meu-boi é marcado por experiências que relacionam o aspecto da dança, educação física e educação, através do cenário em que se realiza a manifestação. “Por meio de gestos, olhares e posturas são expressos sentimentos e um modo de leitura da realidade, apresentando esse cenário como espaço que reúne diferentes códigos estéticos de viver e ver o mundo”, afirma.
O Bumba-meu-boi da Liberdade, comandado pelo mestre Leonardo, foi analisado em todo seu ritual simbólico, entre ensaios e apresentações, firmando o argumento da tese de que o Bumba-meu-boi tem aspectos estéticos relacionados à educação, no canto e na dança. Este projeto é parte da programação do Colóquio Internacional “Lé Corp en Mouvement”, que será realizado no início de junho na Université Montpellier, na França.
Prezados, já que todos estaõ tratando de tribos, o que essa notícia diz a vocês? Aproveitem e ementem opiniões sobre expressão corporal e cultura.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Collor e Lula: quais são as expressões corporais presentes?


Como vocês já devem saber, essa é uma foto recente de um encontro entre o ex-presidente Fernando Collor e o atual Luiz Inácio Lula da Silva.


Colegas, quais são as expressões corporais presentes nessa foto?


Qual é a expressão corporal do Collor?


E a do Lula?


E se estamos falando em expressão, é de alguém para alguém: qual a expressão de um para o outro?


Por fim, qual a expressão captada por você?