terça-feira, 20 de outubro de 2009

Trabalho Final da Disciplina: FID 2009

Está acontecendo o Fórum Internacional de Dança em Belo Horizonte.

O trabalho final consiste em:

1) Formar dupla ou fazer o trabalho individualmente;

2) Escolher um dos espetáculos previstos na programação (que se encerrra no dia 01/11). São 26 opções, entre horários e espetáculos.

3) Guardar o comprovante de ingresso e anexar ao trabalho final.

4) Discorrer em, no mínimo, quatro laudas de texto (sendo meia lauda o resumo e a contextualização do espetáculo) sobre: a) o uso da Expressão Corporoal para o desenvolvimento do espetáculo; b) a eficiência (ou não) das propostas estéticas e dramáticas para cumprir os objetivos do espetáculo e c) se é perceptível a interiorização das propostas emotivas pelos dançarinos ou se trata apenas de uma montagem técnica e de marcaçã0, justificando sua resposta.

5) Fotos poderão integrar o trabalho, mas não poderão ser incluídas no cálculo das quatro laudas de texto.

6) Montar uma apresentação curta, de 5 minutos, sobre o trabalho a ser apresentado à turma.

7) Em caso de coincidência de espetáculos analisados, os trabalhos serão comparados para que não haja cópias de idéias ou textos. Assim, é recomendável que os grupos ou os alunos que apresentarem trabalhos individuais saibam quem faz a análise do mesmo espetáculo e tentam caminhar por vertentes diferentes.

Valor 15 pts.

Lembro que a atividade é obrigatória, tanto por conta do trabalho final como pelas aulas que a gripe suína nos roubou.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Elas te deixam ligadão

Por Maria Eduarda Leite - Revista Superinteressante - Especial Tendências - Ed. 269-A

As superdrogas prometem melhorar a perfomance e acabar com o sono. Mas também podem causar dependência e diversos efeitos colaterais.

Trabalhar 12 horas seguidas, encarar a academia eainda esticar para a balada, sempre com um sorriso no rosto, é tarefa para super-homens. Ou para supermedicamentos. O uso de drogas legais que estimulam a concentração, espantam o sono eaumentam a memória vem crescendo em todo o mundo. Já há especialistas que dizem que seu uso em alguns anos será tão comum quanto uma xícara de café no meio do expediente. Somente nos EUA, segundo a revistaScientific American, as prescrições de Ritalina - usada por adultos em busca de concentraçãp - cresceram 12% ao ano em 5 anos.

O metilfenidato, ou Ritalina, como é mais conhecido, é originalmente prescrito para portadores de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Porém, o fácil acesso e a promessa de concentração atrai quem precisa cumprir longas jornadas sem perder o foco. Já o modafinil, que promete até 3 dias sem sono, foi desenvolvido para pessoas que têm narcolepsia - sonolência exagerada durante o dia. Mas acabaou virando fórmula mágica para manter despertos soldados americanos no Afeganistão. A moda pegou e, só nos EUA, estimam-se vendas anuais de US$ 150 milhões. Menos conhecidas, as ampaquinas prometem uma memória de elefante em cápsulas. "Essas substâncias têm tido um uso diferente daquele para o qual foram concebidas", comenta o psiquiatra e professor da Universidade de Santo Amaro (SP) Kalil Duailibi.

Os efeitos dessas novas drogas superestimulantes ainda não são bem conhecidos, é preciso cautela. "Elas podem causar dependência psíquica, problemas cardíacos, renais e hepáticos", enumera o neurologista e neurocirurgião Sergio Costa.

Ao contrário de estimulantes proibidos, como a cocaína e o ecstasy, os super-remédios precisam de receita médica, o que acaba tranquilizando os usuários. Mas vale lembrar: no século passado, a cocaína também era receitada por especialistas.

Prezados, comentem a nota a partir da perspectiva dos impactos corporais.