quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Elas te deixam ligadão

Por Maria Eduarda Leite - Revista Superinteressante - Especial Tendências - Ed. 269-A

As superdrogas prometem melhorar a perfomance e acabar com o sono. Mas também podem causar dependência e diversos efeitos colaterais.

Trabalhar 12 horas seguidas, encarar a academia eainda esticar para a balada, sempre com um sorriso no rosto, é tarefa para super-homens. Ou para supermedicamentos. O uso de drogas legais que estimulam a concentração, espantam o sono eaumentam a memória vem crescendo em todo o mundo. Já há especialistas que dizem que seu uso em alguns anos será tão comum quanto uma xícara de café no meio do expediente. Somente nos EUA, segundo a revistaScientific American, as prescrições de Ritalina - usada por adultos em busca de concentraçãp - cresceram 12% ao ano em 5 anos.

O metilfenidato, ou Ritalina, como é mais conhecido, é originalmente prescrito para portadores de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Porém, o fácil acesso e a promessa de concentração atrai quem precisa cumprir longas jornadas sem perder o foco. Já o modafinil, que promete até 3 dias sem sono, foi desenvolvido para pessoas que têm narcolepsia - sonolência exagerada durante o dia. Mas acabaou virando fórmula mágica para manter despertos soldados americanos no Afeganistão. A moda pegou e, só nos EUA, estimam-se vendas anuais de US$ 150 milhões. Menos conhecidas, as ampaquinas prometem uma memória de elefante em cápsulas. "Essas substâncias têm tido um uso diferente daquele para o qual foram concebidas", comenta o psiquiatra e professor da Universidade de Santo Amaro (SP) Kalil Duailibi.

Os efeitos dessas novas drogas superestimulantes ainda não são bem conhecidos, é preciso cautela. "Elas podem causar dependência psíquica, problemas cardíacos, renais e hepáticos", enumera o neurologista e neurocirurgião Sergio Costa.

Ao contrário de estimulantes proibidos, como a cocaína e o ecstasy, os super-remédios precisam de receita médica, o que acaba tranquilizando os usuários. Mas vale lembrar: no século passado, a cocaína também era receitada por especialistas.

Prezados, comentem a nota a partir da perspectiva dos impactos corporais.

27 comentários:

  1. sabemos que é fundamental, trabalhar, mas com atenção no que está fazendo, cuidar de seu corpo e também se divertir é claro, com certeza a resposta imediáta que essas superdrogas nos retribuem são positivas, muita energia, bem estar enfim, como o próprio psiquiatra Kalil Duailibi destacou, com o decorrer do tempo essas superdrogas se tornam um grande problema em nossas vidas, com sérios problemas de saúde como dependência, doenças no coração, rin e outras. Acredito que para não necessitar de tratamentos quanto a isso no futuro, é bom termos consciencia do que estamos fazendo, pois é uma agressão ao nosso físico, pois se seu corpo está necessitando de medicamentos para realizar atividades que voce mesmo sabe que estão acima de sua capacidade, provavelmente voce tem um problema de saúde ou está sobrecarregando seu próprio corpo. Temos que aprender À nos respeitar primeiro, e conciliar nossas atividades com nosso tempo no dia a dia, para não precisarmos de drogas para executar qualquer atividade, e adotar apenas o modo convencional, com uma boa alimentação e repouso, assim fica mais facil de trabalhar, cuidar do corpo e se divertir.

    ResponderExcluir
  2. Sabemos nos dias atuais, o tempo está cada vez mais rapido e curto!!! As pessoas utilizam de varias artificios para poder driblar essa jornada tao exaustiva e cansativa. Porem, muitos nao sabem lidar com essa nova era e acabam excedendo de seu limite.Essas novas superdrogas que estão sendo lançadas no mercado,na minha opiniao sao ilusórias e maleficas. Todos nós sabemos que esse efeitos "artificias" de usos de remedios para esses fins nao são bons para saude. O corpo necessita de descanso para uma boa produtividade e nao de remedios que modifiquem sua rotina. Sou contra esse tipo de remedios, sou a favor de uma vida saudavel baseada em uma boa alimentação, exercicio fisico, descando e uma rotina equilibrada...
    PROCUREM DIVIDIR E CONCILIAR SEU TEMPO!!!

    ResponderExcluir
  3. A correria dos tempos atuais requer versatilidade, concentração e atenção de todos em suas milhões de atividades diárias na busca de um “lugar ao sol”, mas há os que preferem atingir os limites do corpo e os que preferem ir alem dos limites, usando algum tipo de medicamento.
    É o novo mal da humanidade, as drogas do trabalho e da superação corporal e mental, a injeção para o milênio e para as ”multifunções” diárias. Essas tendem a diminuir a saúde física e social, privando os usuários de convívios saudáveis, de dietas regulares e exercícios benéficos para o organismo, tudo em busca de otimizar o tempo, e multiplicar os afazeres, principalmente em função de contas bancárias ainda mais cheias.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia !

    Qualquer pessoa deseja ter a concentração que precisa em todos os momentos, posso falar sobre o medicamento citado a ritalina pois já usei 2 vezes e realmente voce fica ligado por umas 4 horas e não perde a concentração nem por um segundo um medicamento muitoo interessante, mas bastante perigoso tomei ritalina apenas 2 vezes e me senti ma quando fui recomendado para não tomar mais, mas discordo dos especialistas americanos que já fazem projeções para que aumente muito o uso de medicamentos seria melhor se fosse realizado um trabalho de diminuição de carga horaria, e aos poucos as pessoas conciliariam suas vidas sociais com o trabalho normalmente !

    ResponderExcluir
  5. Acredito que a Ritalina seja um remédio maravilhoso para quem necessita, como é o caso das crianças hiperativas que não param um segundo, não conseguem prestar atenção e se concentrar em nada.
    Já o restante da sociedade não deve usa lo, pois alem de mudar nosso inconsciente ela passa a coordenar também nosso corpo e expressões físicas onde o cansaço nunca tem vez.
    Ficamos agitados e ativos, resultados da droga onde muitas vezes quem o toma é um ser humano tranqüilo.

    Cassiana Neubarth Fernandes

    ResponderExcluir
  6. O mundo está cada vez mais rápido e atarefedo, e aquela velha história de que 24 horas são pouco para um dia estão se tornando reais. A população cada vez mais cobrada, o estresse + vida pessoal é uma combinação que exige tempo, mas se estamos trabalhando cada vez mais, como viver a vida pessoal?
    O certo é que a forma como o mundo está crescendo, está criando essa necessidade no homem e ainda é muito cedo para dar soluções, tudo em excesso faz mal, mas precisa-se de ver o efeitos para criar as regras.

    ResponderExcluir
  7. BOA NOITE a todos!!! Esse assunto posso comentar com propriedade, pois quase ja "embarquei" nessa onda de alto medicação. Me incluo como a maioria dos brasileiros, sem tempo e com muitas atividades e compromissos a realizar. Busquei informações sobre algum medicamento que aliviasse meu cansaço e estresse, e que me deixasse mais "ligado".Não encontrei nada que tivesse efeito comprovado,esses medicamentos ate existem, mas os efeitos colaterais em que a pessoa é submetida que é o grande perigo. Por isso o ideal é termos limites, é nos mesmos nos policiarmos.Sei que no mundo globalizado e corrido de hoje,isso é quase impossivel, mas termos uma alimentação saudavel ja ajuda e muito, e se possivel, uma vida menos sedentária. Pois sem saúde fica dificil exercer qualquer atividade que seja.

    ResponderExcluir
  8. Existem benefícios e malefícios de utilizar medicamentos. Como uma pessoa portadora (talvez hoje não mais) de DDA (Distúrbio do déficit de atenção) que sou, apoio o uso de medicamentos quando o necessário e prescrito por um médico. Aprendi a conviver com os estudos e ainda tem dias que estou em sala de aula apenas de corpo presente porque o pensamento está longe, longe...As pessoas aprenderam a conviver comigo sempre a dizer minhas rotineiras frases: " o que eu ia dizer mesmo?". Tenho um sobrinho hiperativo que toma um medicamento sob prescrição da pscicóloga, do neurologista e acompanhamento da escola. A Revista Época Negócios veiculou neste ano uma matéria sobre os empresários que tomam medicamentos porque não conseguem concentrar-se nas suas planilhas e documentos. Apesar de não ter tomado remédios, acredito que estes são casos de necessidade.

    Priscilla dos Santos Gomes

    ResponderExcluir
  9. O corpo vai sentir as mudanças provocadas pelo medicamento, quando ele é prescrito, o médico prevê isso e dosa da maneira mais adequada. Quando não é prescrito o corpo pode sofrer consequências como fadiga, cansaço, etc..
    Priscilla dos Santos Gomes

    ResponderExcluir
  10. Infelismente, hoje em dia as pessoas estão cada vez mais ligadas a esses tipos de medicamentos para poderem aguentar o ritmo de vida aceleredo que todos nós temos.
    Mas, o que acho um verdadeiro absurdo, é que parece que as pessoas só estão preocupadas com o hoje, esquecendo dos tantos efeitos colaterais que essas drogas causam. Entre esses efeitos, um deles é extremamente perceptivel entre as pessoas que tomam esses medicamentos; o cansaço físico. Afinal não basta estar com a mente ligada,o corpo também precisa estar no mesmo ritmo.A maioria desses medicamentos só agem no cerebro, mas e o corpo? Ele consegue acompanhar? Esse é uma dos efeitos colaterais que essas drogas causam sem que o usuário se dê conta disso! Creio que é preciso ter mais consciência antes de usar qualquer coisa droga desse tipo, para não sofrer consequências mais graves depois.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá a todos,

    Bem, acredito que assim como tomar remédios antidepressivos sem prescrição médica causa dependência, e uma série de consequências psiquícas, acredito também que o mesmo se aplica ao uso indevido do Ritalina. Fiz uma breve leitura de pesquisa num site, e vejam o que descobri:

    "Efeitos colaterais da ritalina (metilfenidato)

    Quando usada sob prescrição médica nas dosagens corretas a ritalina geralmente é bem tolerada pelos pacientes. Os efeitos colaterais reportados da ritalina incluem: psicose, dificuldade de dormir, alterações e oscilações no humor, nervosismo, dor estomacal, diarréia, dor de cabeça, diminuição do desejo sexual, sangramento na gengiva e pele, falta de apetite que ocasiona perda de peso, e boca seca."

    (Disponível em: http://www.copacabanarunners.net/ritalina.html - Acesso em: 15/10/09)

    Obviamente as pessoas que não têm tempo a perder, nem que seja pra melhorar sua qualidade de vida, buscam solucionar este déficit por meios práticos e rápidos, afinal, estamos na geração do instantâneo, não é mesmo?

    Existem necessidades neurológicas, psíquicas, de ordem patológica, que levam pessoas a tomarem, de forma prescritiva, tais drogas, mas também existem as "pseudo necessecidades", criadas a partir de um sistema, o qual enxerga o ser como uma máquina, e faz com as pessoas que atuam neste mesmo sistema se vejam e se ajam como tal. Então, será que necessidades deste tipo não passam de uma convenção, de algo acordado entre pessoas?

    Bem, os energéticos, tal como o Red Bull e entre outras marcas, já se infiltraram no consumo dos "baladeiros". Quanto mais eficaz o energético for, mais aceitação receberá do mercado de consumo.

    Resta-nos a seguinte pergunta: Como será a saúde dos velhos desta geração?

    Vejam mais:

    "Abusos potenciais no uso da ritalina (metilfenidato)

    Internacionalmente o metilfenidato é classificado como substância controlada pela Convenção de Substâncias Psicotrópicas pois, apesar do seu valor médico, apresenta grande probabilidade de abuso por causa do seu potencial de dependência. Nos Estados Unidos a ritalina vêm sendo usada ilegalmente sem prescrição médica por estudantes para ajudar no desempenho acadêmico. Aqui no Brasil o uso abusivo da ritalina sem prescrição médica também ocasionou um aumento impressionante no consumo nesse remédio, o que foi até matéria da revista Veja em 2004. No Brasil estudantes estão usando a ritalina para aumentar a concentração e diminuir o cansaço visando elevar o desempenho escolar. Executivos também vêm abusando da ritalina para melhorar a performance no trabalho. Além disso, muitas pessoas que desejam emagrecer usam a ritalina indevidamente por causa do seu possível efeito colateral de provocar perda de apetite que poderia ocasionar emagrecimento. Todas as pessoas que usam a ritalina indevidamente sem orientação médica estão colocando risco sobre a saúde e relacionamentos sociais." (mesma fonte acima citada).

    Ritalina não lhe dará o mesmo vigor que a Rita Lee tem em sua velhice, okay?!

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. OLA..Texto bastane interessante , apesar destas drogas so serem adiquiridas por receita medica , podemos observar que nem sempre funciona assim ja que sao tambem usadas para soldados, usam para os poder ajudar percebo , como todos os outros que nao suportam sua grande rotina.Mas soo contra pois como a cocaina que um dia era receitada por medicos e ao longo do tempo descobriram que era uma droga que nao era uma boa indicacao acredito que pelo seu vicio e consequencias , acredito que tanto a ritalina um dia tera graves consequencias, nesse caso sou contra o uso destes estimulantes...

    ResponderExcluir
  14. Esta reportagem é a realidade e o modismo do século XXI, a rotina estressante de homens e mulheres, que têm que dar conta de trabalho, estudo, casa e filhos vira uma panela de pressão prestes a explodir.
    Existem diversos casos de medicamentos que ingerimos que conserta um problema e cria outro logo atrás, trazendo distúrbios psicológicos e físicos. Temos que tomar cuidado para não ficarmos dependentes dos famosos remédios milagrosos, pois o resultado pode ser desesperador, causando danos algumas vezes irreversíveis.
    Uma alimentação sadia, atividade física, bem estar social e a opinião de um bom médico, são um ótimo começo de substituição de remédios e o melhor, não tem contra indicação.
    Patricia Dias - 20/10/09

    ResponderExcluir
  15. E o mundo continua numa correria doida!E as pessoas consequentemente querem acompanhar essa correria,e para isso é necessário medicamentos,já que todo ser humano tem o seu limite. Acerdito que, desde que esse medicamento seja prescrito por tempo determinado e seja benefíco nesse período,não há motivos para não usa-lo, agora, a partir do momento em que isso afetar o mental e o físico é necessário o corte do medicamento.

    ResponderExcluir
  16. Em todo o mundo há um crescente aumento de restrições ao uso de tabaco e de álcool, mas em contrapartida há uma grande tendência em seguir os modismos contemporâneos levados
    a ingestão de outros tipos de drogas legais.
    Em todos os aspectos as pessoas vem sendo mais cobradas e como conseqüência para atingir a "perfeição" as pessoas vem cada vez mais buscando formulas milagrosas para alcançar esses objetivos estipulados. Vou dar um exemplo no aspecto profissional, por mais que o governo brasileiro queira abaixar a carga horária dos trabalhadores as empresas tem aumentado cada dia mais a pressão e as exigências sobre os resultados dos funcionários levando a buscarem ultrapassar seus limites e como foi citado no texto acima, para conseguirem se superar as pessoas tem recorrido a inúmeras drogas em busca dos seus efeitos estimulantes e maravilhosos. Essa questão é muito contraditória, pois, de um lado a ciência avança nas tecnologias e por outro lado pessoas fazem o uso de maneira contrária, se beneficiando momentaneamente, sem ao menos ter certeza dos efeitos e das possíveis doenças que podem aparecer no futuro, comprometendo o que todos temos de mais importante, a nossa saúde.

    ResponderExcluir
  17. Num outro post deste blog, foi falado sobre a busca sobre a busca pela beleza física, os padrões impostos e a supresa quando notamos algo "estranho", só por não ser igual aos outros, é ser diferente. Tanto este post como o anterior, podemos perceber o quanto as pessoas buscam a perfeição. Isso seria ótimo se todos agissem de maneira consciente, pensando apenas na melhoria do ser. Como tudo na vida, deve existir o equilíbrio. Não devemos comer em excesso, mas tb nãodevemos ficar sem comer. Ao praticar um exerciio físico devemos agira da mesma forma, não podemos ser 8 ou 80 neste momento. É o que acontece com os medicamentos, existem para melhorar algum défict, ou ajudar em determinado momentos. No entanto, quando cruzamos a linha que separa estes extremos, colocamos nossa preciosa saúde em risco.

    ResponderExcluir
  18. A reportagem é muito interessante, tendo em vista que trata de uma questão um tanto quanto polêmica. Falar sobre drogas, mesmo quando são drogas consideradas lícitas é sempre algo que devemos ter muito cuidado ao analisar os casos. Existem pessoas que realmente necessitam de alguns medicamentos para se acalmar, para aumentar a concentração, e para diversos outros problemas de ordem física ou psíquica. Até aí, tudo bem. O problema é quando estes medicamentos passam a ser usados por pessoas que não apresentam nenhum sintoma pelos quais precisaria realmente do medicamento e mesmo assim acaba fazendo uso. Estas pessoas acabam dependentes, e está atitude acaba representando um grande risco para a saúde dessas pessoas.

    Heitor Pawlow

    ResponderExcluir
  19. É sabido que a evolução da tecnologia tende a tentar "substituir" humanos por máquinas. Entendo que é esse o motivo do crescente uso de remédios que modificam o metabolismo das pessoas para que ganhem mais concentração ou não precisem dormir. Elas sentem necessidade de estar, a todo tempo, reafirmando seu lugar na sociedade, competindo com as máquinas cada vez mais rápidas e eficientes que são contruídas.
    Sou contra o uso desse tipo de medicamentos, acredito em uma rotina saudável. nenum equipamento, jamais, substituirá o corpo humano que é a máquina perfeita. O uso prolongado de qualquer medicamento, desde um analgésico à um super coquetel energizante, acaba por gerar dependência ou imunidade à ele - ou seja, quando você precisar, não vai funcionar!

    ResponderExcluir
  20. seguinte,alguém pode me arrumar alguns desses?
    hahaha
    confesso que sao um pouco irresistíveis,quem nao quer fazer suas tarefas e ainda ter um pique,mas temos que respeitar os limites do nosso corpo,é fundamental descandar,aliás essas drogas ainda nao tem um efeito colateral específico,ou seja,ele pode ser descoberto e ser pior do que imaginamos.

    ResponderExcluir
  21. A automedicação não traz bons resultados, muitas pessoas fazem o uso de remédios estimulantes ou que amplia a sua concentração achando que estão sendo beneficiadas, porem os efeitos é o contrario já que os efeitos colaterais e a dependência por esses medicamentos afetam diretamente o nosso corpo, podem resultar em seqüelas graves.

    Acredito que as pessoas têm que saber lidar com o seu corpo, sabendo respeitá-lo e que esses medicamentos, sejam usados em tratamentos das pessoas que possuem distúrbios dos quais o remédio foi destinado a tratar.

    Heitor Batista

    ResponderExcluir
  22. Fazer automedicação é muito arriscado . Mas concordo com a postagem do alvaro..rsrs tô precisando de uns remedinhos pra relaxar.As pessoas que realmente nescessitam de usar esse tipo de "droga" , devem ser sempre bem acomponhas por um médico e tal ,qtos as outras pessoas q procuram esses medicamentos por conta propria , devem abrir bem os olhos , pois,alguns dos efeitos colaterais dessas drogas são desconhecidos ainda, podendo levar a pessoa q os tomou de forma inadequada a vir a óbito.

    ResponderExcluir
  23. Quem faz o uso desses medicamentos com dose alta não se procupam com a saúde. Ao longo dos anos os efeitos alteram o sistema nervoso tendo uma reação contrária causionando vários problemas. É muito melhor administrasr o tempo do que querer fazer tudo ao mesmo dia superarando o limite do nosso organismo. Precisamos de dormir muito bem, faz parte da espécie humana. Mesmo o médico dando a receita eu jamais concordo com esses medicamentos ninguém é robô a ponto de ficar sem dormir, eu concordo com o remédio pra dormir. Dormir é bom de mais.

    ResponderExcluir
  24. Nos dias atuais, vivemos em uma sociedade de consumo, mais acima de tudo do consumo do tempo.(RS) piadinha fraca essa!
    Sentimos uma necessidade louca de fazer e assumir cada vez mais e mais obrigações e tarefas que nosso corpo, como qualquer outra maquina limitada, não suportam.
    Então, surgem artifícios que nos permite burlar esses limites estabelecidos; seja através de remédios legalizados ou daqueles que te deixam bem legal, as drogas.
    Ambos em longo prazo irão pedir contas ao nosso corpo.
    Agora se teremos créditos para sanar tal conta, isso dependera das praticas e usos que fazemos delas.
    -THIAGO PERRET FERRAZ-

    ResponderExcluir
  25. Interessante matéria. As super drogas podem dar um aparência boa de uma pessoa, mas no seu interior os dias de vida dela podem estar contados. Esses entorpecentes são fortíssimos e destroem o organismo. Ouvi uma frase de um cantor durante um evento musical e que achei bacana d+, serve para os homens, que diz o seguinte: "Mulher não gosta de homem que tem o corpo bombadinho, mulher gosta de homem é que tem atitude!" Então, concordo com a frase, se queremos ter uma boa aparência primeiramente temos que ter é a consciência do alto risco da auto-medicação. Se queremos ter um corpo definido, o mais indicado é reservamos um tempo do dia para uma ida a academia. Lá é um bom lugar para exercitar e novas amizades.

    ResponderExcluir
  26. As chances dos estimulantes químicos, para aumento de desempenho, concentração, memória e para diminuir a sensação de cansaço, não causarem problemas ligados aos seus efeitos colaterais ou de dependência são mínimos. São drogas que se não administradas com cuidado, podem trazer consequências sérias. Se pensarmos que até os estimulantes naturais, como o guaraná em pó, trazem problemas de arritmia cardíaca, por exemplo, podemos imaginar os manipulados quimicamente e produzidos em laboratório.

    Mesmo que seja utópico, o ideal é tentar adaptar e organizar-se de modo que não seja necessária a ingestão destas drogas.

    Nádia Louzada

    ResponderExcluir
  27. Wynn Resorts Casino - MapYRO
    Wynn Resorts Casino, Las 충청남도 출장샵 Vegas. 영주 출장샵 Hotel 군포 출장마사지 name; Reviews (3). Reviews 목포 출장마사지 (3). 포항 출장안마 My Rating. 3.5 · ‎3,826 reviews

    ResponderExcluir