segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Má postura diminui autoconfiança

Redação Época - Saúde & Bem Estar - 05/10/2009
De acordo com pesquisa, pessoas que sentam com a coluna curvada têm mais dificuldade para acreditar em si mesmas.
Se você está inseguro com relação ao seu desempenho no trabalho ou nos estudos, sentar corretamente pode ser o primeiro passo para melhorar. Um estudo divulgado nesta segunda-feira (5) pela Universidade de Ohio afirma que manter a coluna ereta pode ser bom não só para a postura, mas também para a autoconfiança.

“A maioria das pessoas aprende que sentar direito passa uma boa imagem para os outros, mas a postura também pode afetar o modo como pensamos sobre nós mesmos”, diz o psicólogo Richard Petty, coautor do estudo. Segundo ele, quem cuida bem da postura acaba se deixando “convencer” pela linguagem corporal e adotando pensamentos igualmente confiantes.
A pesquisa foi feita com base em um experimento realizado com 71 estudantes da universidade. Cada participante era instruído a sentar diante do computador com a coluna ereta ou se curvar para frente, e permanecer na posição durante todo o exercício. Em seguida, cada um deles preenchia um questionário no qual deveriam listar três qualidades ou três defeitos, além de fazer uma avaliação de seu desempenho profissional.
Entre os estudantes que mantiveram a postura adequada, foi comprovada uma relação direta entre o resultado da autoavaliação e a lista de qualidades e defeitos: aqueles que listaram características negativas atribuíram notas baixas ao seu desempenho, enquanto os que listaram características positivas se avaliaram positivamente.
Os estudantes que se curvaram para frente, por sua vez, demonstraram estar em dúvida: alguns deram notas altas para seu desempenho apesar das críticas, e outros se deram notas baixas mesmo tendo elogiado o próprio trabalho. “A postura confiante deixa as pessoas mais seguras do que pensam, não importa se o pensamento é positivo ou negativo”, diz Petty.
Segundo o pesquisador, os resultados comprovam que adotar uma postura correta pode tornar as pessoas mais assertivas no trabalho, além de aprimorar o desempenho de estudantes em provas. Alunos que se inclinam para frente costumam duvidar das próprias respostas e têm mais chances de mudá-las mesmo se estiverem corretas, além de demorar mais tempo para decidir.

Colegas, vocês comprovam essa pesquisa in loco? Vocês se sentam bem? O que pensam sobre o assunto?

37 comentários:

  1. realmente a postura diz tudo, a respeito do ser humano, porém não concordo, pois conheço várias pessoas que se sentam com a coluna curvada e tem um ótimo desempenho. acho que tudo depende do momento.
    Ana Paula Luiza

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a postura realmente mostra o desempenho de uma pessoa,pois as pessoas que andam curvadas tem inibição,tentam esconder alguma coisa,seja a forma fisica ou psicológica e até mesmo duvidam da sua capacidade.
    Pessoas que andam eretas demonstram auto-confiança,acreditam mais em seu desempenho e nos seu ideais.
    Giullyane Lindozo

    ResponderExcluir
  3. Com base na pesquisa não duvido muito dos resultados alcançados,pois pessoas com postura inclinada para frente tende-se a sentir mais desaninamadas,cansadas e até mesmo sem auto-estima.Acredito que uma postura qualificada faz toda diferença.
    Laís Moura

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião,a falta de postura física acarreta varios problemas no individuo, não somente a parte exterior como tambem na parte psicologica.Uma pessoa auto-confiante mantem sempre uma postura ereta,isso demostra confiança,uma pessoa decidida.Por este motivo concordo com a pesquisa.
    Natália Evangelista da costa

    ResponderExcluir
  5. Concordo que a postura pode ter influencia na autoconfiança. Porém associadas a outros aspectos, a postura ou a falta dela indica o interesse no que se está fazendo.
    Tento ao máximo manter a boa postura, pois de manhã ela ajuda a inibir um pouco do cansaço, espanta um pouco da preguiça além de prevenir problemas futuros de coluna.
    Viviane Cristina

    ResponderExcluir
  6. Concordo completamente com o resultado da pesquisa, pois, como podemos observar no dia-a-dia, pessoas que se sentam inclinadas costumam apoiar-se nos cotovelos, depositando ali o peso do corpo e gerando mais cansaço, aguçando a preguiça e automaticamente tirando a concentração na atividade exercida. Pessoas como eu, que passam o dia sentado tanto no trabalho quando na faculdade, necessitam de cuidados com a postura e se isso fosse mais divulgado aos profissionais que lidam com essa condição de trabalho, com certeza a qualidade de vida seria beneficiada.
    Alex Junio Costa

    ResponderExcluir
  7. Pode-se dizer que a postura corporal condiz com o que o ser humano quer passar. Como nos comunicamos mais através de posturas e gestos do que utilizando a própria fala, esta linguagem (conhecida como linguagem corporal) também é utilizada transmitir informações – muitas vezes de forma inconsciente. A postura corporal comunica, por exemplo, que se você está entediado você passa uma postura completamente diferente de quando você está interessado com um tipo de assunto. Então automaticamente quando você está tenso com alguma situação, e quando até mesmo está com baixa auto-estima, isso reflete em seu corpo. Logo, a boa postura influencia em situações do dia-a-dia e que, em algumas delas, temos que nos policiar, pois podemos ser avaliados.
    Ana Carolina Dias

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Segundo o livro "O Corpo Fala", a postura está diretamente ligada ao nosso sentimento, percebemos no dia-a-dia quando nós estamos com problemas, geralmente ficamos mais curvados e com pouca auto-confiança. O que achei interessante na reportagem é que se ficarmos com a postura ereta podemos melhorar o nosso humor e auto-confiança. Além de sempre passar uma boa expressão corporal de nós mesmos.
    Bernardo Gouveia Cardoso

    ResponderExcluir
  10. Realmente a postura é um meio de comunicação essencial para nós seres hunamos,pois passamos por varias modificações ao longo dos anos e ela vem nos acompanhando.
    A postura é um modo de termos uma vida saudavel e duradora,com posturas corretas para o nosso bem estár!
    Luana Alves

    ResponderExcluir
  11. Acredito que a postura de cada pessoa é como se fosse seu "cartão de visitas" para os demais que a obeservam, e por isso a maioria das pessoas julgam tão importante manter uma boa postura, para primeiramente, transmitir uma boa imprensão. Mas em certo ponto, discodo do resultado da pesquisa, pois acredito que a má postura seja capaz de interferir no desepenho e concentração de alguém, mais não abalar sua alto confiança.

    *Izabel Nascimento Barbosa.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. De acordo com a reportagem, concordo com a pesquisa que foi feita. Acredito que uma pessoa que tenha uma postura ideal "ereta" tenha uma alto confiança em si mesmo e que tem a capacidade de transmitir isso para as pessoas ao seu redor. E que pessoas que se senta curvadas possa ter uma dificuldade maior,ate para transmitir sua alto confiança. Acredito quem o corpo possa ser uma meio de comunicação.

    (Jéssica.O.Félix)

    ResponderExcluir
  14. Concordo com a pesquisa feita, pois a partir do momento em que a boa postura está presente no nosso dia-a-dia , a chance de demonstrarmos confiança aumenta e, por consequencia, passamos a acreditar mais em nós mesmos. Somando o fato de que a postura ereta também acarreta a boa saúde da nossa coluna, não temos argumentos para não aderí-la aos nossos hábitos corriqueiros.

    Samara F. Mendes Abrahão

    ResponderExcluir
  15. Acredito e concordo com essa pesquisa , pois realmente a postura nos ajuda a sermos pessoas mais confiantes, e passar uma imagem de que acreditamos em nosso potencial. A postura é mais que mostrar a nossa aparência,é uma prevenção futura a nossa saúde. E é fato que é bem menos cansativa do que uma postura má ou relaxada, pois assim, os ossos e músculos fìcam posicionados de modo que haja o mínimo de esforço e tensão.

    ResponderExcluir
  16. Nosso corpo, nossas expressões e posturas são o retrato de nossos pensamentos, sentimentos, percepções, inseguranças, medos, alegrias, enfim do nosso ser. Quem consegue ou conseguiu uma postura ereta já internalizou positivamente muitas coisas e se propõe com mais coragem a enfrentar as dificuldades. A postura incorreta, precisa ser repensada não só do ponto de vista da saúde do corpo, mas também da saúde mental. Timidez, insegurança, falta de auto-confiança são fatores que nos ajudam, e muito, a ficar retraídos e consequentemente tentarmos voltar à posição fetal, curvadinhos na barriga da mãe, protegidos. A consciência corporal pode nos ajudar a entender e desenvolver esses aspectos que nós mesmos não enxergamos em nosso corpo e em nossa postura.
    Interessante e importante essa pesquisa.

    Gilma Oliveira

    ResponderExcluir
  17. Eu tanto concordo com essa matéria como tenho um exemplo concreto ao meu lado. Ao comentar sobre o assunto com meu namorado, ele, como jogador de poker, diz conseguir saber através da postura corporal de certos jogadores, quão boas ou ruins são as suas mãos. Isso para os que jogam é chamado de "Comunicação Não Verbal".
    Já ao meu ver, as pessoas devem se adequar ao ambiente onde se encontram,até mesmo, para se sentirem mais seguras.
    Maria Laura Scaranti.

    ResponderExcluir
  18. Como dito na matéria, a postura realmente mostra e define muito bem a pessoa. Se sentar corretamente é importante e passa características positivas para que está observando. Temos que nos policiar, ficarmos sempre atentos para não pecarmos diante de uma entrevista, reunião por passar uma impressão errada.

    Maíra Andrade

    ResponderExcluir
  19. "O Corpo fala". Tal expressão demonstra exatamente os dados levantados nessa pesquisa. Por vezes, pensamos que apenas o modo de falar e os conhecimentos que detemos são percebidos na hora da comunicação, deixando de lado a postura corporal.
    Assim como revelado na pesquisa, acredito que uma boa postura, além de toda a importância para a saúde geral do indivíduo, também diz muito sobre seus aspectos comportamentais. Cabe a cada um se policiar e tentar melhorar, com o propósito de obter melhoras tanto nos aspecto físico quanto no comportamental.
    Lucas Junqueira Carsalade

    ResponderExcluir
  20. A postura adotada ao sentar, tem grande influência no estado apresentado pela pessoa no final do dia. Uma boa postura é o estado de equilíbrio. Além de ajudar o corpo a funcionar corretamente, promove a eficiência do movimento e resistência, bem como o bom funcionamento dos sistemas do organismo e com isso contribui para uma sensação de bem estar, boa aparência e auto-confiança e auto- estima elevada.
    Bruna Freitas

    ResponderExcluir
  21. Concordo plenamente com o resultado apontado pela pesquisa. Sempre acreditei na verdade da linguagem corporal e considero que inconscientemente a pessoa com uma coluna curvada tem um histórico traumático para fechar dessa maneira a região do peito.
    Dificilmente vamos encontrar uma pessoa super auto confiante, sem um pingo de timidez e bem resolvida que se apresente com a coluna fechada deixando o rosto ficar curvado para o chão.

    Ana Luiza Veloso Moreira

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Acredito que seja verdade os resultados da pesquisa devido ao fato de que pessoas que não têm uma boa postura,além de prejudicarem a saúde passa talvez uma imagem de preguiçosa,desanimada ou muito cansada,sendo assim as pessoas podem talvez desacreditarem nela e duvidarem de suas capacidades. Com certeza uma boa postura nos dá mais autoconfiança.
    Raphaele Fortes

    ResponderExcluir
  24. A posição correta do seu humano, pode dizer muito de sua personalidade, e pode transmitir uma mensagem de segurança para quem o observa.
    Porém, não acho que o desempenho de alguém no trabalho ou na escola irá sofrer alterações por cauda disso.
    A postura de uma pessoa pode mudar radicalmente para apenas impressionar outro alguém, isso é apenas uma mudança física. Mas intelectualmente não haverá alterações.

    ResponderExcluir
  25. Acredito nos resultados da pesquisa,porque além de ter uma postura inadeuqada pela forma como ficamos horas sentados na frente do computador,essa postura inadequada pode ser tambem uma linguagem corporal,e muitas vezes nao percebemos que pode passar uma imagem de insegurança,atitude que pode ate ser julgada numa entrevista de emprego.Uma boa postura,além de passar a ideia de tranqulidade,e confiança,faz bem à saude.

    ResponderExcluir
  26. Eu acredito, sim, que a postura do indivíduo diz muito ao seu respeito. Agora, a relação de causa e efeito, no estudo em questão, me pareceu estranha, desconexa e insuficiente.
    Eu imagino que a auta estima, o estado de humor e espiírito das pessoas, a hierarquia social e econômica, o status, que esse elementos, sim, possam influenciar diretamente na postura do indivíduo. E não o inverso.
    Até onde eu sei, o corpo sofre consequeência de nossos comportamentos. Que nossos traços são uma soma de vários fatores físicos e psicológicos que se acumulam com o tempo.
    Como eu posso acreditar que mudando minha postura eu terei mais auto confiança ou auto estima? Não seria o contrário?
    Tudo bem, criar uma nova postura como forma de exercitar sua estima pode ser um bomo começo. Mas, para mim, não tem nenhum significado plausível no que diz respeito a mudança de comportamento.
    O tema merece mais estudos, mais discussão, mais fundamentação e dados científicos.
    Quem são esses 71 alunos escolhidos para o estudo? Como foi feita a seleção? Os grupos foram divididos baseados em quê? 71 pessoas diferentes, com comportamentos diferentes podem ser considerados iguais?
    Fábio Esquarcio UNA BH Expressão Corporal

    ResponderExcluir
  27. Concordo em termos com a pesquisa, pois creio que precisaríamos de um grupo maior para chegar a certos resultados.

    A postura realmente demonstra bastante certas coisas que a pessoa está sentindo em determinado momento, e é aí que concordo com a pesquisa.

    Há casos em que vemos claramente por exemplo, que a pessoa está completamente apreensiva e com postura defensiva, já ocorreu comigo uma situação na qual fui entrevistar uma moça que iria se candidatar a fazer as artes gráficas no Jack Rock Bar, a moça estava com uma postura tão corcunda que estava quase em posição fetal, até brinquei com a moça dizendo que não iríamos bater nela nem nada... rs.

    ResponderExcluir
  28. A postura está diretamente ligada aos sentidos e o contrário também. Uma responde a outra. Em muitos casos a postura se mostra sem que a pessoa perceba. É sempre bom prestar atenção ao seu corpo. Se sentir confiante e se mostrar confiante mesmo nos momentos críticos faz com que a pessoa se sinta melhor e obviamente consiga melhores resultados no que deseja.
    É da natureza humana perceber, através do aspecto físico como o outro se sente. Manter-se esguio melhora a aparência diante as outras pessoas e a si mesmo.

    ResponderExcluir
  29. Com certeza a postura é um espelho do nosso ser. Uma pessoa segura de si está sempre com a cabeça erguida, coluna reta. Já uma pesoa curvada para frente, com a cabeça baixa passa uma imagem de submissão.

    ResponderExcluir
  30. A postura acaba espelhando aquilo que realmente somos, insegurança é transmitida principalmente por suas atitudes e pela postura do seu corpo, manter sempre esgui, com olhar firme e pra cima mostra nossa segurança em tudo que fazemos.

    ResponderExcluir
  31. A matéria é interessante pois mostra um lado que não conhecia, não sabia que a autoestimas estava diretamente ligada com a postura e parando para analisar, elas realmente são ligadas.
    Um postura mais confieante passa mais confiança as pessoas que estão com você e principalmente para si mesmo, que senta mais confiança no que está falando.
    Eu acredito que tenho que melhorar um pouco minha postura, pois apesar de já ter melhorado bastante, ainda sinto que se melhorasse mais, poderia passar uma imagem melhor e consequentemente me sentir mais firme nas palavras usadas.

    ResponderExcluir
  32. A forma como nos colocamos em ambientes de trabalho e em outros espaços como sala de aula, bares e lugares públicos é a maneira de como as pessoas nos observam. A postura diz o que estamos sentindo e a maneira de como nos sentimos em cada ambiente. Com isso trasmitimos não só para os outros como para nos memsos a nossa auto estima. A postura caida indica que você não esta tendo um ida bom, e isso irá refletir em tudo em sua volta!

    ResponderExcluir
  33. A matéria relata como a postura afeta na vida das pessoas. O corpo se comunica com a linguagem corporal e assim a postura reflete e interfere diretamentos nas relações sociais como no caso no trabalho. Uma postura desleixada reflete nos resultados, assim como uma postura correta também. Intessante a pesquisa que comprova a tese que a postura afeta no trabalho, todos ja temos uma noção disso mas nem sempre estamos ligados a isso. A postura pode melhorar e muito no dia a dia tanto no trabalho quanto em qualquer outro atividade desenvolvida.

    ResponderExcluir
  34. LUIZ RICARDO CAMPOS DE OLIVEIRA
    A reportagem é esclarecedora pois deixa evidente o que já pensavamos sobre uma boa postura física como algo que reflete como estamos e como nos comportamos perante a vida. Muitos usam desse artifio da analise para julgar candidatos em entrevistas de emprego e etc. Uma boa postura melhora a estima e nossa forma de nos relacionarmos com o mundo e as pessoas, ampliando nossa interação positiva.

    ResponderExcluir
  35. Eu discordo. O estado emocional da pessoa é que vai mostrar, na linguagem corporal de sua postura, como ela está no momento. O artigo dá a entender o contrário.

    ResponderExcluir
  36. Concordo com a pesquisa, pois ando meio curvado, quando vou para a academia e me vejo no espelho, me sinto desanimado,envergonhado em algumas circunstacias. Tento mudar, mas quando meu dou conta ja estou com as costas curvadas novamente.

    Cauan Moreira.

    ResponderExcluir