domingo, 12 de setembro de 2010

Linguagem corporal: será que é possível saber o que eles realmente querem dizer?

Por Mayra Stachuk - Revista Marie Claire - 07/07/2010

O site da Marie Claire Americana publicou uma matéria decodificando a linguagem corporal masculina. Achei curiosa. A matéria diz que as pessoas comunicam quase 90% de suas intenções por meio de sua postura, gestos, movimentos e tom de voz. Ou seja, muitas vezes o que ela diz em palavras não condiz com o que ela realmente sente – o que só poderia ser decifrado pela sua linguagem corporal. Mas como saber quando o que sai da boca é a verdade e quando é truque – principalmente no caso deles. Abaixo, traduzi as oito situações e as dicas dadas pela matéria para ajudar a “ler” o que o corpo deles está realmente dizendo:


O PRIMEIRO ENCONTROA primeira coisa para se entender os sinais masculinos, antes de qualquer outro detalhe, é a obviedade. Então quando você o encontrar pela primeira vez se ele, assim que te ver, olhar diretamente para você, levantar uma das sobrancelhas, ficar de pé, sorrir e melhorar a postura para te receber... adivinha? Você ou, no mínimo, alguém bem atrás de você está chamando a atenção dele.

SERÁ QUE ELE ESTÁ FLERTANDO? Em um encontro, entenda de uma vez por todas que homens não prestam atenção em, não tocam nem olham nos olhos de uma mulher em quem não estão interessados. Então, se ele está atento à conversa, se ajeita para parecer bem, olha diretamente nos seus olhos de vez em quando, encosta no seu braço (bom!) ou no seu ombro (melhor ainda) e está relaxado enquanto vocês conversam então pode ter certeza: ele está flertando com você (mesmo que ele negue ou que não pareça estar no discurso da fala)!


SERÁ QUE É SÓ AMIZADE? Os homens tendem a tratar as amigas mais como irmãs do que como possíveis casos. Se você não está certa de onde se encaixa, pergunte-se se ele a trata como “a namoradinha” dos tempos de escola. Claro, vocês podem se abraçar. Ele pode ser educado e cavalheiro. Mas se ele não hesitar em olhar para outras mulheres na sua frente e não se incomodar em usar uma linguagem corporal diferente para elas provavelmente ele não a vê como uma candidata – na verdade ele não se incomoda de procurar por uma nem quando está com você.


DURANTE E DEPOIS DO SEXO Dá para discernir se o cara está interessado em você durante ou depois do sexo pela forma como ele é atencioso e generoso. Ele pode até não ser experiente, mas se ele estiver interessado ele vai se esforçar bastante. Homens não se dedicam tanto às preliminares, ao toque ou mantém contato visual no calor do momento se ele não estiver realmente interessado na mulher. Se, no entanto, ele desviar o olhar quando você procurar os olhos dele, não te tocar carinhosamente nas preliminares ou separar os corpos apressadamente assim que terminarem de transar não espere muito. Ele provavelmente não terá futuro.


NA HORA DA DR*Quando você sente necessidade começar uma conversa séria com seu parceiro preste atenção antes se a linguagem corporal dele demonstra alguma abertura para discutir a relação. Desviar o olhar, manter os braços ou as pernas cruzados e o maxilar tensionado demonstram claramente que ele não está aberto a conversas. Mesmo que ele diga, “ok, se você quer conversar vamos conversar” seu corpo diz o contrário. Nesse caso, tente começar de outro jeito, convide-o para dar uma volta (obrigando-o a descruzar as pernas) ou para ir a algum lugar onde vocês possam conversar. A linguagem corporal constrói momentos positivos ou negativos. E atenção: não o force a uma discussão se ele claramente não se mostrar aberto a conversar. *(discussão de relacionamento)


NA HORA DO PEDIDO É um dos momentos mais vulneráveis da vida de um homem, portanto sua linguagem corporal nessa hora pode dizer muito sobre o que está por vir. Se ele olhar diretamente nos seus olhos quando falar, mantiver o queixo erguido, a voz firme e segurar você – e puder fazer tudo isso quando estiver apoiado em apenas um joelho – então ele está realmente envolvido com aquele momento e sabe exatamente o que quer (o que é um bom sinal, obviamente). Em contrapartida, uma postura desengonçada combinada com agitação, inquietude e a necessidade de muitos abraços mostra que ele ou não tem muita certeza do que quer, ou está com medo de ser rejeitado ou desesperado (o que não é muito boa notícia).

Prezados, vocês se enxergaram? Prezadas, vocês concordaram?

39 comentários:

  1. Eu sou suspeitissima para falar. Acredito muito em linguagem corporal...só não tenho noção se essas posturas realmente comunicam 90% de nossas intenções (o que é assustador já que não dominamos essa arte corporal 100% e em todos os momentos).
    Concluindo, acredito muito em linguagem corporal e nas situações descritas acima, mas também acredito que não é aplicável em todas e qualquer situação. Afinal, toda regra tem sua exceção.

    Ana Luiza Veloso Moreira

    ResponderExcluir
  2. Mto interessante essa matéria, acredito q cada pessoa tem uma forma de demonstrar seus sentimentos através da expressão corporal, talves não sejam todos q se expressem exatamente como oq foi descrito acima mas a maioria se vc for atento e observar, da p identificar algo. Eu me identifico com a parte q fala d cruzar os braços.. \o/

    ResponderExcluir
  3. É interessante pensarmos que existem várias formas de expressar um sentimento.
    E a matéria confirma isso.
    O corpo fala. E isso é indiscutível.
    No entanto não devemos tratar o comportamento humano de forma generalizada, sem levarmos em conta a individualidade de cada um.
    Os traços - singulares - de personalidade podem influenciar na maneira de pensarmos e, consequentemente,nossa expressão corporal.
    É difícil acreditar que 100% dos homens comportam-se da mesma forma, como diz Maíra, autora da reportagem.
    Não acredito em fórmulas quando o assunto fala de "comportamental".
    Seria mais coerente pensarmos que existe um padrão, mas que que ele pode variar.
    De qualquer forma, a matéria aborda um bom tema para discussão.
    Fábio Esquarcio

    ResponderExcluir
  4. E respondendo a pergunta:
    Não me identifiquei 100% com nenhuma situação.
    Só no "primeiro encontro", claro, que os homens (e eu não sou exceção) sorriem e recebem bem qualquer mulher, quando a intenção é conquistá-la. Mas não tenho aquela frescura toda que fala na matéria não rs...

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente achei a matéria de muito bom gosto,bem interessante.Com relação a linguagem corporal,acho interessantíssimo a nossa capacidade de percepção e de detectar como o corpo de uma pessoa corresponde a cada tipo de situação.Quanto aos homens,acho que são muito previsíveis,o que me leva a concordar com a matéria,a gente já sabe o que esperar deles em certas situações,lógico que não se pode generalizar,em algum lugar do mundo ainda há homens sensíveis(assim eu espero rsrsrsrs...).Enfim, brincadeiras à parte,acredito que tanto os homnes quanto as mulheres,têm,cada um em seu gênero,uma maneira singularde se expressarem,è claro que as pessoas não agem de maneiras totalmente iguais,com detalhes idênticos,mas acredito que se expressam de uma forma padrão,homens sempre desatentos e mulheres sempre sensíveis e vulneráveis.

    Raphaele Fortes

    ResponderExcluir
  6. Apesar de ter achado a reportagem bem curiosa e verdadeira, não concordo com certas atitudes descritas. Tanto os homens como as mulheres, tem vícios, seja de postura ou de comportamento e, nesses casos (que, creio eu que não são poucos) não cabem tais traduções. Mas de uma forma geral, acredito nessas leituras feitas a partir da nossa linguagem corporal, talvez com menos riqueza de detalhes.

    Samara Ferreira Mendes Abrahão

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Concordo,pois nós seres huamnos possuimos uma capacidade de linguagem corporal, mas ao mesmo tempo não sabemos o que isso muitas vezes nos quer passar ou não expressamos realmente o que queriamos, por falta de dominio 100% dessa linguagem corporal.Sabemos que pela linguagem do corpo dizemos muita coisa aos outros, da mesma forma que eles têm muita coisa pra dizer. É uma linguagem que não nos deixa mentir.





    Laisa Augusta de Sousa

    ResponderExcluir
  10. Concordo em parte com a reportagem, penso que a linguagem corporal diz muito sobre as pessoas, mas nem sempre a nossa interpretação é correta. Na reportagem temos a dica de um primeiro encontro, para saber se o homem está realmente afim ou não de uma mulher, ele deve olhar diretamente no olho da companheira e estar relaxado. Temos que lembrar que um homem interessado em uma mulher nos primeiros encontros, pode se sentir nervoso e tímido, o que o levaria a não estar relaxado e nem sempre olhar diretamente no olho da mulher, por estar com vergonha. No entanto devemos tomar muito cuidado ao julgar cerca de 90% de uma pessoa pela sua linguagem corporal, pois devemos lembrar que nem sempre fazemos a interpretação correta.
    Bernardo Gouveia Cardoso

    ResponderExcluir
  11. Bem, acho que a matéria enquadra os homens em um formato muito padronizado. As reações, posturas e comportamentos humanos estão diretamente relacionados a vários fatores não tão previsíveis como a matéria de Marie Claire descreve.
    Nossas expressões e registros do corpo dependem não só do estado de espírito da hora, do dia, dos nossos sentimentos, como também do contexto, tanto o que estamos submetidos no momento do encontro, como também o contexto em que vivemos, fomos criados, enfim a bagagem cultural que adquirimos durante nossas experiências.
    Enfim, toda a carga dessa vivência está registrada no nosso corpo e as reações em determinados encontros não podem ser calculadas analisadas e pontuadas como únicas. Há de se levar em consideração o grande número de variáveis que poderão influenciar nossa postura no momento do encontro.
    Por isso, acho que a matéria restringe e trás uma visão muito tacanha e esteriotipada do que poderia ser um encontro amoroso.
    Gilma Oliveira

    ResponderExcluir
  12. Gostei da materia..super interessante pois percebe-se como a linguagem corporal esta no nosso dia a dia e nos relacionamentos.
    Na reportagem da marie claire mostrar dicas de como um homem se porta atraves de gestos e a expressao corporal em um possivel encontro amoroso.
    Mas deve ressaltar que nem tudo é conto de fadas,as vezes na pratica da certo ,mais tem pessoas que conseguem manipular a expressao do corpo e mostrar outra pessoa.

    GIULLYANE LINDOZO

    ResponderExcluir
  13. A Linguagem Corporal está no dia a dia de cada um; podemos entender o outro através do que o seu corpo "diz", nos expressamos não só falando, mas também por gestos. Eu sou assim, quando estou feliz sorrio, quando estou triste fico séria e calada, e por aí vai.
    Se você conseguir entender o que o corpo tem a dizer,conseguirá entender também o que o outro está querendo dizer para você. Nossas expressões são os sentimentos que queremos transmitir ao outro, contando é claro, com a situação que estamos vivenciando, mas muitas vezes, nossa linguagem corporal vem à tona independentemente de nossa vontade.
    Devemos ter em mente que só conseguimos fazer uma leitura correta da linguagem corporal de outra pessoa, quando conhecemos a nossa própria expressão.
    Maria Laura Scaranti

    ResponderExcluir
  14. Concordo em parte com a matéria, pois toda regra tem sua exceção. Cada um tem uma maneira diferente de se expressar em cada ocasião, pode ser que boa parte se expresse da maneira descrita no texto porém não são os homens por um todo.
    Viviane Cristina Chaves de Aguiar

    ResponderExcluir
  15. ..Maria Carolina ..
    Concordo sim com a matéria e com as ocasiões que estão descritas nela. A expresão corporal demonstra o que cada pessoa quer dizer. Cada pessoa se expressa de maneira diferente mas ao mesmo tempo igual, cada um tem seu jeito único de ser, suas manias, seus vícios, mas quando se trata de relacionamento ou qualquer outro tipo de situação que possa causar um certo "impacto" em sua vida, as pessoas se saem de maneira mais ou menos parecidas. Qualquer tipo de emoção será expressada por uma modificação física, seja ela qual for.
    A expressão corporal é uma forma do seu corpo "falar", e isso é muito bacana, se expressar com o corpo, você passa o que quer passar e as vezes nem você percebe.

    ResponderExcluir
  16. Gostei da reportagem, acredito que cada pessoa ter uma identidade no modo de ser expressar com o corpo, temos que saber capita a mensagem, pois não vamos andar com um dicionário para ver o que significa cada gesto ou olhar de uma pessoa.Pois linguagem corporal é uma ferramenta de comunicação, com isso, se você consegue entender o que o corpo tem a dizer, conseguirá entender melhor o que os outros estão dizendo, e também transmitir melhor a sua mensagem. Mais devemos tomar muito cuidado, podemos interpretar o que o corpo esta querendo passar completamente diferente. SO TEMOS QUE SABER UTILIZAR.
    (Jéssica Oliveira)
    Bjosss Gatuchoss Uhul o/

    ResponderExcluir
  17. Acredito que a reportagem pode refletir sim a expressão corporal dos homens em algumas ocasiões,mas acho que nao pode ser aplicada a todos eles,isso varia. A expressão corporal de uma pessoa pode passar varias informações sobre ela,mas nem sempre condizem com aquilo que a gente interpreta dela.

    ResponderExcluir
  18. Achei a reportagem muito interessante e informativa ,pois nunca sabemos quando os homens realmente estão dizendo a verdade, pois se expressão muito bem,e utilizam varias tecnicas para seducir uma mulher.AS expressões corporais são importante para podermos comunicar e nós expressamos melhor ,mas acho que nem sempre podemos levar ao ponto tudo que o nosso corpo fala!
    luana alves

    ResponderExcluir
  19. De fato, a nossa linguagem corporal diz muito sobre o que pensamos e nossas reais ações e intenções nos mais variados momentos. Entretanto, cada indivíduo, seja ele do sexo masculino ou feminino, tem suas características próprias para demonstrar interesse, nervosismo, etc. Acho errada a padronização de sinais e significados, devido a individualidade de cada um e a capacidade própria de disfarçar ou mentir sobre determinada intenção ou sentimento.
    Lucas Junqueira Carsalade

    ResponderExcluir
  20. Cada individuo tem em seu particular uma forma diferente de se comportar em diferentes situações.Na minha opinião não podemos generalizar um conceito já imposto pela sociedade.Mas não podemos negar que na maioria das vezes a expressão corporal diz mais do que a pessoa tem coragem de dizer.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Reportagem bastante interessante e realista.
    Descreve bem muitas das coisas que percebemos em nossa vivência com as pessoas.
    Definitivamente na maioria das vezes os gestos e a expressão corporal falam muito mais do que as palavras em si.
    Penso que a expressão corporal facilita bastante para nós identificamos certos aspectos quanto a certas coisas que são ditas, por exemplo, há homens que apesar de se articularem bem com palavras, ao analisarmos sua expressão corporal identificamos exatamente o que ele está pensando sobre determinado momento, mesmo que diga o contrário.

    ResponderExcluir
  23. É muito interessante poder fazer uma leitura de alguma pessoa pela linguagem. Ainda mais que se observarmos bem, essa leitura não é uma tarefa tão complicada, uma vez que cada um de nós tem uma visão leve sobre a interpretação dos gestos. Ler a linguagem do corpo, principalmente os sinais de atração, uma vez reconhecido e aprendido, pode ser certamente muito gratificante!

    Bruna Freitas

    ResponderExcluir
  24. Acredito que conseguimos identificar se um homem está mentindo pela sua expressão corporal, é claro que existem homens treinados para tal, onde não é possivel descobrir.
    Hoje em dia existem várias formas de descobrir, como o Rapport, técnica do amortecimento, dentre outras, onde nos ajudam a descobrir o que a pessoa está pensando, tanto homens quanto mulheres.
    Assim como está mais fácil mentir, está mais fácil descobrir se a pessoa está mentindo.

    Alice PP 2º Manhã

    ResponderExcluir
  25. achei interessantísima essa reportagem, e concordo em tudo na matéria. eu sempre tentei ver além das palavras. não digo que eu consiguia sempre, mas na maioria das vezes o comportamento deles está discrito no que foi dito na reportagem. os homens sempre dão sinais do que querem e tentam dizer o contrário. e acho que fazem isso para não ficarem pra baixo, caso algo não dê certo para eles.
    Ana Paula Luiza

    ResponderExcluir
  26. Realmente, tudo muito perceptível. Acho que já temos essa noção, só não costumamos ter muita certeza.
    Mas essa reportagem, junto as nossas lembranças mostram o quanto o corpo responde aos nossos desejos. Não há como escapar, em algum momento o corpo se abre e se mostra.

    ResponderExcluir
  27. Nossos comportamentos e gestos marcam nossa primeira impressão em todos os setores de nossas vidas, sejam eles profissionais e pessoais.
    Postura, gestos, movimentos e tom de voz, muitas vezes não condizem com o que queremos expressar e o nosso corpo acaba não transmitindo nada que queremos dizer.

    ResponderExcluir
  28. As oito situações e as dicas dadas pela matéria para ajudar a “ler” o que o corpo deles está realmente dizendo são extremamente verdadeiras. Mas acho que a expressão corporal do homem nem sempre reflete no que eles dizem, ou seja, eles são mais verdadeiros através da expressão corporal do que através da fala.

    ResponderExcluir
  29. Homens sãos mais faceis de identificar numa relação. Considero mulheres mais, habilitadas, quando se trata de passar uma impressão contraria ao que se sente, a expressão corporal delas é manipulavél, ao contrario da masculina que é sem escrupulos. Mas ver definicições claras assim nos ensinam a julgar situações ao inves de empolgar com questões que estão sendo demonstradas de forma tão clara.

    ResponderExcluir
  30. O corpo fala e isso é evidente quando nos colocamos em situações de alto nível de adrenalina em certos momentos. A linguagem corporal é o principal fator, ao identificar e decodificar as reações humanas. A pessoa em questão pode relatr algo que não condiz com sua linguagem corporal. Ao se tratar não so do homem, mas do ser humano em geral, não somos totalmente controlados para certos acontecimentos.

    ResponderExcluir
  31. Concordo em muitas das situações escritas acima, principalmente a do primeiro encontro. A expressão corporal fala muito para uma pessoa. Não precisa ser um grande conhecedor de técnicas de expressão para conseguir identificar e analisar algumas cituações. Claro, que podemos melhorar e até aprender com os erros da postura do outro e da sua. Então, conhecer alguns gestos, modo de falar, ajuda a você em situações diversas.

    ResponderExcluir
  32. Adoreei o post.
    Posso analisar o meu namorado melhor do que antes (risos).
    Se formos colocar em prática é isso sim, é verdade.
    Quando ele demosntra interesse, fica suuuper atencioso. Mas quando é so amizade, só quer saber de suas coisas.
    Como sou observadora, identifico alguns pontos nos homens e esse post foi toda a tradução do que realmente o homem expressa em relação aos seus sentimentos.
    O homem chega a falar tanto nas entrelinhas, que fica explicito o que seu corpo diz, mesmo se não for a confirmação do que está dizendo em palavras.
    Ana Carolina Dias.

    ResponderExcluir
  33. Concordo muito com a matéria e fiquei espantada com os 90% já tinha noção que realmente comunicamos muito com a expressao do nosso corpo, mas é surpreendente pensar que podemos ter conhecimentos para decodificar a comunicação corporal. A materia relata o comportamentos dos homens em diversas situações emocionais e como o corpo "fala".
    Não só o genero masculino, mas podemos perceber a linguagem corporal em todo ser humano.

    ResponderExcluir
  34. Muito Interessante essa matéria,se cada pessoa soubesse perceber a linguagem corporal em cada situação,acho que assim entenderemos mais as pessoas,e melhorando o convivio com todos.

    ResponderExcluir
  35. Não comcordo com a reportagem, apesar de te-lá achando super interessante, Acho que como muitos citaram ai em cima, cada indivíduo tem suas próprias características e formas de se expressar em determinadas situação, e dependendo da circunstâncias, vários fatores podem afetar o desenvolimento "normal" dessa pessoa, como por exemplo o nervosismo, a anciedade.

    Izabel N. Barbosa

    ResponderExcluir
  36. Os homens têm sim, suas intenções mais perceptíveis do que as das mulheres, que são mais maleaveis em suas gesticulações. As variadas formas de expressão são características marcantes tanto nos homens como nas mulheres e podem realmentes revelar as verdadeiras intenções. Porém, particulamente me identifiquei mais com a primeira situação, quando a autora se refere ao primeiro encontro. Afinal, por mais que o homem seja educado, ele dará maior atenção aquela pessoa que lhe chama mais atenção.

    Mateus Santos

    ResponderExcluir
  37. LUIZ RICARDO CAMPOS DE OLIVEIRA
    A reportagem é de uma leveza incrivel, pois possibilita uma relação sútil com nossa vida e nosso comportamento perante nossos parceiros e nossas intenções de conquista. Foi muito curioso os fatos destacados de que as pessoas comunicam quase 90% de suas intenções por meio de sua postura, gestos, movimentos e tom de voz. Isso nos possibilita escapar um pouca das mascaras sociais e notarmos, nem que seja parcialmente, as verdadeiras intencoes e objetivos do outro, sem deixar de lado o censo critico nas interpretações.

    ResponderExcluir
  38. Concordo com o que a Gilma Oliveira disse. Não pode ser usado como regra para a interpretação dos sinais, pois varia de situação, ambiente etc. Ao contrário da mulher, os homens são bem mais primitivos que as mulheres nas linguagens dos sinais. Principalmente quando é para se interpretar. Já as mulheres, desde cedo são criadas a utilizar desta linguagem por isso, são muito mais sofisticadas no modo de usá-las. Quanto à famigerada “DR”, meu Deus! Já fui vítima disso, rs. E minha ex-namorada SEMPRE tinha a última palavra. Um exemplo clássico de DR está nesse link: http://bit.ly/187eLM

    Hudson Franco

    ResponderExcluir