terça-feira, 5 de outubro de 2010

Faça uma apresentação igual a de Steve Jobs

Por Gus SOS Brasil - 30/01/2009

A Businesweek traz um excelente artigo que analisa a apresentação feita por Steve Jobs durante a Macworld e relaciona 10 pontos importante sobre as características a serem notadas por um bom orador. Sabemos que grandes oradores geralmente nascem com a facilidade de falar ao público mas podemos com certeza melhorar alguns aspectos de uma apresentação reparando em algumas técnicas utilizadas por eles. Por isso gostei tanto deste artigo que trouxe a tradução dos 10 pontos.

1. A apresentação deve ter um tema. Esse ano na Macworld foi “There is something in the air today” (hoje tem algo no ar). Este tema não precisa ser dito antes da apresentação mas também durante.

2. Demonstrar entusiasmo. Você deve gostar do que faz e mostrar sua paixão. Steve não cansa de chamar seus produtos de extraordinários ou fantásticos.

3. Trace os objetivos e pontos da apresentação. Descreva quando um tema acaba e outro termina e deixe claro seu progresso. Isso torna a apresentação muito menos tediosa.

4. Figure os números para torna-los significativos. Para mostrar que a Apple vendeu 4 milhões de iPhones, Steve Jobs falou “São 20,000 iPhones em média por dia”.

5. Se possível, crie um momento de clímax.

6. Use recursos visuais e menos texto para leitura. O primeiro slide da apresentação do Steve Jobs tinha apenas o número 1 bem grande.

7. Agregue valor, exemplos práticos, vídeos e colaboradores que passem outra visão do produto.

8. Não dê atenção para algum problema menor durante a apresentação. Siga adiante.

9. Venda o benefício de cada produto e não suas características técnicas.

10. Ensaie bastante. Pessoas da Apple dizem que Steve Jobs ensaia muito antes de cada apresentação.

É claro que alguns pontos parecem óbvios mas é a técnica feita com perfeição por um dos oradores mais aclamados do mundo tecnológico. Estas observações foram escritas pelo jornalista Carmina Gallo, hoje treinador para comunicação de grades corporações.

Prezados, o artigo original, para quem lê inglês. E há um outro blog com uma comparação muito legal entre Steve Jobs e Bill Gates. Confiram e dêem sua opinião.

33 comentários:

  1. Esse artigo mostra como pequenas mudanças de atitude fazem grande diferença diante o público.
    Se uma palestra geralmente é cansativa, Steve Jobs mostra que pode ser muito mais; pode ser interessante e dinâmica. Um grande palestrante, falando sobre uma grande marca com grandes produtos.

    ResponderExcluir
  2. Concerteza foram dadas ótimas dicas de uma boa apresentação.As vezes ficamos perdidos,nervosos,repetitivos e dicas como essas podem nos orientar a fazer uma boa apresentação e prender a atenção dos espectadores.

    Raphaele Fortes

    ResponderExcluir
  3. Essas dicas, apesar de serem um pouco "batidas", são de fundamental importância para a valorização da apresentação de um trabalho. Steve Jobs, com toda sua técnica e capacidade, consegue realizar excelentes palestras, capazes de prender a atenção do público e valorizar ainda mais os produtos da Apple. Cabe a nós, alunos, nos atentarmos a esses pontos para melhorarmos nossas apresentações cada vez mais.
    Lucas Junqueira Carsalade

    ResponderExcluir
  4. Excelentes dicas para uma boa apresentação, não é verdade?
    Steve sabe e demonstra boas técnicas para fazer uma boa apresentação, e não cansativa ou "normal" igual a outras. Podemos achar até obvias algumas tecnicas, mas na hora de colocarmos em pratica nada é facil assim, e nada melhor que assistirmos palestras de quem sabe, para melhorarmos.

    Maria Laura Scaranti

    ResponderExcluir
  5. Apesar de acharmos as dicas dadas pela Businesweek muito óbvias, na maioria das vezes não as executamos por motivos maiores, como a ansiedade e o nervosismo. Claro que tudo se deve a prática, ao hábito de não se esquecer desses dez pontos fundamentais para uma boa apresentação na hora da mesma. Como Steve Jobs, além da prática, precisamos aprender a técnica de executar essas dicas e assim, quem sabe, nos sairmos tão bem quanto ele, o grande palestrante da marca Apple.
    Samara Ferreira Mendes Abrahão

    ResponderExcluir
  6. Essas técnicas são, sim, óbvias demais.
    Isso é o mínimo que um aluno de segundo grau tem que saber para fazer uma boa apresentação escolar.
    Steve Jobs tem prática e habilidades muito mais relevantes em apresentações estratégicas e de negócios que as mencionadas no artigo.
    E não só quem nasce com essa facilidade pode ter sucesso em apresentações de negócios ou de qualquer outra natureza. Basta treinar, treinar e treinar e, claro, experimentar.
    Podemos citar alguns exemplos básicos de técnicas de apresentações de alto impacto:
    Fale, logo de início, a importância que tem para o orador ,estar se comunicando com aquele público.
    Use linguagens específicas, de acordo com o público.
    Sorria.
    Não seja prolixo.
    Não demonstre que só você domina o assunto, e, que as pessoas devam aceitar tal pressuposto. Pode haver na platéia pessoas com o mesmo potencial que o seu, ou mais até.
    Respeite seu público.
    Não subestime sua platéia.
    Interaja.
    Varie seu tom de voz.
    Não fique parado o tempo todo e fique com as pernas fechadas quando estiver parado.
    Não leia.
    Improvise.
    Não seja irônico.
    Demonstre auto confiança e segurança, mas não seja prepotente ou arrogante.
    Prepare-se pra qualquer imprevisto.
    E acima de tudo, não decore sua apresentação.

    Essa matéria é comercial. Não fala de técnicas de comunicação e sim de Steve Jobs.

    Fábio Esquarcio

    ResponderExcluir
  7. É interessante o fato de como uma palestra bem feita, com palavras, gestos e ações diferentes faz com que o público seja atingido muito mais do que simplesmente uma apresentação e palavras simples.
    Steve Jobs pelo seu cargo e competência, mostra o quão bom é em fabricar produtos de excelente qualidade e muito mais do que isso, atrair seus clientes de forma inusitada a comprar seus produtos.
    Com as técnicas, tiro a conclusão que uma apresentação bem feita é muito mais do que planejar o que passará no Powerpoint, é se embasar no tema e fazer dele um leque de opções a serem faladas e discutidas trazendo assim a atenção dos ouvintes.

    ResponderExcluir
  8. Interessante ler as dicas, especialmente vindas da apresentação de um gênio como Steve Jobs mas sou obrigada a concordar que são óbvias.
    Acredito eu que todas as dicas colocadas, nós, universitários já tinhamos conhcimento. Exceto uma que me surpreendeu mais, chamou minha atenção e gostei da dica, especialmente por eu não ter muita intimidade com números:
    (4. Figure os números para torna-los significativos. Para mostrar que a Apple vendeu 4 milhões de iPhones, Steve Jobs falou “São 20,000 iPhones em média por dia”.)
    No mais, admiro os feitos de Jobs e uma matéria que fala sobre ele, me interessa.

    Ana Luiza Veloso Moreira

    ResponderExcluir
  9. Steve Jobs utiliza de passos importates para todos antes de uma apresentação.
    Para vender um produto você deve mostrar interesse a qualquer custo, mesmo que este produto não te agrade, poisa sua expressão corporal durante a apresentação será a primeira coisa avaliada pelas pessoas.
    Carisma e bom intendimento do assunto é fundamental para qualquer apresentação.
    Portanto os dez passaos que Steve Jobs citou são os passos básicos para uma boa apresentação.
    Viviane Cristina Aguiar

    ResponderExcluir
  10. Esse artigo ajuda muito pessoas como eu, pois tenho muita dificuldade de falar em público e de organizar as idéias.
    com essa dicas de como se fazer uma apresentação, pude ver que se tivermos um cronograma a seguir tudo fica mais fácil.
    Ana Paula Luiza

    ResponderExcluir
  11. Com certeza o Steve Jobs é um dos melhores exemplos de como fazer uma apresentação. O ponto fundamental é acreditar no seu produto e transmitir isso aos outros. Percebemos que ele cria um clímax em sua apresentação, o que nos leva a ficar ansiosos e interessados em suas apresentações. Vemos que ate o Steve Jobs, um dos melhores apresentadores do momento, ensaia antes de suas apresentações, ou seja, a prática leva a perfeição.

    ResponderExcluir
  12. Por se tratar de Jobs e seu sucesso, podemos destacar que a principal preocupação de Steve é como seus produtos serão recebidos pelos consumidores. Ele faz questão de calcular o farmato de cada embalagem e como ela será tirada da caixa por cada usúario. A técnica de apresentação de Jobs, exalta seus produtos e os coloca como top. Afrase mais reconhecida dele é:"As pessoas não sabem o que querem, até darmos a ela". Jobs é referência em quesito de auto estima, ele sabe que é bom e não é tímido aomostrar isso.

    ResponderExcluir
  13. Realmente Steve jobs é um grande orador e muito mais ele tem uma visão de perfeccionismo estou lendo o livro a "A cabeça de Steve Jobs" e ele é inovador em tudo que cria,ele sempre quer dar uma sensaçao única ao seu cliente desde o designe dos produtos até a sua apresentaçao,ele pensa em cada detalhe desde a luz que reflete no produto ate a apresentaçao ao publico alvo e tambem ensaia varias vezes ate chegar na forma perfeita.E é por isso que Steve Jobs e reconhecido mundialmente.

    GIULLYANE LINDOZO

    ResponderExcluir
  14. As dicas propostas neste artigo se relacionam diretamente com nosso cotidiano,pois para aprensentarmos um trabalho elas nos serviria muito bem.
    Através desses comportamentos diante de um platéia ou até mesmo amigos de classe o trabalho não fica apenas bom,mas fica como marca presente da pessoa e sempre será lembrado.Laís Moura.

    ResponderExcluir
  15. Não preciso nem falar que Steve Jobs é um gênio né! Mas tambem tenho que concordar com a maioria da galera, que algumas dicas dados por ele já são "batidas", se assim posso dizer. Mas acho que ressaltá-las mais uma vez nunca é demais. Me interessei muito pela figura de Steve Jobs, pois além deste artigo estamos lendo (Turma de PP) seu livro_A cabeça de Steve Jobs_ Esse cara é demais!!!

    ResponderExcluir
  16. As dez dicas sobre um bom comportamento é uma boa para nós universitários que estamos começando a apresentar trabalhos, e, podemos levar isso até mesmo para a vida profissional.
    Gostei bastante, mas nada é tão bom que não possa ser melhorado. Mesmo que o Steve Jobs tenha uma ótima desenvoltura em suas apresentações, se formos analisarmos tem que ser melhorados em alguns aspectos.
    Mas é de boa ajuda apresentarmos internamente para pessoas conhecidas, que elas irão dar alguns toques em relação a sua postura, sua gesticulação e etc.
    Até mesmo para pessoas que há anos se apresentam, e nós que estamos no inicio de uma longa jornada de apresentações.
    Ana Carolina Dias

    ResponderExcluir
  17. Venho ressaltar a importãncia de grande gênio chamado Steve Jobs que vale como referência para aprendermos a nos comportar diante do público e direcionar nosso trabalho com desenvoltura e clareza, alé de dicas extraordinária para nosso sucesso profissional.

    ResponderExcluir
  18. Achei o artigo otimo pois mostra claramente varias maneiras de como temos de comportar diante do publico,dando dicas de termos uma boa apresentação e como disfarcarmos o nervossismo que sempre atrapalha, a dica que mais gostei é a de preparrarmos a apresentação,coisa que muitas vezes não fazemos por achar que não vamos travar na hora.

    Luana Alves

    ResponderExcluir
  19. steve jobs é sem duvida muito inteligênte,muito dinâmico,suas palestras são claras,não é aquela coisa cansativa,tediosa..
    com o texto dele aprendi temos que sempre procurar ficar mais calma na hora de apresentações,para melhor desempenho!

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Steve Jobs usa pontos fundamentais na suas palestras ,de forma que possa passar para o publico de uma forma simples e clara todas as informações necessárias sobre os produtos da marca,atraindo a atenção para o seu discurso,seja por meio de imagens,ou resaltando a cada instante a qualidade e a importancia dos seus produtos.Ele é uma pessoa que sabe,e tem a habilidade de promover a si mesmo e á sua marca Apple .

    ResponderExcluir
  22. As dicas de Steve Jobs são extremamente óbvias, mas as vezes não seguimos ao pé da letra. Mas, acho que as palavras chaves para uma grande apresentação é a paixão pelo produto/ serviço que você esta apresentando e saber todos os seus benefícios. Tendo essa paixão e conhecendo o produto/serviço com certeza qualquer pessoa fazerá uma grande apresentação porque ela vai estar totalmente segura do que vai falar.

    ResponderExcluir
  23. Este artigo mostra que pequenas modificações e novidades faz com que sua apresntação fique melhor e mais clara. Temos que estar bem com o tema a ser tratado, dominá-lo e saber analisar. Ensaiar também é muito importante, pois te prepara e organiza sua apresentação. Quanto mais a gente treina, mais nos acostumamos, aperfeiçoamos e adquirimos técnicas compatíveis para nós mesmos.

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito dop post, nos da dicas muito legais,que nos leva a compreender como realemente devemos comportar frente a um publico. Ressaltando e usando como exemplo um grande gênio Steve Jobs. Essas dicas são otimas para nós que estamos iniciando uma vida profissional muito ligada a publico, nos mostra o quanto é importante disfaçarmos o nervosismo e como é bom está bem aparentado, lembrando que nunca devemos ter medo de erra, pois ate os bons e experientes erram, saentem muitas vezes como ou pior do que nós qusndo vão fazer algo ou apresentar em publico.]
    Laisa Sousa

    ResponderExcluir
  25. Realmente são ótimas as dicas apresentadas na matéria, e mostram que se levadas a serio podem resultar em uma otima apresentação. Mostra como exemplo Steve Jobs, e apresenta de maneira objetiva como qualquer estudante ou profissional deve se comportar em uma apresentação para conseguir exito.
    Dá uma visão plana de como apresentar e dicar importantes para conseguir a atenção do público, algo que nem sempre é facil atingir.
    Alguns dos pontos são bem nítidos, mas com certa dificuldade de execucão principalmente para quem falta prática.

    ResponderExcluir
  26. Tá, mas alguns pontos têm de ser ditos sobre Steve Jobs. Ele primeiro cria um personagem de si mesmo, adotando traços de sua personalidade. Ele sempre se apresenta usando uma calça jeans surrada com a camisa manga comprida preta e tênis. Assim, passa aos espectadores um modelo “cool”, que é a marca registrada da Apple: design minimalista, mas belo e muito prático. Sobre os pontos eu destaco o de criar um momento de clímax. Mas acho que falta aí também um ponto a ser observado, que é o de saber improvisar. Não vi nestes tópicos a menção disso. Apenas o de ignorar um problema durante a apresentação. O que pode também dar errado.

    Hudson Franco

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Com certeza, as dicas dadas pela reportagem, já eram meio óbvias para a grande maioria aqui, mas reelembrar nunca é de mais, pois são nesses detalhes que julgamos como pequenos, que geralmente fazem toda a diferença em uma apresentação, porque se dominarmos bem cada uma das dicas acima, podemos driblar os problemas que sempre nos "pegam" na hora de uma apresentação, como o nervosimo, timidez, "medo" do público.

    ResponderExcluir
  29. LUIZ RICARDO CAMPOS DE OLIVEIRA
    A apresentação antes de mais nada deve destacar as informações mais importantes que queremos transmitir, ela é fundamental para a conquista dos nossos objetivos latentes. E nesse contexto o artigo de Steve Jobs serve como um guia prático de posturas e comportamento para uma apresentação de sucesso.

    ResponderExcluir
  30. Matéria de grande importância e utilidade. Pois, uma apresentação bem realizada pode influenciar significamente na interpretação do público no final. Uma apresentação bem feita pode despertar no publico a intenção de procurar mais sobre o assunto discutido, que no caso se for um produta à venda, lhe renderá grandes lucros.

    ResponderExcluir
  31. A reportagem apresenta dicas realmente de grande valor para organizarmos nossas apresentações. Pessoalmente não admiro nem um pouco o Steve Jobs, mas, dicas vindo de uma pessoa que já possui certa experiência no mercado são interessantes e de grande valia independente da pessoa que os dá.

    O modo como ele organiza as apresentações é realmente certeiro, cada detalhe da reunião se encaixa em seu devido lugar de forma a manter a atenção dos clientes e interessados em seu produto.

    Gostei muito do modo de se organizar a apresentação pela maneira com a qual ao mesmo tempo mostra o lado profissional e competente do produto, e ainda consegue, com a utilização de outros meios, atrair, entreter e convencer mais facilmente os clientes da qualidade de seu produto.

    ResponderExcluir
  32. Adorei a matéria, pois estou lendo um livro de Steve Jobs vejo que ele é muito perfeccionista nas coisas em que faz. A respeito de apresentações ou palestras em que apresenta vejo que ele sempre ensaia varias vezes antes de apresentar, sempre mostra ao publico certeza no que esta falando. Exemplo: em uma apresentação para mostra o novo produto (computador) ele estava incomodado com a luz do ambiente em que estava desproporcionando os produtos mostrados, com isso tentou algumas vezes ate chegar à luz adequada. Pessoas que viu aqui pensaram que era implicância dele, mais no final viu que não. Que realmente a luz fez uma diferença em sua apresentação quando foram mostrados os produtos no telão deixando as cores mais vivas. Com isso tudo podemos perceber que essa 10 dicas de Steve Jobs são validas e pode nos ajudar muito em uma apresentação.

    JESSICA FELIX

    ResponderExcluir
  33. Um produto de excelência só poderia ter um orador de excelência. Steve Jobs não chegou onde está por acaso. Além de técnica e paixão, ele possui uma postura positiva e incentivadora que cativa o expectador envolvendo-o no assunto. Sua postura é ereta, a linguagem clara, a atitude extremamente positiva. Tinha tudo pra dar certo e deu. A Apple é um sucesso e as dicas de Steve Jobs são utilíssimas.
    Gilma Oliveira

    ResponderExcluir