quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Novo status para a Expressão Corporal

A hora de correr, jogar e se exercitar está mais rica: o objetivo agora é explorar as diferentes culturas e integrar os alunos

Por Beatriz Santomauro - colaborou Iracy Paulina - Revista Nova Escola - Ed. 215 - Setembro 2008. - Foto: Robson Fernandjes/AE


Não é preciso marcar gol ou ser o primeiro a cruzar a linha de chegada. Basta participar, interagir, ajudar, planejar e interferir para ser campeão. É assim, com muita integração e espaço para conhecer diferentes manifestações culturais, esportivas e sociais, que a Educação Física está ampliando seu papel nas escolas. Mais do que o movimento pelo movimento, o que importa atualmente é conhecer e desenvolver as manifestações corporais. Além do jogo (com suas estratégias práticas) e das atividades de relaxamento e alongamento dos músculos, é preciso ensinar a importância da afetividade, do trabalho em equipe e da convivência com diferentes pessoas e grupos.

Todas essas idéias estão presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) - mas mal começam a se disseminar pelo país, trazendo avanços na forma de trabalhar a disciplina e ajudando a acabar com mitos, como o de que só alguns alunos, "mais dotados do que outros", conseguem aproveitar as aulas (leia mais no quadro). "Essa abordagem parte do princípio de que temos conhecimentos acumulados historicamente que precisam ser transmitidos para as novas gerações por meio da escola", diz Marcos Garcia Neira, da Universidade de São Paulo (USP).

Alfabetização corporal
João Batista Freire, da Universidade Estadual de Santa Catarina, destaca que hoje é essencial trabalhar a alfabetização corporal: "Existe um vocabulário motor, uma 'fala' do corpo, e é possível fazer a turma avançar apresentando novas experiências e propostas de ação". Assim, uma ampla gama de atividades deve ser proposta para os alunos ampliarem seu repertório de vivências. Se os meninos não gostam de dançar e as meninas têm menos força física, essas características precisam ser respeitadas, mas cabe ao professor criar atividades que valorizem todas as características, já que o propósito atual do ensino de Educação Física não é mais revelar atletas, como já foi comum no passado (saiba mais sobre a evolução da disciplina no Brasil na linha do tempo).

Glauco Ramos, professor do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos, dá um exemplo: "O futebol precisa ser trabalhado com a adaptação de regras de acordo com o grupo. Não pode ser a reprodução do esporte profissional que acompanhamos pela televisão". Esse trabalho fica mais fácil quando o professor constrói junto com a garotada as práticas corporais a estudar, aproximando a escola daquilo que é feito na comunidade. Se o funk, o hip hop e o rap são muito presentes nela, é uma ótima pedida levá-los para as aulas. Isso faz com que todos participem com mais interesse.

Como o foco não é mais só correr e pôr a turma para jogar bola, a maneira de transmitir os conhecimentos precisa ser diversificada. Por isso, a Educação Física não tem lugar apenas na quadra, mas na sala de aula, na de vídeo, no pátio, em palestras de profissionais e visitas a academias de ginástica e escolas de esportes. O caderno passa a ser o espaço para registrar descobertas e ref lexões, criar brincadeiras e regras, pesquisar e observar experiências. "Não há 100% de garantia de que o uso de materiais variados resulte em boas aulas. Mas, se forem bem usados, eles tornarão as aulas mais ricas", diz Samuel de Souza Neto, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Valorização cultural
No jargão da disciplina, a inf luência da memória impressa no corpo e nos movimentos do aluno é a chamada cultura corporal. Algumas manifestações dessas inf luências são os conteúdos a trabalhar: jogos, lutas, esportes, ginástica, atividades rítmicas e expressivas. "São 12 anos para explorar as diferentes culturas", diz Marcos Neira, da USP, referindo-se ao tempo que a garotada fica no Ensino Fundamental e no Médio. Segundo ele, "todos temos conhecimentos que precisam ser reconhecidos e ampliados pela escola". Essa concepção é conhecida como perspectiva cultural. Além dela, outras três polarizam as discussões sobre a Educação Física hoje no Brasil (leia o quadro).

"Não há caminho certo ou errado nem proposta melhor que outra, mas é preciso saber que aluno a escola quer formar", diz Fábio d'Ângelo, selecionador do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10. Todas as correntes têm em comum, é claro, o objeto de estudo da disciplina: o movimento. O que varia é a maneira de desenvolver as atividades em classe e a prioridade dada a um ou outro aspecto. A perspectiva cultural é tão recente que poucos dos professores de hoje tiveram aulas assim enquanto eram estudantes. "Até a década de 1980, ninguém falava em jogos, brincadeiras, expressão corporal. Eram só técnicas esportivas e muita repetição", lembra Marcelo Barros da Silva, formador de professores e consultor de programas socioeducativos. Um bom exemplo de como levar isso para a prática é o projeto de José Carlos dos Santos, que ensinou esportes de taco e raquete para turmas de 5ª série, o que lhe rendeu o troféu de Educador Nota 10 no ano passado.

"Antes de ser um professor de Educação Física, é preciso ser professor da escola. Os cursos de formação têm de incorporar um novo paradigma de informação. Não dá mais para ter uma grade que privilegia o fazer. Espera-se é um reforço na parte pedagógica e didática", afirma Osvaldo Luiz Ferraz, da USP, que ajudou a reformular o currículo da universidade, concluído em 2006. "Buscamos um equilíbrio entre os aspectos biológicos e esportivos e a abordagem sociocultural."

O curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul também passou por mudanças em 2005. "Precisamos mostrar aos futuros professores que a disciplina é uma área do conhecimento, não um espaço para o exercício de aptidões físicas", destaca Alex Branco Fraga, coordenador do bacharelado e da licenciatura. Para isso, o estudante de graduação precisa sistematizar uma série de conhecimentos. "Existem cerca de 300 modalidades esportivas, mas poucas são exploradas. Que tal apresentar aos alunos esportes em que uma equipe entra no campo da outra ou mostrar a riqueza da ginástica olímpica como uma cultura corporal?", exemplifica Fraga. Em Duque de Caxias, na Grande Rio, a professora Tânia Casali de Oliveira é um bom exemplo das transformações pelas quais o ensino vem passando (leia a entrevista ao lado).

Outra deficiência que se quer combatida é a separação entre teoria e prática, com a ampliação da carga horária dos estágios, de 150 para 450 horas (antes eles começavam no oitavo semestre, e agora, no sexto). "O programa foi dividido em três etapas para que o aluno tenha experiência de docência na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio." Quanto maior a pluraridade de vivências, melhor para o grupo. "Nesse contexto, o papel do professor é construir uma ponte entre essas manifestações culturais locais e os conteúdos previstos", diz Souza Neto, da Unesp. Sim, é muito importante ter clareza dos conteúdos - como em qualquer disciplina, aliás - para alcançar os objetivos (confira as expectativas de aprendizagem para o 5º e o 9º ano do Ensino Fundamental).

Inclusão eficiente
A Educação Física, como as demais disciplinas, deve incluir não apenas os gordinhos e baixinhos, mas também os que têm alguma deficiência (física ou mental). "É papel da escola ensinar a conviver com as diferenças e oferecer meios de ajudar a aumentar a sociabilidade", diz Marcos Neira. Os PCNs defendem que isso ajuda a desenvolver "particularmente as capacidades afetivas, de integração e inserção social". Obviamente, é preciso adaptar as atividades às deficiências dos alunos de sua turma para que eles aprendam. Ao propor um jogo com bola para uma classe em que uma das crianças se locomova em cadeira de rodas, garanta que ela possa participar, atuando como um dos jogadores ou em outra função em que ela colabore com o grupo. O ideal é dar a ela a oportunidade de treinar e desenvolver suas habilidades ou de fazer parte das atividades que envolvam competição, e não apenas atuar como técnico ou juiz, por exemplo. Dessa forma, todos ajudam, interagem, planejam e se tornam verdadeiros campeões.

Prezados, dêem sua opiniao e reflitam nas consequências no futuro das crianças.

27 comentários:

  1. Muito boa a materia, pois nos chama à atenção mostrando que a Ed Fisica é uma disciplinas como as outras, com suas partes teoricas e praticas, que devemos valoriza-la como as outras discplinas.Além de sabermos que ela hoje é uma disciplina obrigatoria,atualmente o significado da Educação Física foi ampliado para um conjunto de conhecimentos classificado como cultura corporal, que compreende os jogos, esportes, lutas, ginásticas, atividades rítmicas e expressivas e conhecimentos sobre o corpo.Outra inovação da Educação Física é que a disciplina deixa de ser exclusivamente voltada para a prática de atividades físicas para incluir a transmissão de informações sobre estas práticas.
    Laisa Sousa

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  2. Com esta reportagem pude olhar com outros olhos a Ed.Física por um lado que não olhava. Esta disciplina e importante quanto às outras, e ganha conhecimentos sim. Não é uma simples hora de diversão com os amigos, mas podemos juntar com o aprendizado também.
    O crescimento das crianças com algum esporte é muito bom para se extravasar e deixa de lado qual quer coisa. Além de conhecer varias culturas pode ter um preparo físico melhor com o passar do tempo, e saber conviver em grupo.
    Não podemos deixar de lado que todas as crianças têm direito de ter este aprendizado, sabendo adaptar adequadamente a cada uma.
    (Jéssica Félix)

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  3. A educação física começa a ser cada vez mais valorizada, pois tem o poder de disciplinar o corpo e o aluno, integrar pessoas diferentes, achar novos talentos e exercitar o corpo. Vejo que isso representará um grande avanço para as crianças no futuro, porque acredito no esporte como meio de melhorar a população, devemos lembrar que a educação física é uma profissão que abrange mais do que o físico, ela visa a educação pessoal das pessoas e o desenvolvimento das expressões corporais, sendo que podemos utilizar a música para se ter melhores resultados de interação. Vejo que o profissional de educação física deve utilizar cada vez mais de novas técnicas para interagir com a criançada. Tudo isso é muito bom para as crianças e para o futuro de nosso país.
    Bernardo Gouveia Cardoso

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  4. O esporte rompe barreiras.
    Em qualquer competição esportiva, o que determina um vencedor não é a classe social, a raça, a etnia, muito menos a religião. São o talento e a competência de um atleta.
    Hoje, nas escolas, as crianças recebem diferentes estímulos nas aulas de educação física. Isso é ótimo para a formação intelectual e física dos alunos.
    O trabalho em equipe nas aulas de educação física é uma boa maneira de preparar o aluno para o mercado de trabalho e o mundo globalizado.
    O esporte exercita a disciplina, melhora a auto estima, trabalha a formação dos bons valores, valoriza o respeito ao próximo e, acima de tudo, faz bem à saúde.
    O profissional de educação física deixou de ser um mero professor de esportes e passou a ser um formador de opinião.
    Fábio Esquarcio

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  5. A Ed. Física faz com que pessoas de vários tipos aprendam a se comunicar, trabalhar em equipe, explorar idéias novas, interagir mesmo sendo tão diferentes. Isso nos mostra com ela é importante tal como qualquer outra disciplina.
    Como já sabemos as atividades físicas sempre foram importantes para um bom desempenho, raciocinio, postura e saúde. Agora não é só isso, um professor tem que ser ativo e comunicativo, conhecedor de muito mais do que apenas esportes.
    Maíra Andrade

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  6. A matéria nos mostra a Educação Física de uma maneira mais ampliada devido ao fato de nos relatar que ela vai muito além de simples atividades físicas. Como foi dito na matéria a Educação Física nos ajuda a desenvolver nossa comunicação corporal e até mesmo nosso espírito de equipe em que todas as pessoas de um mesmo grupo é igualmente essencial para o próprio.
    Confesso que antes de ler essa matéria sobre a Educação Física,a mesma para mim era completamente indiferente pelo fato de não conhecer esse outro lado, esse outro objetivo que ela tem em nossas vidas e depois de ter lido a respeito acredito que ela tem até um papel meio psicológico,pois através da ed.física as peesoas que se sentem incapazes ou inferiores as outras consseguem romper essas barreiras e se enxergarem como pessoas tão capazes como qualquer outra pessoa.
    Achei a matérai muito interessante,pois a partir dela pude reconhecer o valor e o papel super importante que a Educação Física tem na vida das pessoas.

    Raphaele Fortes

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  7. Essa matéria nos leva a refletir o quanto a Educação Física pode fazer parte do crescimento cultural dos alunos,além de levar o conhecimento de modalidades esportivas essa nova iniciativa tomada por alguns professores é muito relevante pois irá proporcionar aos alunos,um conhecimento e interação com diversas culturas que estão presentes entre eles mas que nem todos conhecem.
    Isso acarretará um futuro brilhante a nova geração,que não terá apenas conhecimentos esportivos,mas conhecimentos culturais pra vida toda.
    Laís Moura.

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  8. Achei a matéria bem interessante pois mostra de certa forma a superação da imagem concreta que muitas matérias possuem.

    O artigo releva a importancia de matérias didáticas não se prenderem exclusivamente a parte teórica, ou exclusivamente a parte prática.

    Acho que acima de tudo as coisas descritas acima mostram uma forma de se romper facilmente preconceitos e barreiras entre o professor e seus alunos. Ao abordar diversas culturas o professor faz um processo de inclusão de seus alunos, fazendo com que eles não vejam com olhar de desprezo grande parte das atividades.

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  9. O exercício é bom para a mente e para o corpo. A ed.física é importante pois além de exercitar o corpo, o exercício relaxa e faz bem a saúde!
    Cada aluno tem seus gostos diferentes por exerecícios físicos, alguns gostam de futebol e outros não, e é fundamental saber de cada um a preferência e assim adaptar as aulas para que todos pratiquem e ninguém fique de fora.
    Maria Carolina

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  10. Temos visto a que o profissional de Educação Física tem tido vários conceitos e mudanças ao longo dos anos, hoje podemos ver este profissionalmais valorizados, caracterizado principalmente por ele trazer mais qualidade de vida para as pessoas. Excelente matéria.

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  11. A matéria de Educação Física não é boa somente para o corpo, mas também para a nossa mente.
    A matéria acima mostra a importância dela e quebra paradigmas, mostrando a todos que hoje em dia é FUNDAMENTAL.

    Maria Laura Scaranti

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  12. Considero importantíssima essa preocupação e cuidados com os novos rumos das atividades físicas. Como dito no texto, a Ed. Física não deve ter como objetivo apenas o treinamento ou o desenvolvimento de futuros atletas. Pensar assim é muito limitado. Uma atividade tão rica e com um imenso leque de possibilidades deve ser explorada o máximo possível, gerando assim ganhos além do aspecto físico, como na integração social, por exemplo.
    Lucas Junqueira Carsalade

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  13. É muito importante a presença da Ed. Física, pois ela acrescenta em nossa saúde, e, quando vemos crianças cultivando isso a nossa ideia é que com uma boa alimentação a pessoa viverá mais tempo que o esperado.Infelizmente existem as pessoas que não gostam ou não vêem isso como um bem. Isso reflete em sua saúde.
    Como o Lucas disse " a Ed. Física não deve ter como objetivo apenas o treinamento ou o desenvolvimento de futuros atletas..." as pessoas tem que entender que é um bem, e a expressão corporal mesmo não sendo a ed. física propriamente nos ensina como estar bem com o nosso próprio corpo e entender que ele é muito mais importante do que imaginamos.

    Ana Carolina Dias

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  14. A Educação Física tem a importância de fazer com que os jovens façam algum movimento, ficar horas sentado estudando faz com que cada vez mais os jovens tenham problemas de postura.
    A aula de educação física tem importante função em mostrar como o nosso corpo comporta de maneiras diferentes. O exercício físico pela amanhã nos deixa mais alerta e disposto para o longo dia que vem pela frente.

    Viviane Cristina Chaves de aguiar

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  15. É muito importante deixar de ver a educação física como uma mera matéria de práticas esportivas. O desenvolvimento físico ajuda o mental. Proporciona mais disposição..inclusive para estudar.
    A inclusão de alunos baixos, gordinhos e deficiente é de suma importância para que todos aprendam a interagir, além distinguir e respeitar a capacidade de cada um.
    Em um mundo onde as pessoas vivem cada vez mais solitárias, sem calor humano, presos às grandes tecnologias, mudar a forma como se dá as aulas de educação física pode trazer de volta a interação entre os alunos.
    Bárbara Arvellos

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  16. É interresante que, como aluno que veio de escolas que trabalharam a ED. fisica de forma massante e repetitiva como diz mesmo o texto que a mesma costuma ser trabalhada, nunca teria identificado relação entre ela e a expressão corporal. A proposta do artigo, de fazer da ED.Fisica um meio de trabalhar a expressão corporal, principalmente em escolas publicas, traz finalmente um sentido a mateira, que na maioria dos colegios mantidos pelo governo se tratam somente de "Futebol para os meninos, Volei para as meninas" e na maioria das vezes não tem nem professor e fica na serventia mais de um horario vago.

    Alex Costa

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  17. Acho importante atrair e fazer os alunos se interessarem pelas atividades físicas nas escolas, expandindo ou criando varias outras atividades como ginastica, ou outros esportes dentro da mesma área, pois assim os alunos tem mais facilidade de acharem uma atividade de acordo com as suas habilidades,fazendo com que todos eles participem. As atividades físicas ajudam não somente na saúde, mas também no desenvolvimento e na interaçao com diversas pessoas, o que no futuro podera tornar o aluno em um indivíduo mais aberto e sociável.

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  18. A forma como o texto apresenta a disciplina é realmente interessante; usar a educação física como algo além da prática esportiva, acho isso sensacional,pois a disciplina sempre foi muito voltada para esse "lado duro" de atividades físicas,não levando em consideração as diferenças, tanto de força(entre meninos e meninas),quanto as próprias preferencias de ambas as partes.Na minha opinião deve-se sim, se investir neste tipo de aprendizagem que visa não somente desenvolver a parte física do individuo, mas o desenvolvimento do mesmo como um todo.
    Natália Costa

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  19. Nunca fui muito de fazer as aulas de educação física que tinha na escola, muito pelo contrário. Mas depois de ler essa matéria, mudei um pouco a visão que eu tinha sobre essa matéria e sua importância na vida dos alunos. Todos sempre pensam que a Ed.Física é uma aula de bagunça, aula para não se fazer nada, o que a reportagem nos faz ver totalmente diferente, uma vez que o esporte pode trazer muitos benefícios para os alunos, como por exemplo uma boa socialização com os demais, saber respeitar o adversário, além de ser beneficiente para a saúde.

    Izabel Nascimento Barbosa.

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  20. É importante pensar que o ser humano é composto por um conjunto e que este conjunto precisa estar sincronizado. Há vertentes na educação que defendem cargas horárias mais equilibradas que englobem conhecimento intelectual, relações interpessoais e atividade corporal. Defendem que a educação tem de promover o desenvolvimento dos três pontos, pois só assim produzirá um ser humano equilibrado. O que vemos nessa reportagem é que existe um despertar para essa questão da expressão corporal e da atividade física como sendo tão importantes quanto a produção intelectual e que tem a função de "completar" ou complementar a formação do indivíduo, extremamente importante para nossas crianças.

    Gilma Oliveira

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  21. E muito importante A disciplina de educação fisica nas escolas nao so a forma massante de exercicios mais a forma teorica e didatica dos esportes..isso tem que ser uma coisas cultural..o esporte deve dar prazer ao aluno que vai praticar ,sendo ele magro,gordo.alto ou baixo,sem distinções tem que ter uma forma dinamica onde todos possam ser incluidos e isso influencia na formação pessoal ..isso leva para vida inteira.

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  22. Muito interessante a materia, pq a ed fisica é fundamental tanto para o corpo quanto para a mente pois as atividades fisicas nos ajudam a ter mais controle do corpo e quanto o corpo está bem a mente tbm está, fazendo atividades fisicas ativamos nosso cérebro e o mantemos trabalhando tbm.

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  23. A Educação Física pode colaborar para uma melhor qualidade de vida dos alunos. Praticar atividades físicas regularmente pode contribuir para: melhora do humor das pessoas, a disciplina, superação, concentração, intelectualidade, estabilidade emocional, entre diversos outros pontos.
    "a atividade física e o esporte são importantes não somente como instrumento para os benefícios corporais, mas também como elemento de suporte de moldura emocional significativa e funcional." (MIRANDA, 1998, p.64)
    Bruna Freitas

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  24. LUIZ RICARDO CAMPOS DE OLIVEIRA
    O texto diz:que é com integração e espaço para conhecer diferentes manifestações culturais, esportivas e sociais, que a Educação Física está ampliando seu papel nas escolas. Mais do que o movimento pelo movimento, o que importa atualmente é conhecer e desenvolver as manifestações corporais. Além do jogo (com suas estratégias práticas) e das atividades de relaxamento e alongamento dos músculos, é preciso ensinar a importância da afetividade, do trabalho em equipe e da convivência com diferentes pessoas e grupos. Podemos ver claramente a importancia da educacao fisica nos aspectos de disciplina, educacao corporal e consequentemente a expressao, que deve ser praticada de forma democratica e inclusiva, buscando uma harmonia de ensinamos adequados aos diferentes tipos de alunos.

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  25. É a Ciência avançando cada vez mais na Medicina Esportiva. Gostei da parte do texto que afirma sobre o respeito e a valorização das características de cada indivíduo. Como diria o poeta romano Juvenal, em sua sua obra 'As Sátiras', 'Mens sana in corpore sano'!

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  26. Acredito que antigamente a visão da aula de Educação Fisica era da aula que não se fazia nada e poderia-se faltar sem medo, porém ao longo do tempo, estamos percebendo uma mudança em relação a esta percepção dos alunos, os professores estão inovando e com isso os alunos gostando mais e mais das aulas.
    acho que a aula de Educação Fisica é de extrema importância para os alunos pois com ela eles podem aprender diversas técnicas pro resto da vida sobre saúde e exercicios físicos.

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  27. As aulas de educação fisica são de extrema importancia no desenvolvimento favoravel das crianças. É importante notar como as aulas podem influenciar no desenvolvimento das crianças auxiliando a entender e a aceitar as diferenças existentes em todos os individuos.
    Sem contar a importancia da disciplina para a integração das crianças que atraves da expressao conseguem interagir com outras crianças evitando um isolamento e proporcionando novas experiencias. A preocupação das escolas devem ser sempre em harmonizar as aulas buscando inserir nas atividades todos os alunos.

    Vanessa Monteiro

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