sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Expressões Faciais: um diálogo sem palavras?


Prezadas e Prezados, escrevam um pouco sobre as ilustrações e a importância das expressões faciais no cotidiano.

31 comentários:

  1. As expressões faciais tem um poder imenso de tornar aquilo que não escutamos em algo que conseguimos entender,através delas podemos descobrir vários sentimentos expressados pelas pessoas tanto para o bem,quanto pra o mal.
    É uma ótima alternativa para revelarmos aquilo que pensamos e sentimos não através de palavras,mas apenas com expressões feitas por nós mesmos.
    Laís Moura.

    ResponderExcluir
  2. As expressões acima, são mesmo as expressões feitas por nós. A prova foi na aula passada, que eu, mesma sem olhar para o quadro, fazia a cara igual ou parecida quando o professor explicava as situações.
    E é isso, em cada situação temos uma expressão diferente e que todos, mesmo sem as palavras, entendem.

    Maria Laura Scaranti

    ResponderExcluir
  3. Interessante mesmo capacidade de leitura que temos com a expressão facial. Mais legal ainda é ver que a sombrancelha tem um fator determinante na leitura. Uma curiosidade: pesquisando na net, descobri que o botox está influenciando a mudança de expressões, inclusive sentimentos. http://bit.ly/cmYi2y.
    Hudson Franco

    ResponderExcluir
  4. As imagens demonstram bem muitas das expressões que fazemos em nosso dia-a-dia, e que são essenciais em nossa comunicação com as pessoas a nossa volta.

    Acho também que acima de tudo, as expressões tornam nossas falas coerentes, ou seja, não seríamos capazes de nos relacionar bem com as outras pessoas se, ao falarmos sobre algo triste, fizéssemos uma expressão de ironia.

    Sem as expressões faciais não seríamos humanos, mas sim, computadores reproduzindo falas.

    ResponderExcluir
  5. As vezes sem perceber fazemos umas expressões faciais que vão "dizer sem palavras" o que queremos expressar.
    os olhares, o jeito de sorrir, as sombrancelhas, podem dizer tudo!

    ResponderExcluir
  6. As expressões faciais, têm um papel fundamental na expressão corporal, primeiramente quando estamos conversado ou escutando uma pessoa geralmente olhamos para o rosto dela, deste modo é muito importante analisarmos e interpretarmos suas expressões faciais, deste modo podemos compreender se o que ela realmente fala condiz com o que ela sente, além disso podemos identificar o estado emocional da pessoa.
    Bernardo Gouveia Cardoso

    ResponderExcluir
  7. Interessante como tudo o que fazemos/falamos está diretamente interligado. Por exemplo, as expressões faciais ilustradas acima tem que vir acompanhadas por uma postura condizente com sentimento reproduzido, senão perde-se a coerência do que realmente queremos expressar. Sem contar que, qualquer uma dessas expressões são, automaticamente, reconhecidas e bem interpretadas por nós diariamente.

    Samara Ferreira Mendes Abrahão.

    ResponderExcluir
  8. A as expressões faciais muitas vezes remete as pessoas o que não conseguimos expressar com palavras, e muitas vezes valem mais que palavras elas nos elva a intender se o que está sendo dito é verdade.A expressão facial é a forma mais básica e mais comum de expressão de emoções, fisiologistas estimaram que o rosto humano seria capaz de gerar cerca de 20.000 expressões diferentes. Juntamente com o olhar a expressão facial é o meio mais rico e importante, para expressarmos os nossos estados de ânimo e as nossas emoções, a expressão facial utiliza-se essencialmente para regular a interacção, e para reforçar a nossa mensagem enviada junto do receptor.è uam forma de tar mostrando aos outros tudo aquilo que não conseguimos demonstrar com palavras.

    Laisa Sousa

    ResponderExcluir
  9. Se o nosso corpo fala, o rosto fala muito por si só.
    Ele é capaz de substituir, em muitos casos, a expressão vocal.
    E, por que não dizer, pode ser o nosso cartão de visitas.
    É difícil esconder as emoções e os sentimentos por causa da nossa expressão facial.
    Somente artistas são capazes de fazer algo parecido.
    Na vida real, muitas vezes não é preciso palavras para expressarmos nossa opinião. Basta um olhar.
    Fábio Esquarcio

    ResponderExcluir
  10. De fato as nossas expressões faciais podem dizer muito mais do que palavras. Através delas pode-se indentificar nossas reaçoes diante de derivadas situações.Pode-se saber o que aprovamos e reprovamos, o que gostamos ou não gostamos, enfim,nossas expressões faciais revelam muito sobre nós.
    Raphaele Fortes

    ResponderExcluir
  11. Foi bom rever essa imagens e lembrar da aula! Bom, antes de tudo, considero fundamental a integração fala e expressão corporal/facial para a comunicação. Quando esses dois itens estão "desalinhados", fica claro que a pessoa está mentindo ou está insegura em relação ao que diz. Entretanto, é importante citar também que cada um desses elementos é extremamente representativo e que, na falta ou da fala ou da expressão corporal/facial, o que estiver presente deverá ser bem produzido para uma melhor interlocução.
    Lucas Junqueira Carsalade

    ResponderExcluir
  12. As imagens são impactantes, reforçam a ideia que realmente querem passar. Mas o ser humano é muito contraditório. Em vários momentos ele nos "engana", querendo passar uma ideia que não é a veridica.
    Fazendo um link com nossa ultima aula, nessas fotos é bom enfatizar que existem pessoas que condiz suas expressões com o seu jeito de falar.

    Ana Carolina Dias

    ResponderExcluir
  13. A expressão facial de cada um reforça ou desconstroi o que a pessoa fala. A representação facial junto com a expressão corpórea de cada um nos faz quem somos e como agimos em determinadas situações.

    Viviane Cristina Chaves de Aguiar

    ResponderExcluir
  14. As expressões faciais demonstram os sentimentos e as vontades de cada pessoa. É o reflexo daquilo que cada um é por dentro, levando a imagem aos olhos do outro, que recebe as informações e interpretam de acordo com o que vê. É de grande importância ter o controle de suas expressões para não transmitir informações que devem ser passadas em momentos importantes, como em uma entrevista de emprego, por exemplo.

    ResponderExcluir
  15. Facilmente podemos reconhecer os sentimentos de acordo com as expressoes faciais apresentadas, sem mesmo ler a descrição delas. As nossas expressões na maioria das vezes conseguem refletir nossos pensamentos , e dessa forma determinadas pessoas podem receber ou interpretar essas informações que pasamos atraves das nossas expressões e criar uma certa imagem de nós.Então basicamente, as nossas expressões sao uma forma de comunicaçcao nao verbal.

    ResponderExcluir
  16. Bom, meio clichê o que vou dizer...Mas é verdade mesmo fazer o que! Um olhar diz mais que mil palavras. Infelizmente, e digo isto com muita franqueza, por mais que tentemos disfarçar ou até mesmo não demostrar nossas expressões e reações, é praticamente impossivel.
    Por muitas das vezes fazemos as mesmas com tanta naturalidade que nem sequer percebemos.
    Nossas expressões, sejam elas facias ou corporais como um todo, de alguma forma sempre nos "entrega" em determinadas situações, onde nossa boca diz algo que não condiz com as expressões as quais nosso corpo demostra.
    Natália Costa.

    ResponderExcluir
  17. Já está muito claro para todos nós, que a expressão facial tem uma grande importância, afinal é através dela que podemos expressar nossas emoções e muitas vezes elas nos desmascara, pois podemos estar falando uma coisa, enquanto nossa expressão facil diz completamente outra. É aquela velha história: "um olhar vale mais do que mil palavras".

    Izabel Nascimento Barbosa

    ResponderExcluir
  18. Muitas vezes não nos damos conta de quanto nossa expressão facial é significativa. Podemos perceber, observando as expressões nas fotos da reportagem, o contexto em que a personagem se encontra. Expressões de angústia, alegria, tristeza, raiva, medo, desconfiança, são captadas sem a necessidade de nenhum diálogo. A expressão facial é a porta de entrada do indivíduo, por isso, se faz tão importante conhecer a si mesmo e as suas reações. Vale uma reflexão!

    ResponderExcluir
  19. Expressões faciais com legendas em inglês e mesmo que a pessoa não saiba a língua, sabe o que cada expressão significa.
    Essas caras e bocas que fazemos são praticamente universais e inatas, ou seja, já nascemos com essas expressões e feições de como devem ser feitas em cada situação.
    Isso é magnifico e reforça mais uma vez o poder e influência da expressão coporal nas nossas vidas e dia-a-dia.

    Ana Luiza Veloso Moreira

    ResponderExcluir
  20. As expressões faciais mostradas,sao estados que os temos que é de felicidade.tristeza,raiva,surpresa,indecisão.Coisas que utilizamos no dia-a-dia...nós apredemos ainda quando somos bebes...nossas mães ficavam nos mostrando caretas e isso se torna uma coisa natural na gora de expressar nossas emoções.

    ResponderExcluir
  21. As expressões faciais sejam elas positivas ou negativas mostram claramente nosso estado de espirito, algumas com alegria, irritação, mas todas cheia de emoções.
    Nosso estado de espirito é transparente pelo olhar, pelo sorriso que muitas vezes nossa cara condena nossa aprovação ou nossa reprovação.

    ResponderExcluir
  22. É interessante como as expressões as vezes por nossa parte involuntárias, nos explicam cada coisa e a reação das pessoas quando acontece algo, vc pode perceber pela expressão da pessoa, da pra saber se ela esta dizendo a verdade ou mentindo, dependendo da situação.

    ResponderExcluir
  23. Muitas vezes não precisamos nem falar para que as pessoas entendam o que queremos dizer ou até mesmo o que estamos sentido. Nossas expressões faciais, muitas vezes dizem mais que nossas próprias palavras, como podemos ver nas imagens postadas nesse blog.
    Bruna Freitas

    ResponderExcluir
  24. a expressão facial é muito significativa pois através dela podemos expressar o que estamos sentindo no momento e evitar até mesmo discurssões ou coisas assim, meus amigos dizem que quando não estou pra conversar dá para ver pela espressão do meu rosto, assim eles já sabem que não estou num bom dia e nem mexem pois sabem que vem chumbo grosso. e nas imagens postadas conseguimos decifrar o que a pessoa está pensando ou passando mesmo sendo a legenda em inglês.

    ResponderExcluir
  25. Apenas com as espressões faciais conseguimos identificar varios sentimentos e situações vividas pelas pessoas. O exercício do não verbal apresentado em sala, foi um ótimo exemplo que serviu bem para contextualizar esse tema.
    As vezes mesmo sem conhecer uma pessoa conseguimos decifra la pela espressão facial, quando existe uma relação prévia saber o que se passa apenas olhando uma face é ainda mais fácil. outra coisa legal de se pensar é como é difícil disfarcar emoções justamente pela nossa espressão que deixa transparecer sem nos dizermos uma palavra. É fascinante quando podemos assistir a profissionais atores e atrizes que disfarçam e transmitem qualquer emoção. Mas para isso é necessário um dom e prática, em nos as emoções são transparente aos olhos.


    Vanessa Monteiro

    ResponderExcluir
  26. LUIZ RICARDO CAMPOS DE OLIVEIRA
    As expressoes faciais falam por si, e podem ser importantes complementos para se buscar a veracidade das falas. a maior parte dos movimentos faciais sao involuntarios e demonstram na maior parte das vezes o que realmente sentimos ou queremos expressar. Sentimentos de alegria, frustracao, desinteresse, medo, panico, sao perceptiveis pela expressao facial, sendo importante identificarmos essas reacoes universais da face para nao cometermos deslizes nas compreensoes da expressao corporal.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. A expressão facial e uma das formas mais comuns de se expressar emocionalmente, o rosto humano pode ser capas de fazer muitas caras e bocas, isso não pode negar. Pois com uma simples forma de olhar pra uma pessoa sem falar nenhuma palavra, podemos saber na maioria das vezes reações das pessoas se esta alegre, triste, preocupada, dentre outros sentimentos/emoções. A expressão facial é necessária para ajudar na interação, e para reforçar a nossa mensagem enviada junto do receptor. Com tudo isso tudo pude perceber como o modo de usar o nosso rosto pode ser a favor ou contra, devemos tomar cuidado no modo em que usamos, porque o que transmitimos através da expressão facial nem sempre é percebida pelo nosso conscientemente. Um ditado popular que deixa bem claro isso é: “Um simples gesto vale por 1000 palavras”.

    JÉSSICA FÉLIX

    ResponderExcluir
  29. A expressão facial é fundamental na comunicação com as outras pessoas, pois através dela podemos perceber coisas que contra dizem com palavras ditas. Desta forma, nossas palavras devem estar de acordo com a nossa expressão facil e coporal.
    É fundamental que essa sintonia ocorra para que a comunicação entre as pessoas não seja prejudicada.

    ResponderExcluir
  30. Olá,

    Caso queiram discutir mais sobre o assunto, possuo um facebook exclusivamente sobre expressão facial: https://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002616084353

    Abraços,

    Edinaldo Junior

    ResponderExcluir