quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Estresse no trabalho pode causar doença de voz em professor

De Nilbberth Silva - Agência USP de Notícias - 02/03/201

Estresse no trabalho pode causar doença de voz em professor – Cerca de 60% dos professores da rede municipal da cidade de São Paulo têm distúrbios na voz — uma prevalência cinco vezes maior que no resto da população (1). De acordo com uma pesquisa da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, o estresse no trabalho está fortemente associado com essas doenças e elas aumentam de 6 a 9,5 vezes as chances de o professor tornar-se incapaz para o trabalho.

A fonoaudióloga Susana Giannini avaliou 167 professores de ensino infantil, fundamental e médio com distúrbios de voz na cidade de São Paulo. Ela comparou-os com 105 colegas saudáveis, provenientes das mesmas escolas. Depois, Susana analisou os grupos com duas escalas:uma media o nível de estresse no trabalho e outra, a capacidade para o trabalho.

A pesquisadora encontrou uma associação estatística entre ter distúrbios vocais e estresse provocado pela organização do trabalho — indício de que o estresse pode ser uma causa dos distúrbios vocais. O estresse era medido pelos níveis de excesso de trabalho e falta de autonomia sobre o trabalho dos professores.

Cerca de 70% daqueles que tinham problemas vocais apresentaram excesso de trabalho, mostrando que a pressão para realizá-lo era média ou alta. Já nos professores saudáveis a porcentagem era de 54,4%.
Os professores com distúrbios de voz também tiveram menor autonomia para realizar seu trabalho. Cerca de 73% dos professores com distúrbio de voz mostraram ter pouca ou média autonomia sobre o trabalho. Já nos professores sem alteração vocal, a porcentagem é de 62,1%.

“A condição de estresse é de alto desgaste”, explica Susana. Nesse nível, o professor perde a possibilidade de criar e intervir no trabalho. Ele tem muitas tarefas para desempenhar e não consegue criar soluções para os problemas que aparecem.

Incapacidade
A pesquisa analisou os professores com um índice que media a capacidade de um trabalhador desempenhar suas tarefas em função do seu estado de saúde, capacidades físicas e mentais, e exigências do trabalho. O resultado foi que professores com distúrbio vocal tem chances de 6 a 9,5 vezes maiores de não ter condições de executar o trabalho antes de chegar à aposentadoria.

“Com o adoecimento da voz, o professor se aposenta mais cedo ou precisa sair da sala de aula, vai pra secretaria fazer trabalho burocrático. É como se o distúrbio interrompesse sua carreira precocemente. E isso reduz a satisfação com o trabalho”.

De acordo com a pesquisa, as novas políticas do governo para inclusão de alunos aumentaram a carga de trabalho dos professores, que passam a ter de ensinar alunos com níveis de conhecimento diferentes. As salas de aula também aumentaram de número e os estudantes passam mais tempo na escola. “No entanto, não aumenta a estrutura das escolas”, diz a pesquisadora. “O professor tem de dar conta sozinho de mais trabalho. Aumenta a pressão e o volume do trabalho, que vai invadindo o espaço familiar e social. O professor não dá conta de transmitir o conteúdo planejado”.

Na opinião de Suzana, o estudo pode ajudar a rever as regras da previdência social, que não reconhecem perda da voz do professor como doença relacionada ao trabalho. “A pesquisa levanta que o professor pode adoecer e ser incapacitado de trabalhar em sua função quando relaciona muito trabalho com pouca autonomia”, indica a fonoaudióloga. “Se for compreendido que isso é causado pelo trabalho, eu tenho que ter políticas públicas que reconheçam esse nexo causal. Se alguma lei compreender que o disturbio de voz está relacionado ao trabalho, o professor deixa de arcar sozinho com a doença que adquiriu”.

(1) Fonte: “Condições de produção vocal de professores da rede do município de São Paulo” – Revista dos Distúrbios da Comunicação.

Prezadas e Prezados, será que acontece somente com os professores? Se não, em quais circunstâncias? E vocês, já tiveram algo parecido?

28 comentários:

  1. O estresse é cada vez mais um problema para a nossa saúde, vemos no texto acima que os professores estressam mais e por isso tem mais problema de voz do que o resto da população, um dos motivos para esse estresse é a falta de autonomia dentro da sala de aula. Vemos que cada vez mais os professores tem que se aposentar mais cedo ou mudar de profissão, infelizmente com o aumento da carga horária escolar, os professores vão ficando cada vez mais sem voz e com a saúde debilitada, o pior de tudo é que a previdência social não vê a relação da doença com trabalho.
    Bernardo Gouveia Cardoso

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida o estresse no trabalho acarreta vários tipos de doenças e conseqüências negativas para um profissional, independente do ambiente de trabalho.
    Cada meio profissional tem um tipo de estresse diferente.
    Se para os professores a perda de voz é mais comum, pessoas que trabalham em frente a um computador estão mais propensas à L.E.R. (doença do esforço repetitivo) e outros tipos de doenças decorrentes do excesso de trabalho e do estresse.
    E cada pessoa tem uma válvula de escape.
    Tem indivíduos que podem direcionar o estresse para diferentes regiões do corpo. Até um câncer, acredito, pode ser potencializado em função de algum tipo de estresse.
    Fábio Esquarcio

    ResponderExcluir
  3. O estresse é um componente da vida moderna e está cada dia mais presente, muitas vezes é um aliado na superação de desafios, mas cronicamente pode causar danos importantes para a saúde física e mental.Estudos sugerem que a incapacidade de se adaptar ao estresse, está associada ao início de depressão ou ansiedade. Parece que a liberação repetida do hormônio de estresse diminui a liberação de serotonina, uma substância importante para a sensação de sentimentos de bem estar. Certamente o estresse diminui a qualidade de vida reduzindo os sentimentos de prazer e realização, e os relacionamentos são freqüentemente prejudicados.Os estresse no trabalho é o pior deles, principalemnte no meio academico, um trabalho desgastante, pois o professor se esforça muito acaba alterando a voz, tendo que aposentar cedo pelo fato de ter diversos problemas com a voz.
    Laisa Sousa

    ResponderExcluir
  4. A matéria nos mostra uma triste realidade que vivemos.Infelismente pode-se dizer que a falta de respeito de alunos levam os professores a terem serios problemas de saúde,pois nessas situaçoes a profissinal se desgasta muito para realizar seu trabalho e é extremamente atrapalhado.O estresse n trabalho na minha opiniao é o pior de todos,pelo fato de que além de ser prejudicial a saúde,atrapalha no desempenho de tarefas.Achei a matéria muito boa,nos alerta sobre os riscos.

    ResponderExcluir
  5. Como fonoaudiólogo, posso dizer que domino assunto com certa propriedade. Atendi diversos professores encaminhados pela prefeitura com os mais variados distúrbios vocais e graus de alteração. Muitos deles são afastados de suas funções e alguns até perdem concursos devido à limitação vocal. A maioria dá aulas em salas com condições precárias (pó de giz, muito ruído externo, etc.) e por mais de um período, fatores que contribuem muito para o adoecimento vocal.
    Atendi também pacientes que apresentavam quadro de afonia (ausência de voz) que, em alguns dos casos, estavam associados a fatores psicológicos como o estresse, por exemplo.
    Portanto, as condições de trabalho e remuneração devem ser revistas com o intuito de se preservar a saúde dos professores. Caso contrário, as filas nos consultórios e os desvios de função serão maiores e a qualidade das aulas sairá prejudicada.

    ResponderExcluir
  6. Não. Acredito que isso acontece em todas as profissões. Coletando dados eu acabei percebendo que na maioria as pessoas que trabalham em hospitais estressam da mesma maneira que um professor, pelo fato de conviver com pessoas diretamente e a cada dia ser surpreendido.
    Eu particularmente vivencio isso de tempos em tempos, sou prof de informática e minha chefe já pegou atestados de 3 semanas porque a voz praticamente sumiu!, vários fatos vão além de um simples stress, mas professores trabalham com a voz e não a exercita periodicamente e chega em um ambiente com ar condicionada ocasiona a falta de voz.
    Portanto, esses profissionais que trabalham com um certo tipo de "pressão" tem que se preocupar em trabalhar a voz com alguns exercícios e tomar bastante água.

    Ana Carolina Dias

    ResponderExcluir
  7. Pelo que a matéria nos revela não acredito que isso aconteça apenas com professores ,no mundo atual o índice de estresseé bastante elevado em várias profissões,e isso consiste na pressão que chefes e afins remetem aos seus funcionários,o estresse é algo realmente que pode acarretar vários tipos de doenças e entre elas a ausência de voz,que prejudica e muito os profissionais que a usam com ferramenta para o trabalho.

    ResponderExcluir
  8. O estresse é o maior mal da grande parte da população. Hoje, até crianças apresentam sinais de nervosismo e estresse. Com isso,as pessoas podem ter vários riscos de saúde. Como o texto nos mostra, os professores tem grave problema na voz, devido ao estresse dentro de sala de aula. Não só professores como também outros profissionais de áreas diferentes. Devemos tomar cuidado para não ultrapassarmos o próprio limite e com isso, causar riscos graves. Temos que nos conscientizar.

    ResponderExcluir
  9. Os problemas vocais não vem somente associados a estresse as vezes vem de fontes como poluição, gripes e resfriados.
    E fato é que a população vem vivido em estresse continuo, e que para os professores e cada vez mais difícil dar aula devido ao fato dos alunos não pararem de conversar.
    Nos alunos temos que pensar que um dia poderá ser um de nos lá na frente e que gostaríamos que fôssemos respeitados.


    Viviane Cristina Chaves de Aguiar

    ResponderExcluir
  10. Acredito que esse fato nao acontece somente com os professores, mas sim em diversas situações. Em outros trabalhos que exigem muito dos profissionais e que há muita pressão ou estresse isso pode vir a ocorrer também. As condições precarias ou difíceis de trabalho desmotivam, e fazem com que o desempenho do profissional não seja bom, e isso pode até fazer com que o profissional nao possa mais exercer o seu cargo, tendo que se aposentar ou mudar de trabalho.

    ResponderExcluir
  11. O estresse causa desgastes físicos em qualquer área de trabalho. Não só os professores tem que lhe dar com esse problema, mas qualquer um que esteja passando por pressões e falta da autonomia naquilo que exerce.
    A falta de motivação leva ao desânimo e consequentimente ao extresse. Manter a calma, por mais difícil que seja deve ser a grande meta de todo profissinal hoje em dia.
    Bárbara Arvellos

    ResponderExcluir
  12. De fato o estresse pode causar muitos danos a vida do individuo. Achei a materia muito interessante, mas acho que ela deveria abrangir todas as pessoas e não somente os professores. Hoje em dia é simplesmente impossível se ver totalmente livre do estresse, mas deve haver a conciliação entre o mesmo para que não venha afetar a saúde, seja ela física ou mental.
    Natália Costa.

    ResponderExcluir
  13. Com certeza o estressa é um motivo para diversas alterações em uma pessoa, como o da voz por exemplo, como vimos acima. é difícil encontrar hoje em dia alguma pessoa que não tenha um grau de estressa seja ele o menor que for, é uma coisa que hoje em dia, ninguém está livre de acontecer. Já presenciei um caso de uma ex professora afastada por problemas vocais, relacionados por diversos motivos, como o Lucas mesmo disse, não só o estresse, mas também a forma precária do seu local de trabalho. Eu mesma, já tive problemas de perda de voz, várias vezes, por motivos emocionais. Agora, cabe aos diversos alunos, saberem respeitar seus professores para proporcionar um agradável ambiente de trabalho com menos estresse e também aprendermos a nos controlar e não deixar que o estresse influencie tanto as nossas vidas.

    Izabel Nascimento Barbosa

    ResponderExcluir
  14. Essa estatistica de São Paulo, referindo que são os professores que mais tem distúrbios na voz e é associado ao estresse, sem dúvidas teve esse resultado pelo meio em que vivem: maior metrópole brasileira e a mais caótica. Assim, pessoas que vivem nessas megas cidades, seja a profissão que for a que exercem, estão na mira desses distúrbios. Não é de hoje que sabemos que a condiçõe de vida nas capitais e megalopoles é uma rotina mais agitada, mais pressão no trabalho, condições de poluição do ar mais agressivas,etc.
    Sem dúvidas não só os professores que estão sujeitos a essas agressões ao corpo, e sim todos incluidos nesse ritmo de vida caótico e estressante de São Paulo, Belo Horizonte, Brasilia.....

    Ana Luiza Veloso Moreira

    ResponderExcluir
  15. Não acredito que isso aconteça somente com os professores. Esse distúrbios da voz podem ser evidenciados ainda mais por eles em função de estarem sempre tentando falar para alunos da atualidade, que normalmente não são muito educados em sala de aula, portanto, conversam muito, o que faz com que o professor muitas vezes tenha que usar um tom de voz ainda mais alto. Porém, a saúde da voz está diretamente relacionada ao descanso, dormir bem, alimenta-se corretamente, hidratar-se, ou seja, vida tranquila e equilibrada. A vida do cidadão moderno muitas vezes não permite que essas necessidades sejam cumpridas o que ocasiona o estresse que pode vir a prejudicar a voz. Enfim, vida moderna e problemas vocais estão intimamente ligados. Devemos ficar atentos.
    Gilma Oliveira

    ResponderExcluir
  16. Acredito que, assim como os professores, muitos brasileiros trabalhadores sofram com distúbios vocais devido às condições de trabalho nas quais são submetidos, ao meio em que vivem/trabalham e à comportamentos particulares. Os professores, por terem uma ligação mais direta impossível com as dificuldades de se falar para um determinado público diariamente, lideram o ranking dos mais prejudicados quando o assunto é saúde vocal. Mas, infelizmente, não são só esses profissionais que sofrem com esses transtornos de voz, portanto, devemos rever nossos conceitos e tentar melhorar (no caso, diminuir), pelo bem de todos, a sociedade "estressada" em que vivemos.

    Samara Ferreira Mendes Abrahão.

    ResponderExcluir
  17. Realmente o disturbio da voz se da no meio em que vive..quando as pessoas falam alto a tendencia e falar alto tambem..isso acontece com professores,alunos e tambem profissionais que utilizam muito tempo a voz..trabalho em call center e tenho colegas de trabalho que foram afastados por terem desenvolvido calo nas cordas vocais...o mau uso da voz..o ambiente de trabalho...apesar de ter pessoas que treinam para saude no trabalho com a cipa..mesmo assim acontece esses problemas..temos que ter cuidado com o bem estar das pessoas e com o nosso...

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Usar a voz como ferramenta de trabalho faz do professor a pessoa mais prejudicada nos dias atuais, está cada vez mais nítido a falta de respeito de aluno com o professor, fica na maior parte do seu tempo aos gritos para tentar concluir seu conteúdo com os alunos, fato este nítido nas escolas públicas, portanto estas alterações na voz tornam frequente nesse meio.

    ResponderExcluir
  20. Em geral os profissionais que trabalham com a voz, sejam professores, cantores, locutores,etc, podem desenvolver problemas vocais por abuso da voz, no caso dos professores que tentam acalmar os alunos e faze-los ficar quietos sempre acabam gritando e ultrapassando seus limites ai nao dá outra, aparecem os problemas. Mesmo a gente qdo volta d uma balada, q vc fica conversando com seus amigos e gritando por causa da musica alta, no outro dia vc ta um bagaço e sem voz.

    ResponderExcluir
  21. A voz é também um instrumento de trabalho importantíssimo, mas muito delicado e que precisa de cuidados específicos. O stress no trabalho acarreta muitos danos à saúde das pessoas e algum problema com a voz, pode ser um deles.
    No caso de professores, além de contar com auxílio de profissionais para não ter problemas com a voz, é necessário também a colaboração dos alunos, para que o mesmo não precise disputar tanto com a voz de todos os seus alunos.
    Bruna Freitas

    ResponderExcluir
  22. naõ concordo que isso aconteça só com professores, todos nos temos a possibilidade de desenvolver esse distúrbio pois o grau de estresse que passamos no dia á dia nos torna alvo de vários distúrbios, o distúrbio na voz pode ser mais evidênciado nos professores por estarem sempre falando e tendo que lidar sempre com alunos sem educação que estão sempre falando alto e não dão oportunidade para os professores falarem, esses então elevam mais a voz e acabam ficando com esses distúbios na voz.

    ResponderExcluir
  23. O stress definitivamente influi bastante em danos às cordas vocais.

    Vemos isso até quando nos sentimos tensos, nervosos ou até eufóricos. Nessas situações acabamos projetando muitas vezes nossa voz de forma errônea, fazendo-a soar mais rouca ou até aguda demais.

    Somente achei a pesquisa pouco abrangente, pois há outros grupos de profissionais que estão sujeitos aos mesmos problemas, como em profissões ligadas a música, garçons de bares, narradores de rádio, dentre outros.

    Um fato que é citado no artigo que concordo plenamente é a questão da inclusão de certos casos em relação a previdência social, porém, não só de professores, mas sim de todas as profissões que dependem da voz de certa maneira.

    ResponderExcluir
  24. .. Maria Carolina ..
    Se qualquer pessoa, professor ou não, se stressa com alguém a tendência é alterar a voz, falar mais alto ou até mesmo gritar. Um professor deve se estressar pelo menos 5x na semana, por mais ou menos 1hora, com pelo menos 30 pessoas ao mesmo tempo e ainda não conseguir controlar os alunos, não tem como mesmo ficar com a voz boa ao longo dos anos.. Isso não acontece somente com os professores, apesar achar que esses são realmente os mais prejudicados..

    ResponderExcluir
  25. É interessante notarmos como as pessoas que dependem da voz no trabalho como por exemplo professores e cantores sofrem com os problemas vocais que são causados muitas vezes por estresse. Os professores como no caso da matéria sem dúvida o estresse é o grande vilão da voz, o esforço para manter uma certa ordem, ou chamar a atenção leva ao desgaste tanto físico como emocional.
    Muitos professores sofrem com os problemas e o correto seria a inclusão desses fatores de total relevância, junto a previdência social.
    O estresse realmente provoca danos as cordas vocais e não só em quem depende dela, mas em qualquer situação estressante que acabamos usando a voz como "arma" de ataque ou defesa.
    Precisamos tental controlar e poupar as cordas vocais e seguir as dicas e recomentações dadas por profissionais da área.


    Vanessa Rodrigues Monteiro

    ResponderExcluir
  26. LUIZ RICARDO CAMPOS DE OLIVEIRA
    Essa relacao de estresse e desgaste vocal já era notado pelos profissionais que dependem dela para desempenharem suas funções. Podemos citar alem dos professores, cantores, atendentes de telemarketing, entre outros, fortes candidatos a terem disturbios na vos ligados ao estreesse. Devemos favorecer os ambientes mais tranquilos para que estes profiissionais possam trabalhar de forma saudavel e humanizada.

    ResponderExcluir
  27. A "doença do século" não tem preconceito. Todos estamos sujeitos a ela. Não sei em qual ranking, mas me parece que os professores são os que mais estão expostos a este mal.

    ResponderExcluir
  28. Estresse no trabalho pode acabar tanto com a voz como com a saúde de qualquer profissional.
    Os professores, como diz a reportagem, devido ao uso constante da voz, acabam sendo prejudicados neste quesito.
    Por isso é fundamental que o profissional saiba equilibrar sua vida profissional e sua vida emocional.

    ResponderExcluir