domingo, 14 de novembro de 2010

Série 'Clandestinos', da Globo, mostra novos caminhos para a TV



Por Mauro Trindade - Terra TV - 14/11/2010

Há uma certa ideia de que a dramaturgia na televisão deva ser naturalista. Isto é, que os atores devam representar da forma mais próxima possível da vida real, sem grandes arroubos emocionais, sem exageros na gestualidade ou na expressão corporal. Clandestinos - O Sonho Começou, série escrita e dirigida por João Falcão que, desde a semana retrasada, a Globo exibe, reduz a poeira esta concepção.

Como a televisão trabalha muito com planos fechados e closes, faz sentido pensar que a ênfase dramática do teatro - visto de longe por dezenas de pessoas - tenha de ser abrandada. E, já que na TV a maior parte do corpo desaparece na maioria das cenas, a expressão corporal precisa ser mais leve.

Daí as cenas televisivas serem bastante estáticas - à exceção das externas de ação. E, por isso mesmo, há tantas cenas à mesa em novelas. Mesmo o mais miserável dos personagens toma café da manhã de hotel cinco estrelas. Com todo mundo em volta de uma mesa de cozinha, a movimentação fica reduzida e os diálogos podem transcorrer sem maiores problemas de deslocamento de câmeras e de enquadramentos.

Clandestinos é a história de jovens interessados em participar de uma peça teatral e que se submetem a um teste classificatório implacavelmente curto. Pelo tema, que permite planos gerais que exibem todo o corpo dos personagens no palco e pela faixa etária dos atores em papéis de jovens, é possível uma atuação mais carregada. O que, em outros contextos, tornaria-se "overacting".

A presença de novos atores, formados por uma escola tão diferente das oficinas de atores de TV, também imprime diferenças na maneira de ser e de agir destes 17 novos talentos, entre eles, as gêmeas Giselle e Michelle Batista.

João Falcão reconta essa velha história do teatro, a do aprendiz e seu sonho de reconhecimento e estrelato, que pode ser encontrada em peças famosas como Odeio Hamlet, e filmes conhecidos e tão diferentes entre si quanto Cantando na Chuva e Fama. E até mesmo o programa de TV Ídolos.

De certa forma, Clandestinos retoma para a ficção o que o reality show havia roubado: o retrato do artista quando jovem, sua intensidade emocional e a explosão, em poucos minutos, do esforço da formação, da vivência e da paixão de um ator. Em recente depoimento, o ator Diogo Vilela reiterava que o teatro não é uma imitação da vida, mas matéria-prima feita na hora. Algo dessa força vital acaba de ir para TV.

Clandestinos - O Sonho Começou - Globo - Quinta, às 22h50.
Prezadas e Prezados, aproveitemos a notícia, e os seus comentários sobre ela, para discutir a expressão corporal na TV. O que vocês pensam dela? Como pretendem utilizá-la na publicidade?

28 comentários:

  1. Eu acredito que o teatro deva ser a melhor escola para quem quer se profissionalizar como artista de tv, teatro ou cinema.
    A TV tem suas limitações.
    As cenas sempre mostram os mesmos closes. Inclusive, tem atores que sempre são filmados na mesma posição.
    As cenas são gravadas repetitivamente até que se tenha a melhor delas.
    No teatro isso não é possível. Daí a necessidade de ser um profissional diferenciado.
    Quanto à publicidade na TV, não tenho visto nada de muito revolucionário. E sim, muitas produções sem grandes pretensões. É difícil fugir do clichê. E a publicidade segue o senso comum. Aquilo que vende. Linguagens simples, mas eficientes.Contudo, acredito que seja possível descobrir novos formatos, podendo assim, serem utilizadas novas técnicas de expressão corporal.
    Fábio Esquarcio

    ResponderExcluir
  2. É muito bom a Tv está sempre com caras novas, dando opórtunidades a diversos talentos e não deixa-lo desperdiçados. A serie Clandestinos mostra muito um pouco da relaidade de muitos talentos que vão em busca e da na briga por seus sonhos.De certa forma, Clandestinos retoma para a ficção o que o reality show havia roubado: o retrato do artista quando jovem, sua intensidade emocional e a explosão, em poucos minutos, do esforço da formação, da vivência e da paixão de um ator. Em recente depoimento, o ator Diogo Vilela reiterava que o teatro não é uma imitação da vida, mas matéria-prima feita na hora.è muito interressante que tragam pra tv uam serie que inspira dramaturgia, coisa que a muito tempo não se mostrava, voltando a realidade dos musicais.
    Achei muito interresante a serie Clandestinos.
    Laisa Sousa

    ResponderExcluir
  3. Por mais que na TV as cenas "estáticas" sejam mais comuns, não considero isso como uma ausência de expressão corporal. Cabe aos atores e diretores nesse caso, realizarem um bom trabalho de expressão vocal e facial que prenda e passe credibilidade ao telespectador. Já cansei de ver no teatro atores que perdem o limite do uso da expressão corporal e acabam exagerando, tornando-se muitas vezes caricatos.
    Em relação a publicidade, a expressão corporal pode variar muito de acordo com a mensagem que se quer passar e com o público alvo. As vezes o exagero pode cair como uma luva e, em outras tantas, acabar com o comercial (assim como pode acontecer com os anúncios mais "comedidos"). Portanto, no caso publicitário, é fundamental que a expressão corporal se encaixe com o objetivo do comercial.

    ResponderExcluir
  4. O teatro sempre nos passa a ideia de revelação do que temos a mais,na tv por exemplo isso nos reflete com menos frequencia,mas estão aí, a expressão corporal dos atores são visíveis,senão a visão que teríamos dos personagens seriam bastante artificial, e não é bem assim ,pois existem vários atores que nos passam expressões bem chamativas.No contexto da publicidade,podemos aderir a expressão corporal em todas as áreas pricipalmente na mensagem que passaremos ao nosso público,pois nela pode existir variações e limitações para cada tipo de grupos de pessoas a que queremos atingir.
    Laís Moura.

    ResponderExcluir
  5. No teatro os atores tem certas liberdades que na tv não tem. seja pelo fato de que você está cara-a-cara com o espectador ou seja pelo fato de que se errar terá que improvisar a cena, o teatro passa a impressão de ser mais realista.
    Na televisão se você erra pode regravar fazendo com que a vida do personagem seja perfeita de mais aos olhos do espectador.
    Na publicidade podemos usar para que as peças publicitárias fiquem menos maquiadas e mais realistas, que fiquem de acordo com a realidade de todos.

    Viviane Cristina Chaves de Aguiar

    ResponderExcluir
  6. De acordo com a matéria a matéria,acredito que o teatro é uma grade e talvez a melhor escola de atores pelo fato de que podem treinar suas expressões de acordo com determinadas situações,acho que o ator tem mais liberdade de se expressar,sem contar que peças teatrais podem abrir muitas e muitas portas para os artistas estreiarem na tv,apesar de que nela acho que eles perdem um pouco da identidade de seus trabalhos devido a ter de seguir normas padrões de atuar,mas é o que todos querem,ter o seu trabalho reconhecido, e não há maneira melhor do que na Tv.Quanto a série Clandestinos,eu acho bastante interessante essa novidade de misturar o real com o fictício.A tv vem sempre inovando e perdendo aquela forma padrão de atuar como eu citei acima,acho interessantíssimo esses tipos de inovações quem vêm ocorrendo para prender mais a atenção das pessoas diante novos programas e formatos.

    Raphaele Fortes

    ResponderExcluir
  7. No teatro as expressões devem ser ressaltadas e expostas de maneira que o público possa percebe-la com mais facilidade. É apura arte, e não uma imitação da realidade. Passar esse contexto para a televisão é bem diferente do que vemos atualmente. Pode chocar alguns telespectadores, mas com certeza pode gerar grande fascínio por parte de outros. Um grande clássico é o filme Laranja Mecânica, que além de possuir falas mais poéticas é muito performático... sendo bem próximo dos movimentos teatrais.

    ResponderExcluir
  8. A diferença entre as representações tetrais e televisivas é de fato bem grande. A televisão por mais que queira, no meu ponto de vista, perde muito pra o teatro, pois no teatro existe sempre um Q a mais. Na televisão a cena é toda montada, se não ficou bom a cena é refeita inumeras vezes, já no teatro não existe a possibilidade de erro em cena, se por um acaso ocorrer, a cena irá se adaptar ao erro. Para mim este é o ponto fundamental da diferença entre os dois.
    Natália Costa
    O teatro

    ResponderExcluir
  9. Acho que a expressão corporal é fundamental para qualquer ator, seja ele de televisão ou teatro, pois através dela que eles transimitem diversas emoções de seus personagens com o objetivo de atingir seu público. Acredito que no teatro seja mais fácil lidar com a expressão corporal do que na TV, porque acho que é mais liberdade para os atores se expressarem, sem aquele peso todo de roteiro e tudo ensaiado. Na publicidade a expressão corporal também é muito últil uma vez que sabendo usar bem nossos gestos e falas, podemos conseguir maior atenção do nosso público alvo.

    Izabel Nascimento Barbosa

    ResponderExcluir
  10. A expressão corporal na TV é o fator primordial em novelas, séries, seriados e etc. Todos esses programas tem a intenção de se aproximar ao máximo da realidade e quando isso bem feito, até esquecemos da super produção por trás de tudo, e que se tratam de atores profissionais e treinados para tal cena.
    Na publicidade, espero trabalhar um dia de tal maneira que eu realmente consiga me aproximar da realidade e fazendo com que assim eu aproxima do meu público. Além do que grandes publicidades são aquelas que conseguem ter a sensibilidade de capturar cenas e expressões habituais do dia-a-dia e aproximá-la do produto.
    E a proposito, Clandestinos é ótimo! Adorei a série!

    Ana Luiza Veloso Moreira

    ResponderExcluir
  11. As expressões na telinha são contidas e pensadas para o foco. O teatro trabalha com o aqui e agora, o ator precisa estar imbuído da essência do personagem pra passar veracidade na cena naquele momento, pois ele não terá outra chance ou poderá regravá-la
    Na vida real, não podemos estar tão "enquadrados" quanto a Tv exige e nem tão imbuídos quanto o teatro. A publicidade precisa desse meio termo pra ser convincente. Apelar pro emocional, mas sem ser tão caricato quanto as novelas. O consumidor, apesar de parecer muitas vezes bobo e desinformado, sabe escolher na hora de gastar o seu dinheiro. O bom senso conta muito numa campanha publicitária.
    Gilma Oliveira

    ResponderExcluir
  12. Bom, acredito que, tanto na televisão, quanto no teatro, a expressão corporal seja primordial. Ao meu ver, a televisão exige um aperfeiçoamento maior nos estudos sobre a linguagem do corpo, tendo em vista que os enquadramentos das câmeras não permitem que os atores esbangem na hora da interpretação. Na realidade, em ambos os casos, menos é mais. A televisão não permite o abuso da expressão corporal devido aos focos precisos, já o teatro não o permite justamente pra não passar uma imagem montada, forçada, ou seja, quanto mais natural parecerem as manifestações corporais, melhor, mais real parecerão as cenas.

    Samara Ferreira Mendes Abrahão.

    ResponderExcluir
  13. O teatro sempre nos passa a ideia de revelação do que temos a mais,usa-se sempre a expressao corporal para suas apresentações,tanto na tv.o teatro exige mais do corpo..os movimentos sao mais soltos enquanto na tv sao mais restritos e tem mais tecnicas tem que ser parecido com o cotidiano ou um estudo de epoca quando a novela e uma de uma decada anterior..

    ResponderExcluir
  14. A nova série da Globo nos mostra, que o público quer ver algo novo, quer ver a realidade, por isso a grandiosidade dos reality show. Sempre vemos encenações na televisão, como falado na maioria das vezes não percebemos a sua expressão corporal pelos closes em cima dos personagens. Acho que estamos entrando em uma nova era televisiva, a era da realidade, muitos estão cansados de ver novelas que sempre tem finais felizes e querem ver pessoas normais que se pareçam com o telespectador.
    Bernardo Gouveia Cardoso

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. A Tv sempre foi limitada, por gestos corporais e fala, muitos atores estão sempre filmados na mesma posição, no mesmo ângulo... Considero que o teatro faz do profissional de mídia uma escola mas ampla e necessariamente importante para ver o potencial do ator, não apenas de rosto, mas nas expressões corporais. Poderemos utilizar estas expressões para excelentes campanhas relacionadas ao ângulo do rosto e do corpo como um todo.

    ResponderExcluir
  17. O teatro sem duvidas possibilita mais movimentos de expressão, ao contrario da tv q é mais limitada por possuir uma forma diferenciada de trabalho com as cameras e os angulos, foco, etc. O ator da tv tem a possibilidade de repetir mais vezes a mesma cena, as vezes fazendo com que se perca um pouco da espontâniedade e naturalidade na cena. Na publicidade, assim como os profissionais do teatro, devemos ser mais naturais e confiantes e pensar em fazer o melhor sem que haja uma segunda chance pois o mercado é competitivo e exige muito de cada um, a confiança é indispensavel e tem q ser passada para o cliente sempre.

    ResponderExcluir
  18. Sem dúvidas, o teatro é a porta de entrada para o ator chegar até a televisão. Temos grandes exemplos de atores que estão nas grandes novelas oriundos do meio teatral.
    Com relação à Clandestinos, Falcão foi muito feliz na idéia de mesclar o real e o fictício, em um país onde um reality show está indo para sua décima primeira edição batendo recordes de audiência ano a ano.
    Falcão inovou com esta idéia, bem como em seu plano de câmera, o que destaca a expressão corporal de todos os atores presentes em cena, o que não é visto comumente nos programas de TV da mesma emissora.
    Bruna Freitas

    ResponderExcluir
  19. Como a nossa colega acima disse: "o teatro é a porta de entrada para o ator chegar até a televisão". Na TV as cenas/expressões são limitadas e focadas para algo que seja só ali, já o teatro, possibilita a todos uma reação, podemos dizer que, mais espontânea.
    Essa nova série da Globo, nos mostra algo novo, algo real. E acho que é isso que o público quer ver. Estamos cansado do "final feliz". E em relação não só a publicidade, mas toda a comunicação, a expressão corporal varia de acordo com a mensagem que queremos passar, atingindo assim o público-alvo.

    Maria Laura

    ResponderExcluir
  20. no meu mode de pensar o teatro é parte fundamental para o mercado publicitário, pois onde mais se treina a expressão corporal, não só nas expressões como no modo de falar, andar gesticular. com isso conseguimos passara a quem nos assiste o objetivo que nós buscamos, concordo que várias vezes a exageros nas cenas, mas também há outras que nos mostra exatamente a mensagem que queriamos passar.
    Ana Paula Luiza

    ResponderExcluir
  21. Em meu ponto de vista a atuação na televisão brasileira segue um ritmo muito "8 ou 800".

    Por um lado vemos os reality shows com suas atuações forçadas e demonstrações de hiper realidade forçada, nos quais depois vamos observando talvez, muito pouco de atitude humana não impulsionada pelas cameras.

    Do outro lado temos as novelas, onde vemos uma realidade nada realista, ou tudo é maravilhoso ou tudo é um desastre.

    Creio que esse caminho que a série demonstra traçar seja muito interessante, vai ser bom ver uma atuação que não seja "8 ou 800".

    Quanto a aplicação disto a publicidade, creio que nos mostra que devemos ter cuidado com nossa expressão corporal, lidar com ela como se fosse um teatro, e saber mediar nossos gestos e falas, para não ficarmos cansativos ou exagerados.

    ResponderExcluir
  22. .. Maria Carolina ..
    A liberdade que há no teatro não á na tv.. Na televisão os atores são um personagem e só, e no teatro além do personagem percebemos o jeitinho de cada personagem, suas expressões corporais naturais são mais perceptíveis ao público. Na publicidade a apresentação de algum produto ou peça publicitária para o cliente nossa expressão corporal contará muito para mostrar nossa segurança com o que iremos mostrar ..

    ResponderExcluir
  23. A Globo achou nessa série a oportunidade de trazer para a telinha, a essência do teatro. Originalmente Clandestinos era uma peça teatral musical de muito sucesso. A emissora que até entao apostava na teledramaturgia clássica e cheia de cliches, busca com a série trazer o frescor da juventude e seus sonhos para comover e assim aumentar a audiencia de suas noites de quintas. Os jovens atores vivenciam os próprios sonhos, e uma realidade ja esperimentada por eles. A série acaba tendo logo de cara inúmeros telespctadores que se identificam com o roteiro do programa, e as cenas apresentadas todo baseado na busca pelo sonho e a cidade grande. Gerando assim forte empatia a todas as situações apresentadas, e consequentemente proximidade.
    A espressao corporal é ferramenta fundamental para o trabalho no teatro e televisão, e sem dúvida se exige muito do profissional que busca sempre passar da melhor maneira as emoções para o público. O formato da série aproxima e muito o telespectador que se sente mais intimo dos personagens, do que no formato mais estático onde a espressao corporal tambem está presente e no entanto existe um certo afastamento personagem e público. Um fator relevante na série e que também ajuda a agregar de maneira positiva, é o fato dos personagem terem os mesmos nomes dos atores, a série é uma metalinguagem da peça de teatro.
    Apostando no sucesso já ouvisse falar também de um documentário que está sendo produzido sobre a série.


    Vanessa Rodrigues Monteiro

    ResponderExcluir
  24. LUIZ RICARDO CAMPOS DE OLIVEIRA
    Entendo que há uma diferenciação da linguagem e formas de expressao, tanto no teatro, quanto na TV. Na Tv, por conta dos closes das cameras, entre outros ha uma aproximação para se captar as expressoes, principalmente de sentimentos, sempre buscando o melhor angulo, exigindo as vezes que o ator atue com a "personagem camera", já no teatro há uma amplificacao de gestos e expressoes para ter a atencao do publico que se faz presente, com impostacao da voz, entre outros. Na serie clandestinos ha à tentativa de resgatar o teatro na TV, mas sem perder a linguagem propria da TV, o que pode ocosionar em alguns momentos uma certa artificialidade nas expressoes.

    ResponderExcluir
  25. No teatro os atores têm uma total liberdade que na TV não se encontra, pois no teatro eles atual cada dia de uma forma, nunca sendo um dia igual ao outro. Já na telinha as coisas funcional de outra forma, pois eles fazem uma gravação que não é mudada depois com o tempo. Na publicidade as coisas acontecem de uma maneira, pois temos que juntar a realidade com o publico tendo se aproximar o máximo possível deles.

    JÉSSICA FÉLIX

    ResponderExcluir
  26. O próprio enquadramendo da TV prejudica o jeito e a forma do telespectador avaliar de forma mais clara a expressão corporal do ator. No teatro é diferente. Como disse em recente entrevista atriz Christiane Thorloni, "O povo está tomando Rivotril como se fosse floral. As pessoas estão se anestesiando. Por favor, não se anestesiem antes de vir ao teatro. Ninguém mais quer chorar, se emocionar. Vivemos um momento estranho, com essa modalidade do 'eu me anestesio no café da manhã para poder viver'"

    ResponderExcluir
  27. O teatro é uma forma de representação um pouco mais "real" do que a televisão, pois nele os atores tem uma liberdade maior em representar uma personagem, ampliando as possibilidades de expressao corporal seja nos movimentos ou nas falas. Na publicidade é essencial conhecer um pouco da linguagem corporal, porque é por meio dela que podemos entender e interpretar o que as pessoas pensam, e é dessa forma que podemos conhecer o nosso público alvo, e assim, criar uma publicidade efetiva.

    ResponderExcluir
  28. O teatro é onde a expressão corporal é mais usada pelos atores, pois é com ela que a peça tetral fica mais viva e espontânea.
    A série da TV Globo mostra o quão é dificil para pessoas se adaptarem e entrarem nesta rotina, para isso eles tem que se exercitar bastante gesticulando todas as opções possiveis, como a voz e o corpo.

    ResponderExcluir