terça-feira, 11 de agosto de 2009

Collor e Lula: quais são as expressões corporais presentes?


Como vocês já devem saber, essa é uma foto recente de um encontro entre o ex-presidente Fernando Collor e o atual Luiz Inácio Lula da Silva.


Colegas, quais são as expressões corporais presentes nessa foto?


Qual é a expressão corporal do Collor?


E a do Lula?


E se estamos falando em expressão, é de alguém para alguém: qual a expressão de um para o outro?


Por fim, qual a expressão captada por você?

35 comentários:

  1. Olá pessoal!
    Confesso que foi difícil analisar na foto somente a expressão corporal de cada um dos fotogrados, afinal é uma foto um tanto quanto polêmica. Mas se nosso professor não quisesse que analisássemos o contexto, acho que postaria uma foto de dois anônimos! Bem, vamos lá... A primeira coisa que notei foi uma relação de cordialidade entre os dois envolvidos( sorriso natural nos rostos ), além da proximidade de corpos, que me remete uma certa intimidade. A mão direita do senador alagoano sobre os ombros de nosso Presidente me dá uma sensação de "parabenização", como se Collor parabenizasse Lula por algo feito ou falado. E o outro retribui tal parabenização.
    ( mas se observarmos a data, local e motivo de aparição em público, descobriremos os verdadeiros motivos - pq eu mesma me enganei ao "supor" o significado das expressões! ) Finalizo primeiro falando da verdadeira expressão captada por mim: um verdadeiro clã. Mas tem aquela expressão causada em mim : repúdio.
    Ass: Fernanda.

    ResponderExcluir
  2. Ei teacher, as expressões corporais são de aproximação de Color parabenizando Lula com um lindo sorriso, e Lula retribui também com um sorriso mostrando agradecido pelo gesto de amizade, enquanto isso o senador de camisa branca espera por sua vez felicitar Lula colocando a sua mão direita no ombro de Lula. Mas pra mim Color é falso ele só quiz ser educado.

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente, para os colegas que não conseguiram enxergar detalhes na foto coloca no google lula e collor abraçados, daí clica em imagens e vc encontra várias em tamanho maior.
    O que pude observar através desta foto é que o presidente Lula está seguindo um protocolo e sendo cumprimentado pelos políticos.
    A expressão de Lula se mostra desconfortável pelo fato de não estar encarando Collor nos olhos e de não estar retribuindo o toque para que Collor pudesse dar um abraço, é perceptível que tudo realmente estava sendo protocolar.
    Agora, o que pude perceber na expressão do Collor foi que ele fixou os olhos no Presidente afim de mostrar uma certa proximidade mas ainda sim parece que nenhum dos dois estava confortável naquela situação.
    A impressão que tenho é que Collor já estava saindo e Lula tentando encontrar outra pessoa para o cumprimentar.

    ResponderExcluir
  4. As expressões corporais da foto deveriam retratar um encontro amigável entre os políticos, no entanto, como bem colocou nosso colega Caio, tudo não parecia passar de uma um cumprimento protocolar.

    A expressão que o Collor tenta passar é a de uma imagem cheia de empatia, amizade pelo Lula. Seu olhar busca focar nos olhos do presidente, mas esta busca parece infeliz, uma vez que o Lula parece concentrar seu olhar num outro foco, como que se estevesse louco pra sair daquele circo de farças e se esquiva do contato visual.

    A expressão de ambos e claramente perceptível, a de que tudo não passa de um show para as câmeras. Não há link entre eles, mas apenas um vácuo entre eles.

    ResponderExcluir
  5. Gelera,

    Na foto percebo que Collor cumprimentou o Presidente Lula querendo "puxar saco" e o ele apenas por protocolo retribuido. A sensação que eu tenho é que o Lula queria sair logo de perto do Collor, pois não se sentia confortavel ali. Portanto, o presidente estava sendo apenas educado ao cumprimenta-lo.

    Collor esta sendo extremamente falso nessa imagem!!!

    Ass: Heitor Batista (RP - 2º periodo)

    ResponderExcluir
  6. Pessoal,
    ao analisar tal foto,penso que tal atitude, não passa de um cumprimento protocolar, sem maiores intimidades ou cordialidade entre os dois. Penso simplesmente que o Collor premeditadamente pensou em jamais deixar transparecer que aquela situação seria uma situação de incômodo, como da mesma forma nosso presidente retribuiu com um sorriso de forma a ser "político", como sempre!
    Heitor Pawlow

    ResponderExcluir
  7. Acredito que seja a postura de quem quer manter as aparências, como o mundo da politica exige. O Collor porque já foi um presidente corrupto e o Lula porque esta no governo.

    Cassiana Neubarth Fernandes
    Segundo periodo de Relações Publicas

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Esta foto transparece um acto de sinismo da parte de ambos, olhamos para o Fernando Collor, ele da um abraco e um sorriso expressivo de harmonia, bem estar e conforto ao presidente Lula, entanto o Lula aparenta mais um certo sinismo pois seus olhos estao desviados o que nao demonstra que esteje a sentir algo. Parece me que o Lula nao ve a hora de se livrar de tal situacao ,ele bem sabe que nao passa de um gesto politico.

    Pela expressao corporal, percebo que ambos nao pretendiam deixar transparecer algo de errado, como ja se passou ,mas sim uma nova fase de boas relacoes, para causar uma boa impressao a populacao.

    Ass. Elsie coelho Rp-2periodo

    ResponderExcluir
  10. Para mim isso não passou de uma encenação, bem semelhante a feita na casa branca, só faltou o Chopp.
    A hipocrisia da política brasileira chegou a esse extremo. Lula e Color "amiguinhos", parece piada.
    Tanto o Lula quanto o color me parecem bem a vontade com a situação. Isso deve-se talvez pelo cérebro denegrido do nosso presidente de tanto tomar cachaça (provavelmente afetou sua memoria) somado ao já conhecido cinismo do antigo presidente.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Quando analisa-se uma foto, sabendo da trajetória politica de ambos, na maioria das vezes é fácil relatar as expressões sentidas, facilita saber o que se passa em cada atitude demonstrada. Percebo expressões de pura cordialidade, verdadeira harmonia e companheirismo "se isto é possivel". Pude perceber por parte do Collor uma grande facilidade em demonstrar o que é ser "politico", saber usufruir de cada situação para levar vantagem. O Lula como um bom politico também está recebendo este cumprimento de uma maneira bem "amigável", bem solícita. As expressões captadas por mim nada mais é que uma troca de protocolos com vantagens nada mais nada menos que politicas.
    Patricia Dias

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Analisando a foto, a primeira impressão que tive foi de que o Presidente parece estar sendo parabenizado pelos políticos presentes. Fernando Collor procura demonstrar sinceridade e intimidade ao abraçar o presidente e olhá-lo nos olhos de forma amigável, o que aparentemente deixa Lula em uma situação desconfortável, pois ele procura desviar o olhar e seu sorriso não parece muito sincero, como se estivesse apenas seguindo um "ritual" imposto pela ocasião.
    Minha segunda impressão foi de que o Presidente tentava desvencilhar-se do abraço de Collor o quanto antes, afim de encontrar outra pessoa e sair da situação forçada em que se encontrava.
    Dessa forma, entendo que a foto representa apenas um ato de diplomacia política.

    Rebeca Renna / Segundo Período de Relações Públicas

    ResponderExcluir
  14. Amigos?! Falsidade mesmo! É simplesmente isso que percebo nesta fotografia. Collor (o presidente odiado na década de 90) cumprimentando com um sorrisinho sarcástico Lula (o atual e "popular" presidente)que retribui de forma "carinhosa",afinal pra tentar ficar bem na foto eles fazem qualquer coisa né?!

    André Breder/Segundo Período de Relações Públicas

    ResponderExcluir
  15. uma relação de total hipocrisia, expressões bem elaboradas e me parece também muito bem treinadas ao longo de suas carreiras, pois precisam manter essa relação de "cordialidade" seguida de falsidade para terem uma relação harmônica no meio em que vivem, são ótimos atores. se fossem duas pessoas anônimas em tal foto, diria que foi um abraço confortável e respeitoso entre grandes amigos.
    ass. David C. Barbosa.

    ResponderExcluir
  16. Oi Gente!
    Bom, ao analisar a foto em tamanho normal, percebi que os dois queriam manter "a pose" mas percebi tbm que ambos estavam um tanto quanto incomodados com tal situação. Collor dando um tapinha em Lula, parabenizando-o com um sorrizinho sinico,e o Lula mesmo querendo disfarçar me pareceu bem disconfortavel, desviando o olhar, querendo logo acabar com toda aquela encenação. Enfim, atitudes de falsidade e hipocrisia, tal como a politica muitas vezes é!


    Mariana Vasconcelos Martins / Segundo Período de Relações Públicas.

    ResponderExcluir
  17. oi pessoas!é o Álvaro!
    Todo "bom político" deve estar preparado para tais situações,de fato essa situação não era muito agradável,percebi que Collor comprimentava Lula com uma expressão de velhos amigos,como se sentisse bem com a presença,Lula já estava mais tenso(estava até vermelho,rs),é possível perceber também que é um abraço contido,respeitando os limites de falsidade de cada um.

    ResponderExcluir
  18. OI GENTE!!! aqui é o RODRIGO.
    Observo que ambos estão realmente sendo "POLITICOS". Os dois estão desconfortáveis com a situação,por isso suas experessões corporais são artificiais e vazias,eles estão apenas cumprindo protocolo e doidos para sairem um de perto do outro.

    ResponderExcluir
  19. Oi gente ! (Aruã)

    Ninguem levou em conta a possibilidade de os dois politicos , lula e collor estarem se abraçando de maneira confortavel e natural , afinal os dois já passaram por rivalidades politicas mas hoje são de partidos aliados , mas como os Brasileiros julgam principalmente os politicos como se todos fossem corruptos e falsos o tempo inteiro , nem pensam que o gesto pode ter sido realmente natural !

    (Aruã)

    ResponderExcluir
  20. Realmente natural? desculpe amigo ARUÃ,mas com todo respeito,eu discordo de sua opinião.Infelizmente nos brasileiros temos memoria curta,relembre o passado do COLLOR? pra ele ter sofrido um impeachement,não presciso dizer mais nada ne? o fato de serem do mesmo partido não diz nada,não acredito na idoneidade de nenhum politico,continuo com minha opinião de que nessa foto,eles estão na mais pura expressão de sinismo.

    ResponderExcluir
  21. Bom observei sorrisinhos , olhares ...esse tapinha do Collor no ombro do Lula , realmente passa a sensação de "falsidade' ou talvez "descaso",ficou parecendo um comprimento forçado , só por educação...qto ao lula , o que foi esse abraço meio de lado?!totalmente "ríspido"(não sei se essa seria a palavra), mas foi uma coisa rápida sem graça.
    Realmente acho q ambos foram secos e sinicos.

    Ps: Le o comentario do meu colega Aruã, no fundo no fundo , bem no fundo...rsrs ele pode ter razão. podemos analiza-los de outra forma, mais como já temos o vicio de se prender aos fatos , temos aquela pessima imagem do passado " Collor" , dificultando assim nossa "atual" percepção.

    Kátia Maia - RP 1ºP.

    ResponderExcluir
  22. Essa imagem nos leva a uma percepção de expressão corporal aliada a um histórico conhecido. Respondendo a pergunta:A imagem que eles passam é de amizade, cordialidade e companherismo. Sorriso, toque. Talvez por conhecermos a história que envolve as eleições de 1989, assimilamos a ação exibida na foto como falsa.

    Priscilla dos Santos Gomes

    ResponderExcluir
  23. Ao ler a postagem do Aruã me senti constrangido em não ter reformulado meu critério de avaliação, pois nem sequer passou pela minha cabeça a possibilidade da foto ter o significado a que se destina. Muitas vezes é fácil se deixar levar pala crítica, e aderir ao que todo mundo diz. Não quero ter esta característica... Valeu colega.

    Professor, cade a outra foto para esta semana?

    ResponderExcluir
  24. A foto me passa um certo tom de falsidade e desconforto entre ambos.
    Os dois querem passar ao público a imagem de companheirismo , coleguismo porém todos sabem que a realidade é outra.
    De tal forma que a imagem acaba transparecendo essa grande hipocrisia.
    Um típico "sorriso amarelo" entre eles!

    ResponderExcluir
  25. A foto revela um dos artifícios bem utilizados por políticos. É o famoso abraço, aperto de mão, tapinha no ombro e o sorriso. Pela foto e face dos dois é de que tudo está bem entre eles. Também parece que enquanto o Collor fala algo, o Lula observa de "rabo de olho" o próximo a comprimentá-lo.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Nos ocidentais fomos inseridos em uma cultura onde estamos acostumados a manter um contado físico com as pessoas, seja através de um abraço, um beijinho no rosto (aos mais salientes) ou um seco aperto de mãos. Esse contato, ira depender do nível de intimidade que compartilhamos com a outra pessoa. Um casal de namorados, por exemplo, dificilmente, irá se cumprimentar com um discreto aperto de mãos, uma vez que já compartilharam de intimidade suficiente para um cumprimento mais caloroso, como o famoso selinho ou um entusiástico beijo de língua. Já dois amigos, ao se encontrarem, (como o nosso presidente em governo e o tão “querido” Fernando Affonso Collor de Mello) compartilham de um abraço. Assim, demonstrando um certo coleguismo e uma intimidade que permite tal cumprimento. Seguramente cientes de suas figuras públicas, ambos estavam sujeitos a serem fotografados pelas lentes dos profissionais ali presentes. A pergunta que me perturba é: Sincera amizade ou marketing politico?

    ResponderExcluir
  28. Olá...
    Meu nome é Clarisse Emanuelle Silva Machado e o que pude observar com relaçao a essa foto, foi que ambos demostravam um certo desconforto e sinismo. Nao se olhavam nos olhos ao se abraçarem, tremenda falsidade em minha opinião, desmotiva e nos faz desacreditar mais ainda na politica desse pais.
    Bem, mas focalizando novamente na expressao corporal, Collor e Lula estão sendo simpaticos e educados ao se saudarem, para mim, nada além disso!!!

    ResponderExcluir
  29. Como a expressão corporal é fortemente ligada ao psicológico e traços comportamentais são secundários e auxiliares, verificamos a expressão do ex-presidente Collor como uma atitude de cinismo e falsidade uma vez que o mesmo e o atual presidente Lula já demonstraram nao ser amigos. Por sua vez, o atual presidente Lula demonstra pela sua expressão um certo desconforto com a situação e também certa falsidade no ato. O simples fato de serem atuantes no mesmo partido não justifica o “abraço” entre amigos que tentaram transmitir a todos.

    ResponderExcluir
  30. Concordo com o Caio e acredito que se eles não tivessem se comprimentado a polêmica por parte da imprensa poderia ser maior.

    ResponderExcluir
  31. Oiii.
    Ao analisar esse foto, percebi que lula estava parabenizando o collor, e o color com uma carinha de sinico esta recebendo seus comprimentos, querendo passar para todos que ambos sao amigos e que esta super contente com o jesto de amizade do seu companheiro.
    Emfim uma politica sinica, que vive de aparencias.


    Pricila edwiges gomes 2°periodo.RP

    ResponderExcluir
  32. Olá,

    A foto é o registro da bandidagem política neste país.
    De todo modo, como "políticos" que são (eleitos pelo povo, ou pela maior parte dele), acabam se cruzando e tendo de se relacionar, não que isso seja um problema para eles.
    Não considero, pela foto, e nesta ocasião, que os dois estejam completamente àvontade com a situação, mas obvio, isso só pelo registro da imprensa. Ficaram acanhados por pelo cinismo e contradição, isso se considerarmos historicamente a trajetória e relação política entre eles. Mas, é claro, eles contam com a péssima memória e complacência do povo.
    Pelo registro do efusivo abraço, se tivesse de apostar no que foi dito por eles naquele momento, apostaria no seguinte:
    "'Amigo', já imagino o que sairá nas mídias amanhã sobre isso".

    Pelos fatos, entre os dois, sou obrigada a considerar o Collor mais digno e sincero.
    Como li em algum lugar por aí " esse abraço é péssimo para biografia do Collor"

    Nádia Louzada

    ResponderExcluir
  33. Ei gente...
    Essa foto,penso,que nao passa de um simples abraço que a ocasião pede.E que não Collor e nem Lula estejam avontade.

    ResponderExcluir
  34. Bom Dia professor Claudio,

    Conforme falamos, minha mensagem referente á primeira postagem do blog é a sétima postada e esta no nome do Heitor e ao final eu assino Cassiana N. Fernandes. A mesma fala que:

    Acredito que seja a postura de quem quer manter as aparências, como o mundo da politica exige. O Collor porque já foi um presidente corrupto e o Lula porque esta no governo.

    Cassiana Neubarth Fernandes
    Segundo periodo de Relações Publicas
    20 DE AGOSTO DE 2009 15:40
    OBRIGADA E BOAS FESTAS!

    ResponderExcluir
  35. OI,
    Bom é um pouco complicado decifrar a imagem pois esta pequena...
    Mas vamos lá.
    Acredito que o Collor está tentando passar uma "boa" imagem. Uma de "Olha sou simpático com todos", como ele é um político tem que passar uma imagem agradável a todos.
    E o Lula como já transparece a todos a sua boa simpatia.. estava retribuindo. E olhando a imagem por cima.. superficialmente, parece que os dois não se vêem a muito tempo e são amigos de longa data.
    Ana Carolina Dias - 2 módulo Publicidade.Manhã.

    ResponderExcluir