quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Aneel autoriza internet através de rede elétrica

Por Thássius Veloso - Tecnoblog - 25/08/09

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nessa terça-feira a última regulamentação necessária para que o serviço de banda larga através da rede elétrica, chamado de PLC (Power Line Communications), possa começar a ser comercializado no país.

Na regulamentação da agência está previsto que as concessionárias de energia elétrica poderão vender banda larga e também televisão por assinatura através da eletricidade. No entanto, essas empresas não poderão permitir que o serviço prejudique a qualidade do fornecimento de energia elétrico.

Outro ponto que a Aneel aborda é a necessidade provedores. Sim, também na internet através da rede elétrica será preciso contratar um provedor de acesso à internet à parte, o que é considerado por diversos analistas como absolutamente desnecessário, uma vez que o provedor de acesso apenas autentica aquele usuário na rede.

Parte dos ganhos obtidos pela concessionárias de energia elétrica serão levados em conta durante os reajuste periódicos da tarifa da eletricidade, o que poderá levar, no futuro, a uma queda no preço pago pelo consumidor pelo fornecimento de energia.

As concessionárias interessadas em prover esse tipo de acesso à internet deverão entrar em contato com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e pedir autorização para operar o serviço.

[Atualização às 18:43] O G1 publicou um infográfico muito interessante que explica como a internet através da rede elétrica funciona. Clique aqui para acessá-lo. [O Globo/FOL]

[Atualização às 20:55] Aqui no Tecnoblog nós também já explicamos como o PLC funciona. Para acessar o post sobre o assunto, clique aqui.


Prezados, em quê essa nova tecnologia pode afetar as formas de relacionamento?

32 comentários:

  1. Seguramente grandes inovações como essas, geram conflitos temporários. Algo novo esta para ser implantado e assim como as já conhecidas ferramentas de comunicação, quando apresentadas pela primeira vez, foram discutidas, moldadas e “re-moldadas” até que assumissem essa “cara” que conhecemos e tanto nos familiarizamos. Fato é que hoje, nos acostumamos tantos que já não conseguimos nos ver livres delas facilmente. Televisão, internet até mesmo o celular, já fazem parte das nossas vidas. Talvez o serviço de banda larga através da rede elétrica seja algo a ser experimentado antes da sua real implantação. Com o tempo, assim como a energia elétrica, esse será um serviço que tomará conta de todos os ambientes sociais. Promovendo uma nova maneira de pensar das relações entre indivíduos, do eu com o outro. Nossos aparelhos de celulares talvez se tornem (se é que já não se tornaram) nossos computadores portáteis e é muito possível que a interação entre as pessoas diminua pela incrível capacidade de se estar “plugado” 24h em um mundo virtual, vivendo literalmente a nossa “secondlife”. Dispensando a necessidade de um contato mais afundo entre os seres humanos. Bem provável que em um futuro não muito distante, contaremos para os nossos netos, assim como os nossos avos o fizeram, e com certo estranhamento eles se interessem pelas antigas formas de relacionamento, aquelas em um mundo real.

    ResponderExcluir
  2. Segundo a revista Pequenas Empresas Grande Negócios (agosto 2009)o Brasil ocupa o primeiro lugar mundial em tempo de acesso à internet. Será que essas pessoas continuam se encontrando com quem conversam pela internet? Sobretudo os acessos não ocorrem de todos os cantos do país, concentrando-se nos locais mais desenvolvidos, em negócios e em telecentros de lugares mais isolados. Essa tecnologia permitirá, após certo tempo, viabilizar o acesso à internet por mais pessoas, hoje sem condições de acessar em casa. O advento da internet que conhecemos já possibilitou certo distanciamento dos indivíduos que a utilizam. Inicialmente podem ocorrer imbates entre o governo e os provedores, questões legais e comerciais. Por isso , ainda permaneceremos com as relações atuais reformuladas pelo uso constante da internet para trabalhar, relacionar, estudar, etc. As relações presenciais serão cada vez menores. Mas a internet colabora com a manutenção de amizades, contatos e network. Através de redes sociais ou e-mais é possível manter contato com aquela pessoa com quem se formou e que pode dar uma forcinha de alguma forma em determinado momento que precisar.

    Priscilla dos Santos Gomes

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito das colocações acima citadas por nossos colegas. Julgo ter bastante propriedade em afirmar que a internet, ao contrário do que poderia ser, tem sido um efetivo "link" entre eu e meus relacionamentos, uma vez que moro num estado brasileiro diferente dos os meus familiares e amigos, e por estrangeiros fazerem parte da maior porcentagem dos meus amigos. Estem tem, em nada, diminuido meu contato pessoal, pelo contrário, tem servido de ferramenta que "amarra" as relações, consolidando-as e atualizando-as. A possibilidade de ter uma cesso via energia elétrica toranrá possível a expansão desta rede de relacionamentos. Muitos relacionamentos como namoro, casamento, "affairs", empregos, resolução de problemas se deram pelo uso da net. Como o Thiago escreveu com propriedade, com certeza este parece ser um plano piloto que ainda será passível de aperfeiçoamento; e como mena Priscilla mencionou:"Mas a internet colabora com a manutenção de amizades, contatos e network. ".

    ResponderExcluir
  4. Esta forma de internet vai majorar exponencialmente o acesso e na minha opinião tem dois pontos a serem analizados:
    O primeiro ponto se concentra na chegada dessa internet em comunidades isoladas tanto geograficamente como digitalmente e como ela afetará no progresso de tais locais através da informação e da inclusão de todos por ser um meio de simples instalação e de custo razoável.
    Já o segundo ponto diz respeito a como a internet elétrica será um passo "viral" nas vidas de nossos concidadãos que hoje em dia já tremem com seus notebooks ao verem a plaquinha de wi-fi, terão suas tomadas-modem já em mãos assim que adentrarem quaisquer estabelecimentos.
    Críticas à parte, acho que infelizmente o nada tem seu uso de forma sábia. E que a internet elétrica irá sim formalizar mais um passo a caminho do futuro e que quando todo o alvoroço passar, veremos que valeu a pena...porque no fim das contas a evolução tem de ser para todos.

    ResponderExcluir
  5. BOM DIA A TODOS!!! Otimo assunto para discutirmos não? gostei de todas opiniões até o momento, mas ninguem analisou a seguinte situação de que ainda existem cidades brasileiras que em pleno século 21 não possuem se quer energia eletrica.Minha opinião sobre esse assunto é direta,vejo com bons olhos essa iniciativa,caso ela de certo,teremos uma forma de relaçionamneto estrondoso,a INTERNET com todas suas facilidades no que diz respeito aos chamados contatos "virtuais" teria uma aproximação maior, mas quero aguardar um pouco mais para poder fazer uma analise mais profunda,por isso não vou soltar fogos de artificio agora,pois se a intenção é "facilitar" o acesso a INTERNET principalmente pelos menos favorecidos,ja começa muito mal, pois deve haver mais investimentos em infra-estrutura para algumas cidades e não priorizar os grandes centros como normalmente fazem.De qualquer forma,torço para que de certo,mas que os governantes ganansiosos de nosso país,não roubem tanto,inventando "taxas" mirabolantes,impostos, e outras formas que ja conhecemos de levar um dinheirinho da população.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que essa medida, possa ser considerada como um grande acontecimento no Brasil.
    Com a internet mais proxima de todos, as relações sociais irão se intencificar, a exclusão digital ira diminuir e o acesso a informação ficara muita mais fácil.
    Isso é culturalmente falando, um grande marco para historia do Brasil

    Felipe Flausino

    ResponderExcluir
  7. analisando bem a situação, é sim um grande avanço para a "sociedade", pois é um projeto que tem o intuito de expandir e baratear os custos, assim incluindo uma boa parte que ainda não tem acesso a vida virtual em pleno o seculo XXI, mas temos que levar em consideração o comentário de nosso amigo Rodrigo sobre o fato de algumas áreas menos favorecidas não serem incluidas nestes grandes avanços, pois são carentes de muitos itens básicos ainda, ex: esgoto, água, luz..." temos que dar passos e passos a frente, mas todos juntos.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente como o colega Wilson, pois também tenho parentes e amigos em outro estado e conheço bem este assunto. A internet é hoje o meio mais em conta para se contatar alguem, e agora com a distribuição via Agência Nacional de Energia Elétrica isso ainda vai melhorar o valor e a qualidade de distribuição.
    Claro que como outros colegas comentaram, assuntos como luz, água e esgoto são de grande importância, porem quem vive sem internet hoje?
    Acredito que estamos no caminho certo, progredindo mesmo que devagar.

    Cassiana Neubarth Fernandes

    ResponderExcluir
  10. Pessoal,
    tendo em vista o potencial desta evolução, ao falarmos de energia elétrica, vejo um projeto que visa a inclusão digital. Desta forma, as relações pessoais irão sim, ficar cada vez mais próximas. E por sua vez, o acesso a infomação,ficará cada vez mais amplo.

    Heitor Pawlow

    ResponderExcluir
  11. em quê essa nova tecnologia pode afetar as formas de relacionamento?
    Ei gente...
    Essa tecnologia só fará com que o conato virtual entre as pessoas, se amplie cada vez mais, pois no texto fala q poderá ter uma queda no preço e com isso dará oportunidade de pessoas que ainda nao tem internet por causa do custo, passarem a ter.

    Priscila Romualdo

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde!
    Concordo com a Cassiana e o Wilson, pois também tenho familiares em outro estado e tenho certeza de que, se não fosse a Internet, perderia o contato com a maioria.
    Acredito que disponibiliza-la através da rede eletrifica irá possibilitar inclusão digital para centenas de localidades que ainda não possuem este fornecimento. Quanto à questão colocada por nosso colega Rodrigo, estou ciente de que existem localidades no nosso país que ainda não possuem o fornecimento de energia elétrica e que, nessas ocasiões, este depende da “boa vontade” de nossos governantes (além da fiscalização da própria população sobre o emprego do dinheiro público), mas a tendência a partir de agora é que esse número se reduza e mais lares brasileiros passem a ter este benefício. Além do mais, se nessas localidades os moradores não têm acesso à eletricidade, imaginem quando terão à Internet à cabo! Logo, disponibilizar acesso à Internet por meio da rede elétrica seria uma forma mais prática e até mesmo barata de levar inclusão digital, qualidade de vida e estreitar relacionamentos.

    Rebeca Renna

    ResponderExcluir
  15. bom,a internet hoje é um meio extremamente utilizado por todos,me espanta o fato dela ainda ser paga,sendo distribuída pela rede elétrica as chances de isenção de taxas para utilização são grandes,isso pode gerar conflitos entre empresas,consumidor,sem contar que a internet vai passar a ser maleável,acredito que com essa facilidade as empresas como(net,gvt,velox..)vão encontrar cada vez mais dificuldades em manter a fidelidade de seus clientes.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite turma!
    Com mais essa nova opção de acesso a internet as pessoas terão mais facilidade em acessá-la. Acredito que com isso novas pessoas irão aderir ao uso da internet em banda larga que é 24 hs/dia e permitirá que as pessoas optem em ficar conectado ao por exemplo sair com amigos, pois ele poderá conversar com eles não pessoalmente e sim virtualmente através de redes sociais, salas de bates papos. Toda essa tecnologia também vai gerar problemas como por exemplo, as pessoas vai ficar em casa conectados, sentados e com isso o número de obesos irão aumentar ! rs.

    ResponderExcluir
  17. Essa nova tecnologia pode ajudar o mais fácil acesso a internet vindo a desencadear mais pessoas no mundo cybernetico. Com mais pessoas conectadas também mais acessos a sites de relacionamentos, compras, notícias e etc.. O acesso a comunidades mais isoladas e remotas também será mais pratico, inserindo-os ao mundo moderno onde a informação é o principal foco.
    Essa tecnologia também poderá influenciar nos estudos a distancia, professores lecionando em outras cidades em tempo real via webcam.
    Apesar dessa tecnologia ainda não ser avançada o suficiente para prover uma internet com velocidade igual ou superior as internets discadas ou via GPRS, quando estiver em funcionamento será um grande passo para a humanidade.

    ResponderExcluir
  18. Ei gente, vai muito bom para as pessoas de classe baixa pois o acesso vai ser maior, irá facilitar a vida de todas as pessoas que hoje não tem condições de contratar uma GVT ou NET mesmo tendo que pagar com certeza o valor vai ser mais baixo, assino em baixo pra essa lei. ta de parabéns mais uma vez o homem provando que somos capazes de fazer coisas esplendidas. bjus a todos. kati

    ResponderExcluir
  19. Oi gentiii!!!

    Bom, se pararmos para pensar, e incrivel como no sec XXI ainda existem cidades que nao possuem energia eletrica nao é?
    Concerteza e uma exelente ideia para as pessoas de baixa renda, pois isso irá facilitar a vida de todos. obtendo conhecimentos, conhecendo pessoas de todo o mundo, diminuindo tbm a taxa de desemprego para essas pessoas.
    Isso e um grande passo para evoluçao da humanidade.

    Priscila E. Gomes
    bjus

    ResponderExcluir
  20. Olá Pessoal,
    Bom, acredito que o serviço de banda larga através da rede eletrica, servirá para a inclusão digital de um modo global. Pois, com essa oportunidade de baixo custo e melhor acessividade deste serviço a população poderá se interagir, comunicar e obter vários outras informações através da internet, ampliando as redes comerciais, culturais e sociais. Mas também, poderá afastar as relações pessoal entre as pessoas, influenciando o egocentrismo e a falta de dialogo e comunicaçao.
    Mas, espero que tenha um resultado positivo, procurando atingir principalmente as regioes afastadas, bem como, a classe media e baixa. Debido a acessividade ser baixa ou quase inacessivel.
    Torcerei para que de certo e que o governo nao utilize de artificio para "sugar" o dinheiro do cidadão, já que como diz o velho ditado: "de boas intenções o inferno tá cheio".

    Abraços a todos...

    Clarisse Emanuelle

    ResponderExcluir
  21. Sem dúvida nenhuma o fato de podermos estar conectados por meio da energia, facilitará e aumentará quaiquer tipos de acessos. E junto a isso, os prós e contras virtuais crescerão exponencialmente. Para as relações presencias, estar frente a frente, pessoalmente, "in loco",serão diretamente afetados. Eu particularmente, acho a internet fantástica, mas faço questão de nao deixá-la afetar minha vida como um todo.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Não acredito, a principio, que essa novidade vá afetar significativamente e nem revolucionar as formas de relacionamento virtual, afinal de contas este relacionamento já existe, temos hoje várias maneiras de acesso a internet e a vida e interações virtuais são uma realidade.
    Claro que haverá um enorme avanço com relação à inclusão digital, será possível, de fato, que mais pessoas e em lugares menos estruturados tenham o acesso à internet e a tudo que ela proporciona, mas aproveitando o “post” de alguns colegas, ressalto que devemos lembrar que muitos lugares ainda não possuem energia elétrica, sem contar que ainda hoje muitas famílias não possuem computador e nem têm condições de o adquirir.
    O custo, provavelmente mais acessível, e a facilidade com relação aos aparatos técnicos necessários para esse acesso será outra vantagem. Mas sabemos que a internet é uma ferramenta e tanto à nossa disposição, mas o uso que cada um faz dela é essencial.
    Por fim, acredito que este avanço será positivo, no sentido de proporcionar a mais pessoas e em escala maior, mais horizontal, as facilidades e interações que parte da população brasileira (como nós) têm.

    ResponderExcluir
  24. Um dos meios de comunicação que mais cresce no Brasil e no mundo é a Internet, e esse crescimento elevou-se muito após a criação da Banda Larga de Internet. O problema é que como a demanda é muito grande, a eficiência da mesma acaba muito abaixo das expectativas, pois a demanda é muito grande, o que deixa o serviço a desejar na maioria das regiões brasileiras.
    Com esse novo jeito de distribuição de Banda Larga através da rede de energia elétrica, essa situação pode melhorar, e ao mesmo tempo atingir um público muito maior, pois a acessibilidade à esse tipo de serviço se tornaria muito maior. A mesma situação vale para TV Paga. Vai atingir um público muito maior, pois com certeza os valores tendem a cair.
    No caso da Banda Larga através da rede elétrica, creio que irá também diminuir ou até mesmo zerar o tempo de contratação e instalação de equipamentos, pois acho que bastará apenas conectar um tipo de modem na tomada e pronto, já estará tudo conectado, e o próprio usuário poderá fazer isso. No meu ponto de vista, a única coisa que ainda desagrada nesse novo tipo de conexão, é, ainda termos a necessidade de ter um provedor contratado. Acho que a Aneel, deveria, como ainda há algum tempo para o início do serviço, estudar um modo de se acabar com essa obrigatoriedade, que no meu ponto de vista é abusivo. No mais, viva a rede de energia elétrica e viva a conectividade para todos

    ResponderExcluir
  25. Com certeza sou a favor do investimento em internet por energia eletrica , apesar de que hoje em dia ainda exestam cidades em que nem ha energia eletrica . Mas é sempre bom a evolução , só tenho uma resalva sobre como ficariam os preços e como seria aplicado ao certo esse serviço , pois o que lemos sobre isso pode não ser tão veridico como parece !

    ASS : Aruã

    ResponderExcluir
  26. Percebo o quanto os avanços da tecnologia chegam rapidamente até nós, digo, chegam para quem pode pagar, pois conforme já relatado, em alguns lugares sequer a própria energia elétrica possuem. Vivemos em um mundo onde o termo “tempo” é cada dia mais escasso, fazendo que com isto tenhamos que utilizar de todos os recursos inovadores disponíveis para comunicar-nos tendo a transmissão/recepção de informações totalmente em tempo real. Vejo como positiva a regulamentação, estreitando relações.
    Patricia Dias

    ResponderExcluir
  27. Realmente temos sofrido grandes avanços em nossas tecnologias,acredito que a internet via rede eletrica seja uma ótima opção para quem nunca teve acesso,ao mesmo tempo me preocupo,pois, há lugares que nem rede eletrica possue, então acho que o governo deveria ter essa preocupação de regularizar "o que falta" , para que todos possam usurfruir do mesmo.contando também que o valor deve ser no minimo viavél.

    ResponderExcluir
  28. Esse novo modelo de acesso a internet concerteza veio para revolucionar. No comeco infelizmente vai ficar acessivel apenas para alguns lugares, mas concerteza com o tempo logo se expandira a todos. Nem precisando falar do custo beneficio claro, que ao passar do tempo tende-se a baratiar mais ainda e ate mesmo o acesso livre.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Heitor disse...
    A internet via energia eletrica concerteza ira trazer grandes progressos mundias, pois as sociedades que ficam a margem da internet Banda Larga poderão estabelecer contato com pessoas, associações, empresas, etc de diversos lugares, proporcionando uma rede bem maior de relacionamento, ou seja, propocionara a inclusão.
    Acredito que esse meio sera muito valido, so que acho que tem algumas prioridades em que o Governo tem que atender, como por exemplo, muitos lugares nao tem energia, entao como essas pessoas que vivem nesse locais poderao desfrutar desse meio? Portanto, tem medidas que tem que ser tomadas em prol de todos e nao no favorecimento de uma parte da sociedade.

    Heitor Batista

    ResponderExcluir
  31. Deixando de lado a questão dos beneficios da propagação da internet e entrando na questão dos relacionamentos, acredito que as novas tecnologias são um dos fatores responsáveis pelo crescimento do individualismo na sociedade contemporânea através dos relacionamentos virtuais. Essa relação é muito contraditória pois, de acordo com a matéria de novas midias existe um estudo chamado DUNBAR que diz, através de pesquisas, que cada pessoa consegue conviver com um ciclo de aproximadamente 150 pessoas, mas esse estudo aplicado a internet e mais especificamente as redes sociais pode ser maior pois voce acaba adicionando pessoas sem ao menos ter contato.

    ResponderExcluir
  32. Eu sou bem suspeita para falar, digamos que eu sou meio que "dependente" dessa "nova" era de tecnologia, celulares, internet e etc...
    Com certeza se nós não tivessemos esses meios de comunicação, ficariamos um pouco mais distantes das pessoas com que temos contato (amigos, parentes..), ainda mais como nos dias de hoje que o tempo está ficando cada vez " menor" por conta de trabalho, faculdade e outras coisas que ocupam o nosso dia a dia. Na minha opnião, isso só vem a contribuir, mas não podemos esquecer da " vida real" e só ficarmos nesse mundinho virtual! Temos que viver mais além.


    Mariana Vasconcelos Martins.

    ResponderExcluir