quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O ritual do Bumba-meu-boi e a expressão corporal

Por UFMA Notícias - 09/06/2009

Pesquisador aborda a relação entre a linguagem estética e o Bumba-meu-boi

O Bumba-meu-boi é uma das manifestações folclóricas mais ricas em detalhes, que mexe com o imaginário de pessoas, envolvendo-as em um universo estético amplo por meio da dança, ritmos e um grande colorido. A festa representa um resgate da história local, marcada pelas desigualdades sociais existentes no período colonial.

No Maranhão, os mais de 200 grupos folclóricos se diferenciam por sotaques, como matraca, zabumba e orquestra, revezando-se em apresentações durante os meses de junho e julho, cada um com músicas, figurinos e coreografias peculiares.

A linguagem estética do Bumba-meu-boi é tema da tese de doutorado do professor do Departamento de Educação Física da UFMA, Raimundo Nonato Viana. Em “Corpo, Estética e Educação: olhar sobre as danças tradicionais”, Viana analisa os elementos constitutivos da estética dos grupos, expressa pela atividade corporal dos participantes.

Segundo o pesquisador, o universo do Bumba-meu-boi é marcado por experiências que relacionam o aspecto da dança, educação física e educação, através do cenário em que se realiza a manifestação. “Por meio de gestos, olhares e posturas são expressos sentimentos e um modo de leitura da realidade, apresentando esse cenário como espaço que reúne diferentes códigos estéticos de viver e ver o mundo”, afirma.
O Bumba-meu-boi da Liberdade, comandado pelo mestre Leonardo, foi analisado em todo seu ritual simbólico, entre ensaios e apresentações, firmando o argumento da tese de que o Bumba-meu-boi tem aspectos estéticos relacionados à educação, no canto e na dança. Este projeto é parte da programação do Colóquio Internacional “Lé Corp en Mouvement”, que será realizado no início de junho na Université Montpellier, na França.
Prezados, já que todos estaõ tratando de tribos, o que essa notícia diz a vocês? Aproveitem e ementem opiniões sobre expressão corporal e cultura.

19 comentários:

  1. A manifestação tratada na notícia, denota a expressão corporal empregada na comunicação com um grupo determinado, pertencentes a uma mesma cultura. Através da expressão de valores e sentimentos por meio da música, do som, e do resgate histórico do povo daquela região, são comunicadas simbolicamente a cumplicidade e reforçada a sensação de pertencimento ao grupo. Essa manifestação popular cultural, através de suas expressões corporais e simbólicas ludicamente oferecem outra leitura da realidade, além de manter viva as memória e antigos valores.

    ResponderExcluir
  2. Todo tipo de cultura que remete a dança tem um grande valor histórico, resgata e dá andamento nas tradições. Danças típicas de cada região, como posso citar o Carimbó do Pará, Maracatu em Fortaleza, Xaxado no Nordeste, Axé na Bahia, Frevo em Recife, entre outras, são parte fundamental da cultura de um Estado, tendo valores econômicos e culturais.
    Dependendo da tribo pesquisada, pode-se notar na dança um dado que a diferencia de uma outra tribo.
    O Brasil é rico de danças folclóricas, sendo ligadas no sentido religioso, lendas, festas e brincadeiras. Suas expressões geralmente são com melodias alegres e demonstram a cultura de um Estado. As danças são de grande importancia na cultura da humanidade.

    ResponderExcluir
  3. A essência da lenda enlaça a sátira, a comédia, a tragédia e o drama, e demonstra sempre o contraste entre a fragilidade do homem e a força bruta de um boi. Reverencia o boi livre e nativo da floresta Amazônica, bem como a alegria, sinergia e força das festas coletivas pindoramas (pindoramas = indígenas - a palavra índio e indígena derivam da falsa impressão dos "descobridores" de terem chegado a Índia, sendo que a terra Brasileira era então nomeada por seus nativos de Pindorama).

    A festa do boi-bumbá surgiu no nordeste do país, mas disseminou-se por quase todos os estados da Amazônia e Pará em especial o Amazonas, visitado anualmente por milhares de turistas que vão para conhecer o famoso Festival Folclórico de Parintins, realizado desde 1913.

    Do ponto de vista teatral, o folguedo deriva da tradição portuguesa e espanhola, tanto no que diz respeito ao desfile como à representação propriamente dita; tradição de se encenarem peças religiosas de inspiração erudita, mas destinadas ao povo para comemorar festas católicas nascidas na luta da Igreja contra o paganismo. Esse costume foi retomado no Brasil pelos jesuítas em sua obra de evangelização dos indígenas, negros e dos próprios portugueses aventureiros e conquistadores no catolicismo, por meio da encenação de pequenas peças.

    O Bumba Meu Boi é tido como uma das mais ricas representações do folclore brasileiro. Segundo os historiadores, essa manifestação popular surgiu através da união de elementos das culturas européia, africana e indígena, com maior ou menor influência de cada uma dessas culturas, nas diversas variações regionais do Bumba Meu Boi. Existem festas similares em Portugal (Boi de Canastra) e no Daomé (Burrinha).

    Nesse ritual é demostrado muita emoção devoção nos deuses. a crença pra eles é muito importante

    ResponderExcluir
  4. como nossa amiga Nadia mesmo disse, na postagem é destacado a expressão corporal de um determinado grupo, relacionando o comentário com o nosso o trabalho interdisciplinar posso dizer que temos bastante conteudo a ser analisado, pois cada determinado grupo tem uma linguagem e ou uma expressão especifica, sou membro do grupo que pesquisou os espiritas. De acordo com o estudo que fizemos podemos perceber que eles não usam determinados tipos de vestes, não têm comprimentos, mas conversando com eles, conseguimos percerber que geralmente são tranquilos serenos, enfim, passam tranquilidade, tive a oportunidade de conhecer na exposição o trabalho de nossos colegas que pesquisaram a tribo do Hip-Hop, pude observar já são diferentes, usam roupas especificas, tem uma linguagem diferente, comprimentos enfim, de acordo com sua cultura.Gostei muito dessa postagem, muito interessante

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. A Expressão Corporal encontrada nas diversas culturas brasileiras são pequenas ampliações que desempenham as possibilidades humanas, conhecidas como movimentos corporais. Desta forma, o corpo tem a necessidade de interagir indiferente da cultura e Tribo a qual esta inserido.
    Porem, este é um que o denuncia diante de outro grupo

    ResponderExcluir
  7. A cultura brasileira é sempre exaltada da melhor forma possível dentro das danças folclóricas. E o fato de o ser humano sem capaz de contar histórias apenas com o corpo fascina até o mais insensível olho.
    A tribo como uma só acaba por assimilar estas expressões também com o seu dia-a-dia e passa a enriquecer cada vez mais o vocabulário não verbal. É como se gestos simples que reconhecemos como o "não" e "sim" fossem relativizados em contextos locais e peculiares

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. É um tipo de expressão corporal que aborda uma tradição advinda de anos e anos, por isso deve-se ter mais atenção ainda ao analisá-la e reproduzí-la principalmente, buscando sempre entender seu contexto.

    ResponderExcluir
  10. o interessante é que o bumba-meu-boi não é apenas uma manifestação artística ou uma crença,ele possui esse papel expressionista,a questão da dança,do movimento do corpo,até do deslocamento do boi,mostram ações referentes a divulgação dessa cultura,relacionando com o nosso TIDIR é possível perceber que os HIP HOPPERS utilização também seu corpo para mostrar as qualidades da tribo.

    ResponderExcluir
  11. O bumba-meu-boi combina elementos de comédia, drama, sátira e tragédia, tentando demonstrar a fragilidade do homem e a força bruta de um boi.É a maior expressão do folclore maranhense, um espetáculo mágico de ritmos e cores e uma das culturas mais ricas do país.

    ResponderExcluir
  12. Assim como outras tribos e culturas, o bumba meu boi como citado no texto é uma das manifestações folclóricas mais ricas, desde as roupas, os gestos, as danças, a cultura em si, cada vestimenta que completa o ritual do bumba-meu-boi fazem a diferença e é o que deixa a linguagem da mesma tão conhecida e interessante... enfim, ela tem uma expressão marcante e expressiva, tanto que todos nós conhecemos ou pelo menos ja ouvimos falar, sem contar com a questão histórica que envolve todo esse contexto.

    Mariana Vasconcelos Martins.

    ResponderExcluir
  13. Vejo no artigo um conceito que foi bastante utilizado no meu trabalho do TIDIR (cujo tema era Hip Hop: uma tribo em movimento): a questão da grande diversidade de produtos culturais que podem ser produzidos dentro de uma mesma tribo, sem, necessariamente, abordar o mesmo tema em sua produção cultural. Por exemplo, um grupo de RAP mineiro pode abordar temas em suas canções que diferem dos temas abordados por um grupo Paulista, embora a tribo a que pertençam seja a mesma: o Hip Hop. Isso ocorre porque a própria experiência de vida dos integrantes interfere na forma com a qual eles vêem o mundo e se expressam. Os olhos do homem são condicionados a ver e a sentir a partir da lente cultural a qual estão "sujeitos", logo sua manifestação cultural e até mesmo sua forma de agir, falar e se movimentar modifica-se de acordo com o ambiente em que vive.
    Rebeca Renna

    ResponderExcluir
  14. Super interessante o texto, uma vez que remete as minhas origens. Como pernambucano cresci em meio a manifestação cultural do Bumba-meu-boi nos períodos de carnaval, juntamente com "A la Ursa". As manifestações folclóricas expressam toda a cultura de um povo através de uma dramatização dos eventos passados, contando sua história de maneira figurativa, expressas nas cores, nos adornos (adereços), nas músicas, etc. Toda essa manifestação é rica e cativante. Tais manifestações também servem ao própósito de caracterizar um povo, de torná-lo identificável em meio a uma pluralidade cultural, e uma missigenação racial tal como a que há no Brasil, país esse de dimensões continentais.

    ResponderExcluir
  15. Baum gente!

    Quem nunca ouviu falar do Bumba-meu-boi?
    Sem sombra de duvida que todos brasileiros ou pelo menos grande parte deles ja ouviram algo dessa cultura folclorica tao magnifica. A sua expressao, os detales, as cores proporciona uma riqueza interessante a ser observada nesse grupo, E como outros diversos grupos tbm utiliza a dança para expor o seu lado Tribo. Heitor batista

    ResponderExcluir
  16. Todo tipo de manifestação folclórica é rica em valores culturais. São movimentos crporais herdados de geração em geração. Na cidade onde moro possui um grupo religioso que nas datas festivas da cidade eles se apresentam. Avistamos a mistura de faxia etária dos integrantes, que variam de crianças até idosos. Essa manifestações são um marco, antigamente era uma forma que os negros tinham para se expressar. Toda a dança, roupa, música, é todo um conjunto para a transmissão da mensagem.

    ResponderExcluir
  17. O bumba-meu-boi revela a grande diversidade cultural que temos em nosso pais.Nos que vivemos aqui na região sudeste temos pouco contato com alguns "rituais" culturais de outras regiões e o bumba-meu-boi é um deles. Vejo o bumba-meu-boi como como uma forma de mostrar as expessões corporais e culturais. Ha alguns anos, em épocas de festas juninas aqui em BH no bairro em que eu moro, tinha um pouco de bumba-meu-boi, mas nem se iguala ao o que existe principalmente na região norte do país.

    ResponderExcluir
  18. O Brasil é rico de danças folclóricas, sendo ligadas no sentido religioso, lendas, festas e brincadeiras. Suas expressões geralmente são com melodias alegres muitas cores e demonstram a cultura de um Estado. realmente o o bumba-meu-boi se destaca , pois,conhecido mundialmente levando a cultura do norte do nosso país,demostrando toda beleza ,suas expressoes e movimentos fantasticos!

    ResponderExcluir
  19. A Expressão Corporal é um elemento muito importante na dança e conseqüentemente na cultura que se apresenta. Oferecendo de maneiras diferentes, aspectos que após entendê-los e distingui-los, permitiram saber muito da sua origem e identidade que, unicamente, cada cultura proporciona. A necessidade se expressar é sempre presente, mas cada grupo cultural encontrará uma maneira diferente de apresentar-los; carregando os significados necessários para a compreensão de outros determinados aspectos que nem sempre se coincidem em outros grupos.

    -THIAGO PERRET FERRAZ-

    ResponderExcluir